domingo, 28 de dezembro de 2008

Diminuição da natalidade



O adiamento da idade em que se é pai ou mãe e a redução no número de filhos são as razões principais da alteração verificada no modelo de fecundidade português, o que levou à diminuição da natalidade.


A conclusão é de Maria Filomena Mendes, demógrafa do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, num dos trabalhos apresentados durante o seminário promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.


Filomena Mendes alerta para o facto de que o adiamento do momento em que se tem um filho pode não só diminuir o número de filhos que um casal tem, como pode impedir que esse mesmo casal venha a ter filhos, quando finalmente se decide a tê-los. É que, como explica, com o passar do tempo e da idade pode haver alterações na fertilidade do casal.Por outro lado, ao estar muito tempo sem ter filhos o casal pode perder a intenção inicial de ter a sua própria prole, avisa a demógrafa.Filomena Mendes desmistifica a ideia de que uma das causas da quebra da natalidade seja o maior nível de instrução e a empregabilidade das mulheres. Bem pelo contrário, no seu entender, pois esses dois factores levam a um aumento do rendimento do agregado familiar, o que propicia a disponibilidade para terem filhos.


Outra das conclusões a que a demógrafa chegou foi a de que o número de filhos que os homens e mulheres questionados disseram que gostariam de ter é inferior àquele que efectivamente têm.


Assim sendo, Filomena Mendes diz ser necessário criar condições para que os jovens tenham os filhos que desejam.


Para isso, defende que devem ser criadas as necessárias condições, o que passaria por «mais tempo para a família, no caso dos pais que trabalham, maior flexibilidade de horários, uma rede de equipamentos de guarda e cuidado das crianças mais alargada e ajustada às reais necessidades dos pais, licenças de maternidade mais prolongadas, maior apoio financeiro às famílias com filhos, discriminação fiscal positiva em função do número de filhos, políticas favoráveis de habitação e de juventude, entre outras».


2 comentários:

Duarte Oliveira Joaquim disse...

isso é mlhor falarem com o socrates e o cavaco silva já ke sao os responsaveis pelo ke tá acontecer.. sebém ke eles té gostam ke as pessoas tenham filhos pk visto ke contribui pra exploração pra gajos como o belmiro azevedo

Duarte Oliveira Joaquim disse...

http://www.youtube.com/watch?v=EDKwCvD56kw