A Associação Família e Sociedade propôs esta segunda-feira ao Governo a implementação do projecto de educação sexual «Protege o teu coração» em 20 agrupamentos de escolas, um programa baseado na formação do carácter e que envolve também os pais.
Em declarações à agência Lusa antes de reunir com a ministra da Educação, a presidente da associação explicou que o projecto é dirigido a adolescentes, pais, e professores, contemplando as dimensões física, emocional, racional e social.
«Muito mais do que a educação da sexualidade, este projecto assenta na formação do carácter. Não se pode restringir a educação sexual à parte física. O projecto abrange todas as áreas de ser pessoa», adiantou Alexandra Chumbo.
A associação propôs ao Ministério da Educação três a quatro sessões de 90 a 120 minutos, por ano e por turma, em que em cada uma é ministrado um tema do programa. O ideal é fazer a formação de forma intensiva, durante cerca de quatro semanas consecutivas.
Da metodologia a utilizar consta material audiovisual, como filmes e videoclips, discussões em grupo, exercícios escritos, fichas de trabalho e até audições, como testemunhos.
Os temas são trabalhados de acordo com a idade ou ano de frequência da turma, sendo ministrados por monitores credenciados pela associação.
«Disponibilizamos formadores que se deslocam às escolas e que trabalham com as turmas. Alguns professores podem sentir-se vocacionados para trabalhar estas temáticas e outros não. Dar educação sexual é diferente de dar Geografia ou História», sublinhou a presidente da Associação Família e Sociedade.
Para permitir um acompanhamento dos assuntos com os filhos, o programa prevê a realização de acções com os encarregados de educação. «Todos os pais devem estar bem a par do que se passa e devem dar a sua autorização aos conteúdos que vão ser trabalhados. É importante que os pais conheçam os valores transmitidos aos filhos», defendeu.
O projecto «Protege o teu coração» já foi implementado em cerca de dez escolas com sucesso, segundo Alexandra Chumbo. «Achamos que a ministra vai acolher muito bem este projecto. Ela é uma defensora da diversidade», estimou.
Conhecer melhor o projecto "Protege o teu Coração",
aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário