terça-feira, 11 de junho de 2013

Textos da rubrica "Algarve pela Vida" na Rádio Costa D'Oiro de 28 de Maio a 10 de Junho de 2013


 

Textos “Algarve Pela Vida”

De 28 de Maio a 10 de Junho de 2013

 

 

Dia 28 de Maio de 2013- Terça Feira

 

   A tarefa de educar não é fácil mas também não é difícil. Exige fortaleza, paciência e sempre, bom humor. Não é fácil dizer que não, mas muitas vezes temos de o fazer.

   Claro que mais fácil seria dizer sim e não ter de aturar birras e choros. Mas a longo prazo os constantes “Sim” a tudo tornam-se prejudiciais.

   A vida nem sempre é um mar de rosas e nem sempre se consegue o que se quer. Se desde crianças se estiver habituado a ter tudo, a frustração chegará sem dúvida alguma a uma determinada altura da vida.

 

Dia 29 de Maio de 2013- Quarta Feira

 

  Sem dúvida, o melhor presente para dar aos seus filhos é ter tempo para eles. Tempo com os pais. Que falta faz.. Nos dias em que temos de estar sempre contactáveis, sempre on line, “ligados” de alguma maneira ao mundo eletrónico e virtual… deixamos passar o que de mais importante temos: a família.

  O lar de uma família não pode ser uma pensão em que cada um entra e sai quando quer, come onde, quando e o que quer.

   Ser família significa ter horários de família. Horários para jantar juntos, sair juntos, conversar, passar tempo uns com os outros.

 

Dia 30 de Maio de 2013- Quinta Feira

 

  A polémica questão da adoção por casais do mesmo sexo terminou com a aprovação da lei. A noção de família ficou ainda mais lesada do que já tem sido.

  Assistimos de facto a uma perda de valores, de noções básicas de uma forma verdadeiramente espantosa. Hoje tudo o que era exeção à regra tende a ser regra e a regra exeção. Invertem-se papeis, invertem-se valores e brinca-se com a vida.

  Não se quer ter filhos e não se tem filhos como quem quer uma boneca para brincar.

  As crianças, os filhos não são bonecos. Como é possível que uma criança se desenvolva sem uma mãe? Ou com duas mães, ou com dois pais?

  Há que defender a família tradicional e zelar pelo bom desenvolvimento das crianças

 

 

 

Dia 31de Maio de 2013- Sexta Feira

 

  O National Center for teaching thinking que desenvolve ações de formação em vários países, contrasta com o ensino tradicional na medida em que ajuda e ensina a usar os conteúdos estudados na vida prática.  Interessante e muito útil já que se aprende a relacionar o que se aprende com a vida diária.

  Um método que poderia ser usado por cada um de nós enquanto pais e educadores. Ajudar as crianças a estudar e dar exemplos a partir da vida diária para que aprendam melhor e vejam a utilidade do que se aprende

 

 

 

Dia 03 de Junho de 2013- Segunda Feira

 

  É já este mês, dia 13 e 14 de Junho que em Fatima se realiza o IV simpósio internacional da Teologia do Corpo.

  Os oradores vão abranger vários temas práticos , variados e de forma surpreendente , como por exemplo,  questões da família nos nossos tempos, as relações conjugais, a homossexualidade, a pornografia, a paternidade e a maternidade, a educação, etc.

  O ser humano é um ser muito completo, do qual faz parte sem dúvida o corpo. O corpo tem  de ser cuidado e estudado no sentido de perceber como através do corpo se chaga ao verdadeiro amor. Através da Teologia do Corpo, abre-se toda uma nova visão antropológica do homem que transforma a vida no casamento e nas famílias

 

 

Dia 04de Abril de 2013- Terça Feira

 

  O que é a paternidade?” Um livro muito interessante de Peter John Mitcell. Uma reflexão sobre a família e a paternidade. Será a paternidade uma ciência? Como se criam leis sobre a paternidade? Quem é ou não pai? Estas e outras questões são respondidas e refletidas neste livro, numa sociedade onde hoje em dia tudo é possível e tantas questões se levantam por exemplo com a fertilização in vitro. Quem são os verdadeiros pais nestes casos? Um livro para quem gostas destas questões filosóficas, empíricas e muito atuais.

 

 

 

Dia 05 de Abril de 2013- Quarta Feira

 

   Conversar em família. Tão importante e tão difícil por vezes de o fazer. É na família que se deve encontrar repostas para todas as perguntas sejam elas de que tema forem. Se não é em família que se conversa e aprende sobre os temas mais importantes da vida, ou às curiosidades naturais que vão surgindo, onde iremos obter essas respostas?

  Que não haja assuntos tabus, nem uma resposta ligeira como que a atrasar o tema. Os pais devem sempre responder às perguntas legítimas dos filhos de forma adequada claro à idade de cada criança.

 Para se conseguir este à vontade claro que há que cultivar uma grande relação de amizade para além de a simplesmente foram relação Pai/ filho ou mãe/filha.

 A confiança e amizade são os primeiros grandes passos para este ambiente de conversa e partilha natural e descontraído

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 06 de Abril de 2013- Quinta Feira

 

  As aulas estão quase a acabar. Já se pensa nas férias. Não desanime apesar da crise. Pode-se sempre tirar excelente partido das férias e arranjar programas divertidos que  nos descansam sem muitos gastos.

  Em vez de ir ao cinema pode por exemplo fazer um cineforum em casa com verdadeiras pipocas e um interessante debate depois do filme. Pode também retomar jogos tradicionais que sempre se fizeram em família como jogar às cartas ao serão, fazer um  pic nic no campo, um passeio a alguma aldeia próxima.

  Seja inovador e otimista e prepare umas boas férias sem lamentações nem pessimismos

  

 

 

 

Dia 07 de Abril de 2013- Sexta Feira

 

  Bom humor. Que virtude tão importante e atual. Sem bom humor não se consegue encarar a vida de forma positiva. Há sempre um lado positivo em todas as condições, circunstâncias e acontecimentos. É isto que se tem de mostrar ao nosso redor, transmitir as filhos e viver na prática. Nada pior que andar desanimado e pessimista.

  A alegria e bom humor atraem. São benéficos para a pessoa em si e para quem nos rodeia. Não perder nunca a esperança e o ânimo. Saber rir-se das situações, evitar o stress, os antecipar os problemas, evitar os “se´s” todos. Se isto, se aquilo.. Há que abster-se á realidade, aceitar a realidade e viver o melhor possível cada dia.

 

 

 

Dia 10 de Abril de 2013- Segunda Feira

 

  Interessante é olhar para o lado positivo da crise. Muita coisa corre mal, mas com a crise muita coisa boa pode acontecer, como dar mais importância ao que é realmente importante. Importante é o tempo com a família, importante é ter a família unida e por família, entenda-se as três gerações.

  Provavelmente em vez de se recorrer a lares de terceira idade e a infantários ou creches, opta-se por deixar os netos com os avós, os avós vivem com os filhos e netos.

  A sociedade tem de ser repensada, a vida e o seu ritmo têm de ser repensados.

 

 

 

 

Sem comentários: