domingo, 9 de janeiro de 2011

TEXTOS RÁDIO COSTA D’OIRO de 4 a 10 de Janeiro



DIA 4 DE JANEIRO
OS EFEITOS DA MONOPARENTALIDADE

Uma investigação denominada "Fragile Families and Child Wellbeing Study", realizada conjuntamente pelas universidades de Princeton e Columbia, que seguiu, desde o seu nascimento até aos 9 anos, 5.000 filhos cujos pais viviam juntos sem estarem casados indica que, ao fim de 5 anos, só 16% dos casais se casaram e só 20% é que continuaram em coabitação.
Ou seja, 80% dos casais que vivem em união de facto acabam por se separar. Por sua vez, em Portugal, metade do número de casais que vivem dentro do casamento acabam em divórcio.
Isto significa que, apesar da percentagem de separações ser grande em qualquer dos casos, no casamento, ela é, apesar de tudo menor do que nas uniões de facto.
Por outro lado, o estudo destas universidades norte-americanas demonstra que a separação e o começo das novas relações por parte dos pais biológicos com terceiras pessoas implica, na maioria dos casos, um maior afastamento dos seus filhos.
Segundo Andrew Cherlin, sociólogo e autor do livro "The Marriage-Go-Round: The State of Marriage and the Family in America Today", 21% das crianças filhas de pais separados até aos seus 15 anos lida, em media, com 2 companheiros sentimentais da sua mãe e em 8%, com três ou mais de três.
Destes dados resultam 2 conclusões:
Que o casamento, apesar de tudo, ainda oferece mais solidez do que as uniões de facto e que, em qualquer caso, as separações entre progenitores implica necessariamente, ainda que involuntariamente, um maior afastamento dos pais em relação aos filhos.


DIA 5 DE JANEIRO
AUMENTO DO ABORTO EM PORTUGAL


Os últimos dados estatísticos provam aquilo que para muitos era óbvio, antes de se alterar a legislação: três anos depois da despenalização do aborto em Portugal, o número de abortos está a crescer de forma assustadora.
Este ano, foram feitos, em média, 53 abortos por dia.
Na análise a estes números, o director de obstetrícia do Hospital de Santa Maria lamenta que as mulheres não tenham compreendido a lei e que não haja mais medidas de prevenção da gravidez.
A realidade é de tal modo assustadora, com os especialistas e defensores da lei a reconhecerem que a prática do aborto é hoje um método anti-concepcional, que só por si deveria levar os responsáveis a reconhecer o erro das teses que defenderam em 2007.
Diante de uma tragédia destas dimensões, o pior que se pode fazer é persistir no erro.
Três anos depois, está na altura de se reabrir uma discussão que nunca foi feita de forma honesta. Os que em 2007 defenderam com tanto calor os direitos das mulheres não podem agora ficar calados diante das estatísticas que, em 2010, são reais, ao contrário dos números ilusórios que se debateram há três anos.
Este texto é da autoria da jornalista Raquel Abecassis.


Dia 6 DE JANEIRO

A ANESTESIA DO POVO



Começamos este novo ano com um sentimento de beco sem saída, de apatia e desistência
Fomo-nos tristemente habituando à promiscuidade entre interesses públicos e privados. Vulgarizou-se a ideia de que um partido pode colocar os "seus" em certos lugares nas empresas privadas para depois os utilizar como peões de uma estratégia de poder e controlo sobre os media e a sociedade em geral.
Claro que sempre se disse mal dos políticos pelas esquinas e cafés. A diferença é que agora ouvimos o mesmo discurso pelas alcatifas bem cuidadas dos escritórios, bancos e universidades. Generalizou-se entre as elites uma ideia negativa sobre a política. Perdeu-se a noção de serviço público.
A vida vai-se fechando num círculo cada vez mais privado. As pessoas cruzaram os braços, estão indiferentes, anestesiadas. Cada um a tratar da sua vidinha. A pensar na carreira. A ganhar dinheiro. O resto não vale a pena, nem justifica "sujar as mãos". Com a crise sobra ainda menos tempo para a vida pública.
Há que quebrar este circulo vicioso.
Este texto é da autoria de Paulo Marcelo, professor universitário.


DIA 7 DE JANEIRO
ESCUTISMO


O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas.
Em Portugal e no Algarve, existem diferentes tipos de Escuteiros associados a Igrejas Evangélica, Católica ou sem associação religiosa.
No Caso do Corpo Nacional de Escutas- CNE, existe uma ligação à Igreja Católica e a sua implantação no Algarve é muito forte e enraízada.
Na fundação de mais um agrupamento deste corpo, desta vez em S.Brás de Alportel, há 1 ano atrás, o assistente regional CNE explicou que o escutismo não é só acampamentos e jogos pelas ruas. Isso faz falta, mas também faz falta a formação humana e cristã”, afirmou.
Preparar os jovens para a vida futura, reforçando os seus valores e fortalecendo as suas virtudes, eis os fins do movimento mundial do escutismo.


Dia 10 DE JANEIRO
MUDAR DE VIDA


Prometo, não toco em nada, na crise que todos falam, prometo passar ao largo, mas se é global como dizem, se não vem da natureza, terei também que assumir a quota parte de culpa que me cabe neste transe, nesta parcela que habito, onde vivo e onde voto, nas coisas que não preciso e que compro sem poder, muitas vezes a dever
Mas o pior é que faço do consumo a minha regra, e aumento sem saber a perversão que hoje existe, sem horizonte ou remédio, desligada da memória, desligados uns dos outros, recurvados no umbigo, perdeu a vida o sentido e moralista não sou.
Para obviar ao que digo vou olhar o firmamento, contar as estrelas do céu, descobrir nas madrugadas o cheiro que a terra tem e agradecer a beleza bem criada por Alguém!
Faço parte deste todo, sozinho não sou ninguém. Para conseguir tudo isto eu só vejo uma saída – vamos ter que mudar de vida

Sem comentários: