segunda-feira, 8 de abril de 2013

My Social Project


 
Um ano depois do lançamento no Facebook, o My Social Project, plataforma dedicada ao voluntariado, reúne cerca de três mil voluntários, mais de 280 instituições e dez empresas. Em entrevista, o presidente da iniciativa defende que esta rede capaz de “inspirar a aproximação das pessoas e das empresas às causas sociais”, demonstra bem a “capacidade incrível” que Portugal tem “para se mobilizar por uma causa”, principalmente em tempos de crise
 
Se representa uma causa e precisa de apoios para concretizar o seu projecto ou se, pelo contrário, é um gestor com sentido de Responsabilidade Social que procura projectos compatíveis com a actuação da sua empresa, ou ainda, se é uma pessoa motivada para exercer voluntariado que não encontra projectos adequados ao seu perfil, “entre nesta rede”. É assim, com esta ambição de aproximar os elos que desencadeiam a acção, que o My Social Project (MSP) se apresenta: uma plataforma “user-friendly, atractiva e dinâmica dedicada ao voluntariado que reúne as necessidades das causas das IPSS, associações, grupos e movimentos de acção social, com o compromisso de Responsabilidade Social das empresas e a solidariedade dos voluntários.

“Aproximar as pessoas” é o desígnio desta rede que quer “mobilizar Portugal para o voluntariado”, e que conta, no mês em que assinala um ano de actividade, com três mil voluntários, mais de 280 instituições e dez empresas entre os seus membros.

Co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto sem fins lucrativos nasceu numa página no Facebook, a partir “do trabalho e do empenho” de vinte jovens voluntários. Conscientes do potencial das novas tecnologias e da capacidade de mobilização e solidariedade dos portugueses, a equipa fez crescer a rede e divulgou a plataforma, por exemplo, numa conferência realizada em Julho, na qual o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, manifestou o seu apoio às causas desta causa.

Hoje o MSP reúne um Conselho Consultivo constituído por personalidades de vários quadrantes, que trazem ao projecto “massa crítica que nos ajuda na construção dos valores do voluntariado”, dispõe de um call center que presta apoio aos voluntários, às organizações sociais e às empresas, e está a firmar parcerias com câmaras municipais, para divulgação do projecto através de mupis espalhados por vários concelhos do país.

Em entrevista ao VER, Pedro Bártolo, presidente da Associação My Social Project, sublinha a importância deenvolver de forma criteriosa o maior número possível de parceiros, nomeadamente na área social”, numa iniciativa que “mais do que ser uma plataforma, tenta sensibilizar e inspirar as pessoas para o voluntariado”.

Quanto ao envolvimento das empresas no MSP, Pedro Bártolo adianta que “para além de doações, as empresas procuram maioritariamente acções pontuais promovidas por instituições, em que os seus colaboradores se possam integrar”. Acresce que “se o contacto entre instituições e voluntários dentro da rede se faz de uma forma quase autónoma, o contacto entre empresas e instituições requer, na maioria das vezes, que acompanhemos mais de perto a relação que se estabelece”, conclui.
 
Para mais informações ver aqui 

Sem comentários: