segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Textos da Rádio Costa D'Oiro de 25 de Setembro a 8 de Outubro


 

Dia 25 de Setembro de 2012- Terça Feira

 

As tempestades são sempre períodos longos.

Poucas pessoas gostam de falar destes momentos em que a vida se faz fria e anoitece, preferem histórias de praias divertidas às das profundas tragédias de tantos naufrágios

Para a gente de coração pequeno, qualquer dor é grande.

As tragédias tendem a suceder-se mais do que a intercalar-se.

Há quem viva uma vida inteira sem grande motivo para sorrir. Sem nunca ser feliz. Mas esse é, precisamente, alguém que merece mais do que os demais a admiração dos seus semelhantes. Admiração, porque heróis não são os que passam a vida a festejar, mas os que, ainda que cheios de frio, em noites escuras de trovoada, podendo até morrer à espera da manhã, acolhem a dor e a tristeza como coisas suas e vivem, apesar de tudo. De tudo. Com uma certeza: tudo tem sentido, mesmo quando não se sabe qual é.

 

Dia 26 de Setembro de 2012- Quarta Feira

 

Há homens e mulheres que passam as suas noites em desgraça viva e desperta, e enquanto os outros dormem, vêem o nascer do sol e sonham... bastando-lhes, por vezes, apenas um breve pedaço de vento na face, que sentem como um beijo, para que mais forças apareçam de onde não as havia, e se enfrente ainda mais um dia, sofrendo, doendo, mas vivendo.

A tristeza, que tantas vezes se combate, é um estado de alma mais denso e puro do que se costuma considerar. É mais real. Fugir dele será fugir do duro caminho que nos fará caminhar felizes, ainda que por entre incontáveis sofrimentos, aparentemente sem sentido.

Os antigos acreditavam também que não há vitória sem superação dos obstáculos, não há glória na fuga, nem na desgraça alheia.

 

Dia 27 de Setembro de 2012- Quinta Feira

 

Hoje, as gentes pensam de forma bem diferente.

Dizem que basta, que há que reagir, para não nos deixarmos ir abaixo, que os momentos menos bons devem ser apenas oportunidades para o sucesso e outras tontices do mesmo nível.

O sofrimento é muitas vezes maior, e mais honroso, precisamente porque quase ninguém quer saber do que sente quem sofre, até porque, sendo partilhável, é contagioso... Mas dois heróis serão sempre mais do que um e nenhum deles está só.

Se o ouvinte conhece alguém que sofre, sente-se ou deite-se ao seu lado e, sempre em silêncio, deixe-se ficar.

A dor aproxima-nos da perfeição.

 

Dia 28 de Setembro de 2012 - Sexta-Feira

 

Há 2 anos atrás, o jornal “Il Corriere della Sera” publicou na seção de saúde alguns conselhos dirigidos aos pais acerca do uso que os seus filhos fazem da internet. São eles os seguintes:

1.   Elaborar, em conjunto com os filhos, regras para navegação na internet de modo que os filhos se sintam participantes na elaboração e responsáveis em cumprir o que eles mesmos puderam propor razoavelmente.

2.   Em casa, colocar o computador num lugar visível, comum a todos. De preferência fora do quarto.

3.   Aos pais, aprender a usar a internet e fazerem-se amigos dos seus filhos no Facebook.

4.   Instalar no computador sistemas de proteção e filtros de conteúdo.

5.   Falar habitualmente com os filhos sobre o uso que fazem da internet.

 

 

Dia 1 de Outubro de 2012- Segunda Feira

 

Há 2 anos atrás, o jornal “Il Corriere della Sera” publicou na seção de saúde alguns conselhos dirigidos aos pais acerca do uso que os seus filhos fazem da internet. São eles os seguintes:

6.   Recomendar e recordar-lhes que na internet não é recomendável dar ou deixar dados pessoais como endereço de residência ou telefone, nome da escola onde estudam, etc.

7.   Recomendar jamais pedir ou enviar fotos ou vídeos pessoais de forma online e menos ainda reparti-los com quem não se conhece pessoalmente.

8.   Ser claros nos riscos que se derivam do contato com desconhecidos na internet (pedofilia, sequestros, violência, etc.). Avisar que nem todos são quem aparenta ser.

9.   Evitar o uso da internet à noite. Habitua-los a sempre avisar os pais que irão usar a internet e, se estiverem num chat (sala de bate-papo na internet), com quem estão  a falar.

10.  Navegar junto com os seus filhos, ao menos inicialmente, para orienta-los na prática sobre o que é a privacidade na internet e como se devem relacionar nesse ambiente.

 



Dia 2 de Outubro de 2012- Terça Feira

 

Podemos ajudar nossos filhos aprender a decidir dando-lhe muitas oportunidade para tomar decisões a curto, médio ou longo prazo.

Deveremos, na medida do possível, evitar decidir por eles ou intervir excessivamente em suas decisões. A medida que vão crescendo, os pais devemos ser capazes de “ir soltando os nós” dando-lhes maior autonomia e capacidade de decisão.

Desde que são pequenos devemos habituar-lhes a decidir em assuntos que não tenham repercussões graves: por exemplo, a que queira jogar, que roupa quer colocar, que história quer que lhe leiam ...

 

Dia 3 de Outubro de 2012- Quarta-Feira

 

Os pais que são irresponsáveis e não lutam por corrigir-se não podem ensinar seu filho a ser responsáveis. Se quando chegam tarde do trabalho culpa o trânsito; se se esquece das promessas que fizeram a seus filhos; se diz uma coisa e faz outra ... os pais estão a  atuar como modelo para seu filho.

Se educa dando bom exemplo ou esforçando-nos por corrigir nossos defeitos de forma que nossos filhos vejam que lutamos por melhorar.

Se atua de forma incoerente, seu filho será o primeiro em dar-se conta.

 

 

Dia 4 de Outubro  2012- Quinta-Feira

 

A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalo, nº 31 em Portugal, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de vrise, Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebes, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.

 

 

Dia 5 de Outubro de 2012- Sexta-Feira

 

O grupo de música U2 tem uma música chamava “Yahvé” onde apela aos ouvintes para a importância do esforço e da ajuda ao próximo.

A letra diz o seguinte:

 

Pegue nessas mãos

E ensine-as o que carregar

Pegue nessas mãos

Mas não faça um punho

Pegue nessa boca

Tão rápida para criticar

Pegue nessa boca

E dê-lhe um beijo

 

Yahvé, Yahvé

Sempre há dor antes de uma criança nascer

Yahvé, Yahvé

Ainda estou esperando pelo amanhecer

 

O sol está nascendo

O sol está nascendo no oceano

Esse amor é como uma gota no oceano

 

 

Dia 8 de Outubro de 2012- Segunda-Feira

 

Uma mãe é um ser praticamente místico.

 

Quando acontece um acidente com um filho,
veste a capa, põe a espada, enche-se de uma
força sobrenatural, age e reage em piloto automático,
como se fosse desprovida de emoções.

Uma mãe até pode conseguir ver sangue,
assistir a cada ponto que o médico espeta na carne
que, não sendo a sua, é profundamente sua.

Uma mãe conduz, estaciona, diz frases com sentido,
resolve, decide, informa, trata.

Uma mãe pode tudo,
mesmo quando juraria não poder nada.
Uma mãe é valente,
mesmo quando garantiria ser frágil.




 

Sem comentários: