domingo, 4 de novembro de 2007

«Sem tempo além do trabalho, não há família que resista ou sociedade que sobreviva.»


O Trabalho não é um Fim, mas um simples Meio


Há vida para além do trabalho!


A constatação, em jeito de alerta, foi ontem aqui deixada pelo professor Júlio Gomes que abandonou a comissão de revisão do Código de Trabalho por discordar da orientação dada às sugestões de alteração.


O especialista em Direito do Trabalho da Católica avisa: o Novo Código pode bem acabar pior para os trabalhadores do que o actual.


Vale a pena lembrar que foi por considerar os trabalhadores demasiado prejudicados que o PS prometeu rever a legislação laboral de Bagão Félix. Afinal, à boleia do conceito da flexissegurança, os trabalhos de revisão ameaçam avançar exclusivamente na FLEX.


Obcecados com a necessidade de aumentar a produtividade nas empresas, os membros da comissão, parecem dispostos a sacrificar - segundo Júlio Gomes - tudo, incluindo a desejável possibilidade de conciliação entre trabalho e vida familiar.


Puro engano. Não há aumento de produtividade possível em sociedades onde o Homem é visto como mero instrumento do processo produtivo.


A experiência de países, como a Alemanha, a Finlândia, ou a Dinamarca, prova como alta produtividade e horários das nove às cinco são absolutamente compatíveis. Os que se prolongam pela noite e os fins-de-semana são quase sempre meros sinais de desorganização.


Quando assim não é, como no caso dos têxteis, a actual legislação portuguesa já permite os horários concentrados que agora se pretendem generalizar. Basta olhar a contratação colectiva recém negociada, com as devidas salvaguardas e contrapartidas (imagine-se?) pela Intersindical.


Sem tempo além do trabalho, não há família que resista ou sociedade que sobreviva. Quebram-se os equilíbrios e laços de solidariedade. Não há voluntariado. A intervenção cívica definha. Dispara o insucesso escolar. Crianças e jovens abandonados são campo fértil para o aumento da marginalidade. O individualismo cresce e ganha raízes.


O Trabalho é muito mais do que fonte de obtenção de rendimentos e salvaguarda de uma vida digna é fonte de realização e progresso do Homem. Mas não é um Fim, mas um simples Meio.


Por isso é tão importante assegurar que possa haver Vida para além do Trabalho!



Graça Franco (Opinião, RR)

Sem comentários: