sábado, 5 de dezembro de 2009

Virtudes Humanas na Infância - parte 2


Se nos focarmos nas crianças mais pequenas, podemos centrar-nos em alguns valores que formarão como que uma boa base de estrutura de personalidade nas crianças.
Falemos pois de obediência, uma pessoa obediente é aquela que aceita como próprias, instruções dadas pelo seu superior hierárquico, desde que não vão contra o que é justo, e actua prontamente para levá-las a cabo, de preferência com um sorriso. Analisando pois a obediência, e como a educação é comunicação de valores que se experimentam, o primeiro passo é analisarmo-nos a nós próprios e perceber se de facto somos pessoas obedientes ou pelo menos nos esforçamos nesse sentido, reconhecendo a importância desta virtude. Ser obediente pode ser analisado não só no trabalho ou em contextos específicos de chefia, mas também no próprio lar, quando os pais pedem coisas um ao outro por exemplo. Como gerimos estes pedidos que nos fazem? Como os sentimos e que expressão fazemos quando os recebemos? Como lidamos com a autoridade?
É muito importante uma criança obedecer aos pais, uma criança obediente vai entender os seus limites, cumprir as regras que os pais estabelecem o que a vai ajudar não só presente mas também na sua vida futura.
Além de ser exemplo de obediência os pais devem ajudar as crianças a obedecer ensinar-lhes como se obedece e as coisas boas que tiramos daí.
As crianças podem obedecer por medo, ou porque não há outro remédio a não ser cumprir. Estes são motivos muito pobres. Devemos animá-los, a cumprir por amor, para ajudar os seus pais, e assim começar alguns primeiros passos com relação à virtude da generosidade.

Sem comentários: