quinta-feira, 18 de outubro de 2012

40 veladas pela vida

Numa altura em que turbas de indignados inflamam (literalmente) as escadas de São Bento, rodeados por uma outra turba, desta vez de jornalistas, algo de espantoso e de diametralmente oposto acontece, todos os dias, à porta da "clínica" dos Arcos, no coração de Lisboa.
Voluntários salvam vidas humanas todas as semanas, por vezes, todos os dias.
São uma luz viva neste tempo de trevas que infesta Portugal.
Em particular, a iniciativa 40 dias pela vida dinamizada pela missão "Mãos Erguidas" interpela casais e mulheres antes e depois de entrarem na clínica dos Arcos, não agredindo a sua liberdade, mas propondo-lhes opções alternativas, apoios sociais, médicos, psicológico, entre outros

DIA 17 -17 de Outubro de 2012
Dia 17 de 40.
Estiveram 21 pessoas a rezar nos diversos turnos.
Hoje não há certezas de nenhuma grávida ter desistido de abortar. Uma mãe de vários filhos veio acompanhar a filha de 16 anos que está grávida a fazer uma eco. Foi muito receptiva e disposta a aceitar este neto, a filha é que está muito assustada e sem vontade de assumir. Rezem pois está de 9 semanas e o aborto está marcado para 6ª feira.
Há mais 2 grávidas que disseram que iriam desistir, mas irão mesmo?
Amanhã precisamos de voluntários. Animem-se por favor e inscrevam-se e levem outros a inscrever-se.
Até amanhã.


DIA 16 -16 de Outubro de 2012

Dia 16 de 40.
Estiveram 28 pessoas a rezar nos vários turnos.
Quatro mulheres, após abordadas pelas voluntárias das Mãos Erguidas desistiram de abortar à porta da clínica com aborto marcado para hoje! O que se Deus quiser irá resultar em 5 bebés lindos NÃO abortados porque uma delas está grávida de 6 semanas de gémeos!
Vamos continuar esta torrente de orações!
Continuamos a precisar de voluntários, inscrevam-se por favor.
Até amanhã.


DIA 15 - 15 de Outubro de 2012

Dia 15 de 40.
Estiveram 27 pessoas a rezar pelos vários turnos. 3 delas vieram expressamente do Porto para participar mais de perto nos 40 dias.
Hoje duas mulheres que tinham o aborto marcado para esta manhã foram abordadas pelas voluntárias das Mãos Erguidas e desistiram de abortar. Têm consulta marcada num dos nossos médicos para amanhã.
Um casal que tem um bebé de 5 meses está à espera de outro, hoje fizeram ecografia nos arcos, está grávida de 7 semanas. Depois de abordados ficaram muito pensativos, têm o aborto marcado para 5ª feira mas temos esperança que desistam.
Até amanhã.


DIAS 13 e 14 -13 e 14 de Outubro de 2012

Dias 13 e 14 de 40.
Apesar de ser fim de semana e da Clínica estar fechada, estiveram ontem 30 pessoas e hoje mais de 20 a rezar pelos diversos turnos.
Hoje com cânticos e tudo, uma animação!! Nas Mãos Erguidas agradecem que quem souber fazer ou quem tiver casaquinhos e botinhas de recém-nascido (só de recém-nascido mesmo, pois não há capacidade para armazenar mais) os faça chegar à Casa de Nazaré. Estas roupinhas simbólicas são muito importantes quando as mulheres decidem não abortar, ou mesmo quando ainda não tomaram a sua decisão.
Amanhã dia 15 de Outubro precisamos de voluntários para os turnos das 16-22h.
Até amanhã.


DIA 12 -12 que ti de Outubro de 2012

Dia 12 de 40.
Estiveram 27 pessoas a rezar nos vários turnos.
Uma rapariga da Guiné que tinha falado com um voluntário das Mãos Erguidas na 3ª feira, tinha o aborto marcado hoje para as 12h, e em vez de entrar na cínica dos arcos entrou para a Casa de Nazaré para pedir ajuda para não abortar. O marido mandou-a abortar porque têm já 2 filhos, ele não tem emprego e vieram da Guiné há 8 meses. Entretanto estando as voluntárias das mãos Erguidas a falar com ela, entrou uma voluntária muçulmana e contou-lhe que tinha passado pelo mesmo, que tinha ficado com o bebé e que o marido tinha encontrado emprego. A rapariga comoveu-se muito com o testemunho desta voluntária e tem consulta marcada com o nosso médico na próxima 4ª feira. Precisamos de toda a ajuda para arranjar emprego a este pai!
Até amanhã.


DIA 11 -11 de Outubro de 2012

Dia 11 dos 40.
Hoje cerca de 45 pessoas a rezar pelos vários turnos.
Hoje não vos conto histórias, peço-vos sim orações por um casal que está numa angustia profunda, com um problema gravíssimo, e que não tem força nem fé para não abortar. Também por um rapaz de 20 anos que se debate violentamente entre o dever de convencer a namorada a não abortar e o receio de ser pai aos 20 anos e "estragar" toda a sua vida.
Até amanhã.


DIA 10 -10 de Outubro de 2012

Dia 10 de 40.
Hoje à volta de 52 pessoas a rezar durante os vários turnos (agora temos um caderno onde cada pessoa que vai e quer põe o nome e contamos fim do dia).
Abordámos o psicólogo da clínica quando ia pôr a moeda para o parquímetro,aceitou conversar um pouco connosco e embora nos tenha acusado de varias coisas e não acredite que o coração de um bebé de 4 semanas bate, ficou uma porta aberta.
Hoje apareceram muitas irredutíveis, uma mulher casada grávida mas não do marido, um casal convicto de que o filho estava mal formado porque ela tinha tomado medicação, outra porque tinha 46 anos etc etc Mas também veio uma jovem de 24 anos que ao ver que lhe estavam a oferecer apoio nas mãos erguidas decidiu mesmo contra a vontade do namorado ficar com o bebé ainda que ficasse sozinha.
Um casal com o 4º filho na barriga prometeu ir para casa pensar melhor ainda que tivessem que passar grandes dificuldades. Uma pobre rapariga de 18 anos que estava muito assustada e não sabemos o que irá decidir estes 3 dias.
As gravidas e jovens mães da casa de Santa Isabel estiveram à tarde a dar o seu testemunho às gravidas que iam abortar.


Dia 9 dos 40.
Cerca de 26 pessoas a rezar nos vários turnos.
Foi um dia especialmente triste à porta da clínica, pois entraram mais de uma dúzia de mulheres que foram mesmo abortar embora tenham sido abordadas pelos voluntários das Mãos Erguidas.
Algumas com problemas muito graves como uma que apareceu ao fim da tarde e disse que estava em risco de vida, outras simplesmente "agora não dá mesmo".
Como consolo apareceu também hoje uma mãe a apresentar a sua bebé de 15 dias, a Joaninha, salva à porta da clínica há 7 meses e meio.
Uma voluntária dos 40diaspelavida tem 3 amigas que abortaram e estão arrependidas e querem vir dar o seu testemunho nestes 40 dias.
Hoje as pessoas do último turno não puderam vir e não houve ninguém a rezar neste turno. Inscrevam-se sim?
Até amanhã.
 
Dia 8 dos 40.
Duas histórias bonitas para começar bem a semana. ´
Hoje apareceu nas Mãos Erguidas uma mãe a apresentar o seu bebé David, que tinha sido salvo à porta da clínica dos arcos no fim do ano passado. Nesse momento, quando as voluntárias das Mãos Erguidas estavam com o bebé, um homem olhava fixamente para ele e desatou a chorar: a sua mulher estava dentro da clínica dos arcos a abortar naquele momento. Foi abordado pela Leonor e conseguiu ir buscar a mulher e decidiram não abortar, já tinham mais duas filhas e ficaram agora com este bebé na barriga, salvo graças ao olhar do pequeno David que providencialmente a mãe tinha ido hoje apresentar às Mãos Erguidas.
Também hoje telefonaram para as Mãos Erguidas dos Açores. Era uma mulher cujo bebé foi salvo à porta da clínica dos arcos há uns meses. Soube hoje que é uma menina e vai chamá-la Leonor. Telefonou a contar.
Até amanhã.

Dia 7 dos 40.
Hoje confesso que cai no desanimo quando fui vendo que as poucas pessoas inscritas telefonavam a dizer que não podiam ir.
Estava convencida que tinham fechado a porta ao meio dia e que mais ninguém tinha ido rezar. Há pouco recebi uma mensagem dizendo que a casa de Nazaré tinha estado sempre aberta e com gente a rezar. 12 pessoas entre os vários turnos.
Obrigada a essas pessoas tão generosas, com muito que fazer mas que ficaram muito tempo.
Amanhã dia 8 haverá muito movimento de gravidas logo a partir das 8.30.
Inscrevam-se nos horários que estão vazios. Sem ser os médicos e os bombeiros, no momento actual em portugal, quem mais tem a oportunidade de salvar dezenas de vidas humanas por dia? Na porta da clínica dos arcos temos todos!

Dia 4 dos 40.
No turno das 18h às 20h estivemos 28 pessoas a rezar, 25 das quais universitários e estudantes do 12º ano. Durante os restantes turnos estiveram cerca de 4 pessoas em cada.
Houve histórias tristes como a de uma mulher que fez o seu 8º aborto (oitavo!) e não mostrava (pelo menos aparentemente) qualquer tipo de remorsos, mas também histórias felizes como uma mulher que ia abortar porque achava que o filho estaria deficiente por ter tomado comprimidos para abortar. A Leonor levou-a ao nosso médico e o bebé não só resistiu aos comprimidos como está óptimo. A mãe já não quer abortar!
Vamos continuar a salvar vidas!

Dia 3 dos 40.
Mais de 30 pessoas estiveram reunidas a rezar distribuídas pelos vários turnos. A rezar na rua ou na casa de Nazaré mas sempre em frente à clínica. Gente jovem e gente com mais anos mas todos com igual desejo de ajudar aquelas pobres mulheres e salvar vidas inocentes.
Quase duas dezenas de grávidas foram abordadas pelos voluntários. Os resultados destas conversas talvez nunca os saibamos nesta vida.
As mulheres chinesas que vão abortar normalmente são muito ariscas connosco mas hoje, pela primeira vez, duas chinesas deixaram-se abordar por uma das voluntárias das Mãos Erguidas. Eram uma jovem grávida e a sua tia, que já tinha abortado em tempos. A tia confessou-nos que tinha uma dor profunda pelo que tinha feito e iria fazer com que a sobrinha pensasse melhor.

DIA 2 - 2 de Outubro de 2012
Queridos amigos
Hoje apareceu uma mãe de 3 filhas e grávida de gémeos de 9 semanas, veio mesmo ter às Mãos Erguidas porque viu o cartaz quando foi fazer a ecografia na clínica.
Está aterrorizada com medo da reacção da assistente social quando souber que está grávida e que não vai abortar. Depois de a tranquilizarmos nesse aspecto concordou, contente, em marcar consulta com um médico das nossas associações.
Outras mulheres abortaram hoje mas saíram desfeitas e receberam consolo das pessoas que estavam a rezar.
Hoje nasceu o Tiago, bebé salvo há 8 meses na porta da clínica dos arcos!

DIA 1 - 1 de Outubro de 2012
Queridos amigos
Hoje estiveram cerca de 30 pessoas distribuídas pelos vários turnos a rezar neste dia 1 dos 40 dias pela vida em frente à clínica arcos (clínica do aborto).
A quantidade de mulheres, sobretudo meninas de cerca de 16 anos a irem lá é impressionante, muitas vão com os pais, ou com a mãe que as obriga, outras com amigos e outras com os maridos. A vossa presença é muito importante, convidem a família, os amigos e sobretudo muitos jovens porque é um testemunho que marca muito. Muitas destas mulheres esperam ouvir uma voz amiga, que lhes indique o caminho certo com amor. A oração com Fé e com o coração move montanhas.
muito obrigada

 


Sem comentários: