domingo, 13 de maio de 2012

Textos da Rádio Costa D'Oiro de 1 a 14 de Maio


DIA 1de Maio de 2012 – Terça-feira


A Cáritas da Matriz de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.

Em particular,  precisam-se alimentos para muitas famílias que, neste momento, estão a passar fome.

Para ajudar quem mais precisa, poderão deixara vossa oferta de génereos alimentares, tais como arroz e massas, latas de conserva, frutas, azeite, óleo ou outros nas novas instalações da Cáritas de Portimão que funciona, agora, nas antigas instalações da Caixa de Crédito Agrícola, na rua Diogo Gonçalves, em Portimão, onde entre as,  10 e as 13, as 15 e as 17, as 2ª, 4ª e 6ªfeira 18 poderão deixar o vosso donativo.

Contamos consigo!




DIA 2 de Maio de 2012 – Quarta-feira



Numa época em que tanto se fala de esforços e restrições, apoiar a Ajuda de Berço  associação de apoio a crianças e mães em dificuldade pode ser fácil.

Basta utilizar o seu seu IRS, sem quaisquer custos para si.

Ao colocar uma cruz no campo assinalado e preenchendo o número de contribuinte da associação “Ajuda de Berço” (504296442) o Estado compromete-se a atribuir à Ajuda de Berço 0,5% dos impostos tributados. Por isso, para dar esperança às crianças da Ajuda de Berço basta apenas uma cruz no seu IRS.

Aproveite a ajuda do Modelo 3 no preenchimento do seu IRS.

Tão simples que até já lhe podemos agradecer a sua ajuda.



Dia 3 de Maio de 2012 – Quinta-feira



Não há melhor elogio ao que é o amor verdadeiro do que aquele que Camões escreveu há 500 anos atrás.

A todos os casais que se vão comprometer no casamento. A todos os pais que deixam de dormir e se sacrificam pelos seus filhos. A todos os filhos que ajudam os seus pais velhinhos, vale a pena recordar que



Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.



Dia 4 de Maio de 2012 – Sexta-feira



Educar é educar para ser livre e o tempo livre é, por definição, tempo de liberdade, tempo para a gratuidade, a beleza, o diálogo; para todas essas coisas que não são “necessárias” mas sem as quais não se pode viver.

Este potencial educativo pode malograr-se, em 2 situações.  se os pais se desinteressam pelo lazer dos filhos ou se apenas encaram os tempos livres como uma oportunidade de “prolongar” a sua formação académica sobrecarregando-os com atividades extra-curriculares.

Um horário apertado significa que o filho fará muitas coisas, mas talvez não aprenda a administrar o tempo.

Se se pretende que os filhos cresçam em virtudes, tem que se lhes permitir que experimentem a própria liberdade; se não se lhes dá a possibilidade de escolher as suas atividades favoritas, ou se são impedidos, na prática, de brincar ou estar com os amigos, corre-se o risco de que – quando cresçam – não saibam como usa a sua liberdade.



Dia 7 de de Maio 2012 – Segunda-feira



A Plataforma Algarve pela Vida, no âmbito do apoio a várias grávidas e mães do distrito do Algarve, lançou uma campanha de recolha de fraldas descartáveis para todas as etapas do crescimento.

Solicitamos a todos a generosidade na mobilização para esta causa social de apoio aos que nascem e às suas famílias que precisam, em alguns casos, de forma desesperada da vossa ajuda.

No Barlavento, a recolha destes bens está a ser feita, durante o horário normal de expediente (das 10:00 horas às 12:00 e das 14:00 às 17:00), na Cáritas da Matriz de Portimão, nas antigas instalações da Caixa de Crédito Agrícola, na rua Diogo Gonçalves, em Portimão (contacto 927094688).





Dia 8 de Maio de 2012 – Terça-feira



Os filhos, sobretudo quando são pequenos – e é o melhor momento para os formar neste aspeto – estão muito abertos ao que os pais lhes apresentam; e se isso os satisfaz, estão a lançar-se as bases para que descubram, por si próprios, o melhor modo de empregar os tempos de lazer.

Evidentemente, isto requer imaginação por parte dos pais e espírito de sacrifício. Por exemplo, convém moderar as atividades que consomem um tempo desproporcionado ou levem as crianças a isolar-se (como sucede quando passam horas em frente à televisão  ou na internet). É melhor privilegiar aquelas que permitem cultivar relações de amizade e que o atraem espontaneamente como é o caso do desporto, as excursões, os jogos com outras crianças, etc).

Mas de todas as ocupações que se podem desempenhar no tempo livre, há uma que as crianças – e não só elas –preferem sobre todas as outras: brincar.



Dia 9 de Maio de 2012 – Quarta-feira

A Cáritas da Matriz de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.

Em particular,  precisam-se alimentos para muitas famílias que, neste momento, estão a passar fome.

Para ajudar quem mais precisa, poderão deixara vossa oferta de génereos alimentares, tais como arroz e massas, latas de conserva, frutas, azeite, óleo ou outros nas novas instalações da Cáritas de Portimão que funciona, agora, nas antigas instalações da Caixa de Crédito Agrícola, na rua Diogo Gonçalves, em Portimão, onde entre as,  10 e as 13, as 15 e as 17, as 2ª, 4ª e 6ª feira 18 poderão deixar o vosso donativo.

Contamos consigo!







Dia 10 de Maio de 2012 -  Quinta-feira



A brincar, as crianças aprendem a interpretar conhecimentos, a ensaiar as suas forças na competição, a integrar os diferentes aspetos da personalidade:, a experimentar regras que há que assumir livremente para brincar bem; fixam-se objetivos e exercitam-se na relativização das suas derrotas. Não pode haver brincadeira à margem da responsabilidade, de forma que a brincadeira contém um valor ético, ajuda-nos a ser sujeitos morais.

A brincar as crianças aprendem a conhecer-se e a conhecer os outros; sentem a alegria de estar e de se divertirem com outros; assimilam e imitam as atuações dos mais velhos.

Aprende-se a brincar, principalmente, na família. Viver é jogar, competir; mas viver é também cooperar, ajudar, conviver.

Brincar é uma das provas básicas para aprender a socializar.

Em resumo, o grande valor pedagógico de brincar reside em vincular os afetos à ação. Por isso, poucas coisas unem de um modo mais imediato os pais e os filhos entre si do que brincar juntos.






Os pais têm de ser amigos dos filhos, dedicando-lhes tempo ou participando na forma como os filhos gastam o seu tempo, tal como  proporcionar que convidem amigos para casa, ou assistir a manifestações desportivas em que participam

Em grego, educação (paideia) e jogo (paidiá) são termos do mesmo campo semântico. De facto, é aprendendo a jogar que se adquire, ao mesmo tempo, uma atitude muito útil para enfrentar a vida

À medida que o homem cresce, torna-se cada vez mais importante encarar a vida com um sentido lúdico.

Porque quem aprendeu a jogar sabe relativizar os resultados – êxitos ou fracassos – e descobrir o valor próprio do jogo; conhece a satisfação que dá experimentar novas soluções para ganhar; evita a mediocridade que procura o resultado, mas arruína a diversão.

Um filme como “A Vida é Bela” mostra-nos que que todas as obras humanas são efémeras e por isso não merecem ser tomadas demasiado a sério sob pena de vivermos torturados toda a vida..



Dia 14 de Maio de 2012- Segunda Feira



Queremos mobilizar Portugal para o valor da vida humana e sabemos como é necessário tomar consciência da herança que recebemos dos nossos pais e que queremos transmitir aos nossos filhos.

No próximo sábado, dia 19 de Maio, pelas 15 horas, terá lugar em Lisboa, a 3ª Caminhada pela Vida, com partida na Maternidade Alfredo da Costa e chegada à Praça dos Restauradores.

Este percurso estará dividido em várias etapas  a que correspondem várias cores que simbolizam as várias fases da vida humana, desde a concepção até à idade mais avançada.

Se estiver em Lisboa ou pode ir a Lisboa nesse dia, participe, em colaboração com a Plataforma Algarve pela Vida que se associou a esta iniciativa.

Envie-nos um e-mail para algarve.vida@gmail.com e venha connosco.

 Olhar o futuro com esperança é uma prioridade que necessita de um anúncio alegre e construtivo da cultura da vida.


Sem comentários: