segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Virtudes Humanas na Infância - parte 3


Tão importante como a obediência para criar uma boa base de personalidade é a sinceridade, uma pessoa sincera é aquela que diz o que pensa, quando apropriado, à pessoa indicada, no tempo certo e no contexto adequado. As crianças podem mentir e é natural que o façam, mas também é bom que os pais corrijam desde cedo essas mentiras e incentivem as crianças a dizer sempre a verdade. Atenção que este “dizer sempre a verdade” não retira à criança a possibilidade de brincar no seu mundo imaginário tão construtivo e divertido para ela, neste mundo do fantástico as crianças podem e devem ser livres de fantasiar, é bom é que se lhes explique a diferença e se as ajude a dizer a verdade nos outros contextos que não os da brincadeira.
Sermos exemplos de verdade implica não mentir nunca, nem em coisas pequenas nem em coisas grandes. Se dizemos a uma criança que não se mente e depois quando a levamos atrasada à escola dizemos à professora que apanhámos trânsito quando na verdade não nos levantámos a horas, isso não vale! Vamos baralhar a criança e estas atitudes vão ser altamente desconcertantes para ela, poderá ficar a pensar algo do género: - “Mas o meu pai disse-me que não se mente e nós não apanhámos trânsito nenhum.”
Por último mas não menos importante falemos na virtude da ordem, ser ordenado, arrumado, conseguir usar bem o tempo e lembrarmo-nos das nossas responsabilidades.
As crianças gostam e precisam de rotinas, e as rotinas ajudam-nos muito na virtude da ordem. É preciso ajudarmos as crianças a não desperdiçar tempo, a saber usar o seu tempo livre com produtividade. É preciso ajudarmos os nossos filhos a pensar antes de agir, fomentar que ordenem as suas ideias e clarifiquem os seus pensamentos.
É bom que as crianças percebam que tudo tem um principio, um meio e um fim, isto passa por exemplo quando são pequenas entender um jogo, pensemos num puzzle, retiram-se as peças da caixa, constrói-se o puzzle, arruma-se no fim. Este processo é educativo a longo prazo e permite que a criança tire mais proveito das suas brincadeiras. Por vezes as crianças tiram um brinquedo, depois outro e mais outro e não exploram nenhum na verdade. A virtude da ordem pode inclusivamente ajudá-las a fazer melhor aquilo que fazem tão bem: BRINCAR!
Estas três virtudes formarão uma base sólida para que a seguir a criança adquira mais virtudes na próxima etapa, todas as outras virtudes não podem nem devem ser descuradas da educação, no entanto devemos ser sensíveis ao facto da criança pequena não ter capacidade de entendimento para desenvolver a humildade por exemplo. Digamos que até à entrada para a escola se conseguirmos que as crianças sejam verdadeiras, ordenadas e obedientes não é mesmo nada mau!

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