quarta-feira, 24 de junho de 2009

Primeiros cristãos contra aborto


Alguns grupos ditos "católicos" e até alguns auto-intitulados "católicos" consideram que o cristianismo não é contrário ao aborto.


Além dessa conclusão contrariar de forma muito clara a letra e o sentido do 5º mandamento "Não matarás" foi feito agora um estudo ainda mais exaustivo que não deixa margem para dúvidas sobre a posição que, desde muito cedo, os primeiros cristãos tiveram sobre esta questão.


A este propósito, diz-se o seguinte neste artigo.


"Brattston escreve que sua conclusão é prontamente apoiada por fatos. Suas fontes foram escritas tão no começo da Era Cristã que os escritores teriam ou conhecido os apóstolos ou seus discípulos, ou os escritores teriam vivido apenas poucas gerações depois dos apóstolos.
Ele cita textos tais como o Didaquê, um “manual anônimo da igreja do fim do primeiro século”, que diz que “não matarás uma criança por meio de aborto nem assassinarás aquilo que é gerado”.
A obra Acerca da Alma, de Tertuliano, também declara que o aborto é imoral. “O embrião pois se torna ser humano no ventre a partir do momento em que sua forma está completa. A lei de Moisés, aliás, pune com devidas penalidades o homem que causar aborto, na medida em que já existe o início de um ser humano”.
Brattston conclui dizendo que entre os primeiros cristãos, o aborto era “proibido por Deus e estava na mesma categoria de qualquer outro assassinato”.

Sem comentários: