quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Textos da Rádio Costa D'Oiro 2ª quinzena de Fevereiro


Textos “Algarve pela Vida”
Segunda Quinzena de Fevereiro

Dia 15/02 – No passado dia 11 de Fevereiro, a propósito da data do 4º aniversário que liberalizou o aborto em Portugal, disse o Sr Secretário de Estado da Saúde que a situação actual era para si um motivo de satisfação e orgulho.
Mas será motivo de satisfação e orgulho que cerca de 60 mil seres humanos não tenham chegado à luz do dia (o equivalente à população de Aveiro) e que, por isso, o Estado tenha gasto cerca de 100 milhões de euros ?
Será motivo de satisfação que uma mulher que faz um aborto e que o repita 2 ou 3 vezes, tenha sempre direito a 100% do seu salário, enquanto a mãe que está de baixa para dar assistência ao filho receba apenas 65% do seu salário?
Há que pôr fim aos abusos desta legislação pró-abortiva que é das mais radicais do mundo.

Dia 16/02

De acordo com Presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Dra Isilda Pegado, o período de reflexão de 3 dias que está previsto e que deveria apontar alternativas ao aborto, em particular, a informação sobre os subsídios existentes ou a hipótese da entrega do filho para adopção, na prática, «não existe», limitando-se à assinatura de um impresso e pouco mais.
Por seu turno, as consultas de planeamento familiar que deveriam servir para evitar a ocorrência de novos abortos por parte das mesmas mulheres, chegam a ter oito meses de listas de espera.
«Há mulheres muito jovens a fazer três e quatro abortos por ano», afirmou.
Estudos demonstram que 60% dos abortos são fruto de chantagem emocional exercida pelos companheiros que ameaçam com o fim da relação e, no caso das trabalhadoras, 70% das mulheres apontam a pressão laboral dos patrões como um dos principais factores.
Para quando a alteração deste panorama?



Dia 17/02
Andamos tão atarefados e stressados com os afazares do dia a dia que nos esquecemos, por vezes, o que é realmente importante.
Numa recente entrevista, José Mourinho contou que em 2006 a Federação Internacional de Estatísticas do Fútbol deu-lhe o troféu de bronze depois de já ter conseguido o de ouro em 2004 e 2005.
Quando cheguei a casa, conta, tinha ao lado dos dois de ouro, um troféu que dizia "Ao melhor pai do mundo".
E remate “Para que quero eu os balões de ouro?
Prefiro o outro que tem muito mais significado


Dia 18/02
A vida é uma escada em caracol
E que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol,
Mas nunca passa do chão.
Os degraus, quanto mais altos
Mais estragados estão.
Nem sustos, nem sobressaltos
Servem sequer de lição.
Quem tem medo não a sobe,
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
O lastro do coração.
Sobe-se numa corrida
Correm-se perigos em vão.
Adivinhaste: é a vida,
A escada sem corrimão..
Poema de David Mourão Ferreira

Dia 21/02 –

O psicólogo John Money, falecido em 2006 é considerado o "pai" da teoria da chamada "identidade de género" e que afirma que os géneros feminino e masculino são apenas culturais e não características inatas do ser humano.
Para defender a sua teoria, Money conduziu durante anos várias experiências com os gémeos Bruce e Brian, dois rapazes norte-americanos.
Bruce fora acidentalmente castrado aos oito meses, e em consequência, Money sugeriu aos pais que a criança recebesse uma intervenção cirúrgica, hormonas femininas e uma educação com perfil feminino.
E assim Bruce tornou-se "Brenda". Na sua adolescência, porém, "Brenda" sentia-se rapaz pelo que os seus pais decidiram revelar a verdade aos seus dois filhos. "Brenda" insistiu, então, em voltar a ser rapaz. Perturbados com a descoberta, ambos os irmãos acabaram por sofrer sérios problemas psicológicos que em 2002 e 2004 os levaram ao suicídio .


Dia 22/02 –
A recente e brutal fotografia de uma mulher afegã mutilada no seu nariz e nas suas orelhas pelo seu marido ganhou recentemente um prémio internacional. Entenderam os especialistas que este tipo de fotos ajudam a denunciar os horrores que estão por detrás dessa imagem.
Porém, já quando se trata do aborto, há uma quase unanimidade em considerar que a exibição de fetos desfeitos pela sua prática não deve ser feito pelo horror que isso poderá causar junto da opinião pública e, em particular, das crianças. A própria plataforma “Não Obrigado” que fez campanha contra o aborto no último referendo de 2007, recusou-se a exibir essas imagens.
Não deixa, porém, de ser curiosa esta dualidade de critérios, uma mulher desfigurada pode ser exibida e até ganha um prémio, já um feto desfigurado não pode ser exibido.

Dia 23/02 –
A revista Proteste de janeiro de 2011, apresenta um artigo muito meritório onde crítica as empresas que não respeitam os direitos dos trabalhadores.
Porém, no mesmo número dessa revista, num artigo sobre a “Pílula do dia seguinte”, não apresenta qualquer explicação sobre o seu potencial efeito abortivo da chamada “pílula do dia seguinte” ou do Dispositivo intra-uterino, nem sobre formas alternativas de abordagem em matéria de educação sexual .
Num outro artigo, desta vez sobre o aborto, a revista pro-teste limta-se a divulgar as posições de entidades favoráveis à actual legislação abortiva, excluindo por completo a referência a renomados especialistas médicos ou a grupos pró-vida que têm destacado abusos da prática desta lei.
Porque é que a proteste se preocupa – e bem – com os trabalhadores explorados na China, mas já nada diz sobre a carnificina que ocorre em estabelecimentos públicos e privados em Portugal?
Porque têm dois pesos e duas medidas?

Dia 24/02 –
Muitas vezes o pedido da eutanásia depende em boa medida da perda do significado da vida, da sensação de falta de dignidade de si próprio e do desespero existencial. A isto há que se contrapor uma medicina mais humanizada, associada a uma eficaz terapia da dor e dos cuidados paliativos.
Mas, para um doente também é de grande importância que veja que a sua família e amigos valorizama sua figura de marido, pai, avô, Ele está atento ao olhar daqueles que o atendem, vê-se reflectido nesses olhos e percebe neles a sua dignididade.
Estas perspectivas podem ajudar a comprender porque é que 20% dos doentes oncológicos holandeses pedem a eutanasia enquanto que os doentes terminais que eram atendidos por madre Teresa de Calcuta declaravam que se sentíam "amados como filhos e tratados como reis"
Alfonso Carrasco Rouco Bispo de Lugo


Dia 25/02 –
Quem defende o direito à vida desde a sua concepção até à sua morte natural é, em primeiro lugar, uma pessoa feliz, que encontrou o sentido para a sua existência e para a existência dos outros.
Mas, isso não significa que essas pessoas acreditem que a vida é sempre um mar de rosas onde tudo corre bem.
Por isso a sua felicidade não é necessariamente uma felicidade espalhafatosa, mas antes uma tranquila serenidade, fruto de ter assimilado que a dor e os chamados "azares da vida também dela fazem parte.
A vida é a vida, com coisas boas, mas também com muitas coisas más, imprevistos e até injustiças. Mas não é por isso que não merecerá deixar de ser vivida.

Dia 28/02 –
Um estudo realizado pela Deco/Proteste, junto de candidatos e de pessoas que conseguiram adoptar uma criança, concluiu que o processo em Portugal, além de burocrático demora em média três anos e 12% dos inquiridos aguardaram mesmo mais de cinco anos.
Aguentar o tempo de espera e a falta de apoio psicológico durante esse tempo, são de resto as principais preocupações manifestadas pelos inquiridos”.
Por sua vez, o principal factor que pode levar a desistir é a idade da criança que, em média, pretendem crianças com idades até aos três anos, ambora alguns aceitem ficar com crianças mais de cinco anos.
Segundo o último relatório do Ministério do Trabalho, no ano 2009, havia quase 10.000 crianças, sem pais, e internadas em instituições de acolhimento.
Para quando mudar este panorama ?

Sem comentários: