Textos “Algarve Pela Vida”
De 14 a 27 de Maio de 2013
Dia 14 de Maio de 2013- Terça Feira
Na China, os médicos, em
cumprimento das políticas do filho único, realizaram um total de 530 milhões de
abortos e esterilizações desde que começaram as políticas de planeamento
familiar e do filho único em 1971, segundo os dados do Ministério de Sanidade
da China citados pelo jornal Financial Times.
Cada ano, praticam-se 7
milhões de abortos, esteriliza-se a dois milhões de homens e mulheres e se
inserem 7 milhões de aparelhos intrauterinos nas mulheres.
Perante uma população que
está envelhecendo rapidamente, diversos peritos advertiram que com a política
do filho único, China não terá uma força trabalhista que possa substituir os
trabalhadores de hoje.
Além disso, as restrições
provocaram que existam mais meninos que meninas, já que as famílias preferem
ter um descendente homem, o que provocou que atualmente haja 34 milhões a mais
de homens que de mulheres
Dia 15 de Maio de 2013 – Quarta Feira
A morte de um amigo é como uma amputação: perdemos uma parte de
nós; uma fonte de amor; alguém que dava sentido à nossa existência... porque
despertava o amor em nós.
Mas não há sabedoria alguma, cultura ou religião, que não parta do
princípio de que a realidade é composta por dois mundos: um, a que temos acesso
direto e, outro, que não passa pelos sentidos, a ele se chega através do
coração.
Os estranhos, com vidas com as quais não nos cruzamos, não morrem,
porque, para nós, de facto, não chegam sequer a ser.
Só as pessoas que amamos não morrem. O Amor é mais forte do que a
morte. O sofrimento que se sente é a prova de uma união que subsiste, agora com
uma outra forma, composta apenas de... Amor. Dói, muito.
Mas com a ajuda dos que partem acabamos por sentir que, afinal,
não fomos separados para sempre...
Dia 16 de Maio de 2013 – Quinta Feira
O Amor faz com que a nossa vida continue a ter sentido.
Devemos cuidar de todos os que amamos.
Aos que partiram, porém, aquilo que lhes podemos dar é o amor
àqueles que ficaram cá. Porque estes continuam a precisar de nós, do melhor de
nós... e é sempre uma iniquidade quando um amor por quem partiu mata, em
alguém, o amor por aqueles que ainda cá estão.
Repousa em nós, calma e firme, a certeza de que a vida não se mede
pela quantidade dos dias... mas pelo amor de que se foi autor e herói.
Chorar a morte de um amigo é a prova de que a sua vida, aqui, teve
valor e sentido. É o mesmo amor que nos deu alegria à vida que nos faz, agora,
chorar... não desapareceu, está vivo.
Afinal, a mesma morte que leva os que amamos, também nos levará a
nós... será pois uma simples questão de tempo até que possamos abraçar e beijar
aqueles a quem, agora, disso a morte nos impede
Dia 17 de Maio de 2013- Sexta Feira
Saber estudar é fundamental para o
percurso académico de todas as crianças e deve ser ensinado desde cedo.
“Estudar, como se faz?”,
“Valerá a pena aplicarmos os métodos do antigamente ou do agora é que é bom?”,
“E em que condições: com a televisão aos berros ou em silêncio sepulcral?”…
Os alunos devem estudar com frequência e antecedência.
Incite o seu filho a estudar com regularidade (o que permite ir
acompanhando a matéria, não a deixando acumular) e de forma atempada,
possibilitando reforços de aprendizagem e esclarecimento de dúvidas.
Os alunos não devem estudem apenas quando lhes apetece.
É comum ouvirem-se os alunos dizer: “Esta semana não preciso de
estudar porque não tenho testes”. “Um tremendo engano!”.
“É precisamente nessas alturas que o estudo se torna mais
produtivo”.
Sem dúvida que, em casa, os pais podem
desempenhar um papel importante.
Dia 20 de Maio de 2013- Segunda Feira
Evite que o seu filho estude apenas aquilo de que gosta. Deve
estudar de forma equilibrada as diferentes disciplinas e não estudar de seguida
temáticas semelhantes, como duas línguas ou Matemática logo após
Físico-Química, ou História a seguir a Geografia.
Diferentes disciplinas privilegiam diferentes estratégias, fazendo
com que o estudo não seja tão monótono.
O aluno deve iniciar o estudo pelas matérias nas quais sente uma
dificuldade intermédia, seguidas das mais difíceis e terminar com as mais
fáceis.
Saber estudar implica saber parar. Faça com que o seu filho
dedique cerca de um terço do tempo para descansar. Cerca de 15 minutos por cada
45, é o ideal. Nesse descanso, deixe-o fazer o que lhe apetecer. Repartir o
esforço por vários momentos traz melhores resultados
Dia 21 de Maio de 2013- Terça Feira
Estudar é muito mais do que ler e memorizar!
Numa primeira fase, o aluno deve ler com atenção as fontes de
informação, sublinhando o que lhe parece ser mais importante. Mas, de seguida,
é muito importante que reproduza a matéria por palavras suas.
Que faça resumos, apontamentos, esquemas, simule que é o professor
e explique a matéria a alguém.
A melhor maneira de aprender é ensinar e aqui os pais devem assumir um papel fundamental
“Verificar se falta informação, fazerem algumas perguntas para
perceberem se a criança consegue explicar, pedirem pormenores e exemplos ou
mesmo dizerem que não perceberam para que o filho seja mais explícito ou tente
uma diferente explicação”.
Numa terceira fase, o estudo implica a realização de muitos
exercícios, para o aluno conseguir demonstrar o que sabe e para tomar contacto
com diferentes tipos de perguntas que lhe podem ser colocadas.
Em termos de esforço do aluno, é aconselhada a regra 20-40-40: 20%
para apreensão de conhecimentos, 40% para a concretização por palavras suas do
que aprendeu, 40% para a resolução de exercícios
Dia 22 de Maio de 2013 – Quarta Feira
Além de ser muito importante, o ambiente de estudo é um dos
fatores que os pais mais podem influenciar.
As solicitações permanentes, como os SMS, perturbam, causam
paragens e desvios de atenção. Colocar um foco de luz do lado oposto à mão com
que o aluno escreve, para que não provoque sombra sobre o que está a escrever é
uma boa solução. Este pequeno pormenor evita esforços suplementares que podem
provocar cansaço e até dores de cabeça.
Quanto à posição relativa entre a mesa e a cadeira, deve permitir
que o aluno tenha o tronco direito e que tenha um encosto para uma postura
correta e confortável
Dia 23 de Maio de 2013 – Quinta Feira
Na capa de sua edição de janeiro de 2013, a
famosa revista americana Times, assegura que a causa pró-vida está, nos Estados
Unidos, cada vez mais a angariar adeptos.
A prestigiada revista norte-americana assinala
que, nos Estados Unidos "há menos
médicos dispostos a realizar o procedimento e menos clínicas abortistas no
negócio".
“Muitos estados dos Estados Unidos exigem atualmente
que as mulheres que querem abortar passem 1º por aconselhamento, períodos de
espera ou ultrassons e ecografias
Uma das expressões mais claras do avanço da causa
pró-vida nos Estados Unidos é a multitudinária marcha nacional pela defesa da
vida. A última marcha, em 2012, reuniu mais de 400 mil pessoas que durante
várias horas suportaram intenso frio, neblina e até chuva enquanto percorriam
as principais ruas da capital americana até a sede do Capitólio.
Dia 24 de Maio de 2013- Sexta Feira
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) entende
que as crianças não são valorizadas pelo Estado e defende que um aumento da
natalidade deveria passar pela contabilização do número de filhos em matéria de
IRS.
«As crianças não são valorizadas pelo Estado no que diz
respeito ao cálculo do escalão de rendimentos o que faz com que, para um mesmo
rendimento, uma família pague a mesma taxa de IRS conforme tenha 20 filhos ou
nenhum filho», exemplificou.
O responsável admite que, devido à atual conjuntura económica
do país, seja difícil adotar já esta medida, mas propôs que numa primeira fase
se contemple as famílias com, por exemplo, 6 ou mais filhos e depois se vá
alargando a medida a todas as famílias.
Por outro lado, sugeriu que o Imposto Municipal sobre Imóveis
(IMI) fosse também calculado em função do tamanho da família.
Recorde-se que Portugal tem das taxas de natalidade mais
baixas do mundo.
Dia 27 de Maio de 2013- Segunda Feira
O local escolhido para estudar deve ser calmo, com boa
luminosidade, temperatura agradável e boa ventilação, ter espaço suficiente
para todo o material necessário e ser livre de ruídos perturbadores.
A evitar locais de passagem, onde possa ser interrompido
constantemente.
Música e televisão só causam distração e evitem que os alunos
estudem com o telemóvel ao pé.
Existem estudos que demonstram que o cérebro humano alcance a sua
melhor performance só ao fim de vários minutos.
Quando se começa a estudar ou a desenvolver um trabalho
inteletual, há, pois, como que um aquecimento inicial do cérebro, seguido de
uma afinação crescente, até que, por fim, ele atinge um grau mais perfeito de
concentração, obtendo-se assim melhores resultados.
Ajude o seu filho a
aprender a estudar.
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