quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Faleceu Bernard Nathanson


Em finais dos anos 70, Bernard Nathanson começou a ter dúvidas sobre as suas práticas. Numa conferência em Lisboa, em 1998, explicou que ele e os seus colegas apresentavam graves perturbações do sono, problemas no casamento e pesadelos.

Morreu ontem, aos 84 anos, o médico e activista pró-vida Bernard Nathanson. Nathanson dedicou a maior parte da sua vida a lutar pela questão do aborto: inicialmente, manifestou-se a favor da legalização do aborto; mais tarde, depois de um doloroso processo interior, manifestou-se contra.

Formado em 1949, especializou-se em obstetrícia e ginecologia. Testemunhou em primeira mão as complicações resultantes de abortos ilegais nas mulheres pobres que acorriam ao hospital de Manhattan e convenceu-se da necessidade de lutar pela legalização do aborto nos Estados Unidos. Fundou a National Association for the Repeal of Abortion Laws, que ainda hoje existe e é conhecida como NARAL Pro-Choice America, e dedicou-se não só à campanha pela legalização, mas também à prática de abortos. Uma vez legalizada a prática, depois do famoso caso “Roe versus Wade” (ver caixa), Nathanson tornou-se director do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva em Nova Iorque. Durante a sua vigência, o centro praticou cerca de 60 mil abortos. A estes acrescentava cinco mil feitos directamente por ele e outros 10 mil por residentes sob as suas ordens. Em finais dos anos 70, começou a ter dúvidas sobre as suas práticas. Numa conferência em Lisboa, em 1998, explicou que ele e os seus colegas apresentavam graves perturbações do sono, problemas no casamento e pesadelos. O Grito Silencioso Com o avanço da tecnologia ecográfica, Nathanson acabaria por mudar radicalmente de opinião. Dedicou a sua vida "a tentar desfazer o mal que tinha feito", falando em todo o mundo, incluindo Portugal, e apresentando-se sempre em público como “responsável por mais de 75 mil abortos”, alertando para "as técnicas propagandísticas dos adeptos da despenalização". Em 1985, narrou um curto documentário, chamado “O Grito Silencioso”, que acompanha a gestação e mostra imagens reais de um aborto a ser praticado. No vídeo, vê-se o feto a recuar perante a agulha e a abrir a boca, no que aparenta ser um grito. Apesar das suas origens judaicas e ateístas, baptizou-se na Igreja Católica em 1996, vários anos depois de se converter à causa pró-vida. Segundo o próprio, o seu interesse pelo Catolicismo nasceu precisamente da identificação com as posições da Igreja em relação ao aborto. Morreu ontem de cancro, na companhia da sua mulher, em Manhattan.


Ver aqui 1, aqui 2, aqui 3, aqui 4
Ver aqui 1, aqui 2, aqui 3, aqui 4.










Sem comentários: