domingo, 23 de janeiro de 2011

TEXTOS RÁDIO COSTA D’OIRO de 18 a 31 de Janeiro


TEXTOS RÁDIO COSTA D’OIRO ENTRE OS DIAS 18 A 24 DE JANEIRO

DIA 18 DE JANEIRO


No Algarve, quem quiser e puder apoiar as vitimas da crise, em especial, as que vivem em situação de desemprego poderá fazê-lo através da Cáritas do Algarve.
A Diocese do Algarve, por sua vez, criou também um novo Fundo, denominado "Fundo Diocesano Social", com o mesmo objectivo.
No caso da Cáritas, o apoio pode ser feito através de donativos, com a vantagem das pessoas particulares e das empresas poderem receber da Cáritas o respectivo recibo com efeitos fiscais a nível do IRS ou IRC.

DIA 19 DE JANEIRO


A sociedade pós-moderna é uma sociedade cheia de contradições.
Uma dessas contradições reside na existência de casais que não querem que os seus filhos nasçam, em simultâneo, com a existência de casais que, não podem ter filhos, e que aguardam desesperadamente por uma criança para poder adoptar.
Nos Estados Unidos, um estudo recente diz que só 1% dos bébés não desejados é que são conduzidos para a adopção enquanto os 99% restantes são abortados.
Seria tão bom que pais e sociedade aceitassem mais a adopção como alternativa ao aborto.
Dar a quem não tem em vez de se desperdiçar o que se tem.

Dia 20 DE JANEIRO


Nós dizemos, repetindo um provérbio que os latinos já usavam, que o tempo voa (tempus fugit).
De facto, tudo o que é humano é feito de tempo, mas a experiência que mais vezes nos ocorre é a de não termos tempo. «Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante para ti», explicou a raposa ao Principezinho.
Só com tempo descobrimos tanto o sentido e a relevância da nossa marcha ao lado dos outros, como o da nossa própria caminhada interior. Sem tempo tornamo-nos desconhecidos. Sem tempo falamos, mas não escutamos. Consumimos, mas não saboreamos
Não é verdade que não tenhamos tempo. A nossa vida está cheia de tempos. Precisamos é de identificá-los e tratar deles, como quem cuida de um tesouro.


DIA 21 DE JANEIRO


Lewis e Tolkien participaram ambos na 1ª Grande Guerra Mundial e assistiram aos horrores da 2ª: . Que contributo poderiam estes dois professores de Oxford dar ao mundo e às gerações vindouras para que tais crueldades, não se voltassem a repetir ?
Ambos criaram, então, dois mundos fantásticos, a terra média e Narnia.
Aslan, o herói de Nárnia explica a razão de ser destes livros: “Foi por essa razão que vos trouxe até Nárnia, para que, conhecendo-me aqui por algum tempo, me pudessem conhecer melhor lá” no mundo real. Por isso, estes livros interpelam cada leitor a uma missão na vida real.
A mensagem destes livros é clara: Não fugir do destino, mas enfrentá-lo diz Ripitchic a Estauce quando este, antes de uma batalha, optar por desertar ou como diz Gandalf “Não nos cabe a nós escolher a época em que nascemos, mas sim fazer o que pudermos para a remendar”. Esta é a nossa misão.


Dia 24 DE JANEIRO

Todo o homem e toda a mulher, em diferentes momentos da sua vida sofrem hesitações e dúvidas motivadas pela escolha do caminho a seguir.
Devo seguir por aqui ou por ali ? Devo ceder ali ou manter-me fiel ali ?
Como diz, Bento XVI,. “Tal como o sumo da uva deve fermentar para se tornar vinho de qualidade, assim também o homem precisa de purificações, de transformações, que, embora, sejam perigosas para ele e possam provocar a sua queda, constituem todavia caminhos indispensáveis para se encontrar a si mesmo.
O amor é sempre um processo de purificações, de renúncias, de dolorosas transformações de nós mesmos e deste modo um caminho de maturação.
E só assim se atingirá a derradeira liberdade.


DIA 25 DE JANEIRO

No próximo dia 11 de Fevereiro ocorre o 4º aniversário do segundo referendo do aborto. O balanço destes 4 anos é desastroso: Milhares de abortos, uma média de 53 por dia, inúmeras mulheres que repetem 2, 3 e até 4 abortos, usando a morte do feto como meio de contracepção, descuidando, em absoluto, o planeamento familiar.
Hoje, são os próprios médicos que antes defendiam a liberalização do aborto que vêem a público pedir às autoridades que ponham um freio a esta situação de mortandade galopante.
Assim, com o objectivo de pedir à Assembleia da República a reabertura da discussão, está disponível no site www.peticaopublica.com. uma petição denominada Petição Aborto - Vemos, ouvimos e lemos - Não podemos ignorar!
É fácil, basta ir ao site, introduzir o nome completo, nº de BI e confirmar por e-mail.




DIA 26 DE JANEIRO

No poema épico, a Ilíada, de Homero conta-se a história de Ulisses que, a seu próprio pedido, foi preso ao mastro do navio, como símbolo da prudência que deve nortear o agir humano em face das adversidades e como símbolo do amor à sua apaixonada e fiel esposa, Penélope
Ao contrário do herói grego, Ulisses, os jovens de hoje deixam-se facilmente hipnotizar pelo canto da sereia em direcção ao engano.
Esta juventude não só não tem mais mastros aos quais lhe valha a pena amarrar, quanto mais ignora o que seja a prudência ou mesmo o significado do verdadeiro amor, que lhes é apresentado como um ato meramente fisio-biológico despojado que qualquer afetividade.
E é assim que surgem, entre outras, as drogas quais cantos de sereia que, como uma miragem, se apresentam como oferta de um alívio fugaz para um vazio existencial.
Estar atento e vigilante, propor horizontes e enchê-los de ambição, eis o antídoto para que os jovens não se percam no meio dos inúmeros cantos de sereia que hoje se apresentam.

Dia 27 DE JANEIRO

O poeta beija tudo, graças a Deus… E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade…
E diz assim: “É preciso saber olhar…”
E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos…
E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás…
E perde tempo (ganha tempo…) a namorar uma ovelha…
E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso…
E acha que tudo é importante…
E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim…
E reparou que os homens estavam tristes…
E escreveu uns versos que começam desta maneira: “O segredo é amar…”
(Sebastião da Gama)

DIA 28 DE JANEIRO
A pergunta pode ser feita numa cozinha, por uma criança que está a descobrir o mundo ou por qualquer mestre espiritual.
O nosso mundo interior é uma cebola ou uma batata?
Nietzsche, por exemplo, dizia que «tudo é interpretação», isto é, não há um núcleo de Ser a sustentar a nossa experiência de vida, tudo são cascas de cebola, modos de ver, perspetivas. Para lá disso não há mais nada.
Uma visão espiritual do mundo, por outro lado, está certamente do lado da batata, pois considera que mesmo escondida por uma crosta persiste uma realidade que é substanciosa e vital.
A verdade é que mesmo sabendo que a vida é uma batata, nós vivêmo-la muitas vezes como se fosse uma cebola.
Não habitamos em nós próprios e acabamos por ser levados por ideias, pontos de vistas, cascas e mais cascas. Segundo a escritora Susan Sontag, o mais urgente seria aprofundar para além dos nossos sentidos, aprendendo a ver melhor e a escutar melhor.
Só assim poderemos ser mais batata e menos cebola..

Dia 31 DE JANEIRO

Muitos dizem que a adolescência é a fase da vida dos filhos mais temida pelos pais.
Mas será que essa idade tem de ser sempre assim tão conturbada?
Muitos pais de adolescentes queixam-se por os filhos se terem tornado uns preguiçosos que só querem é ficar ‘esparramados’ no sofá a ouvir música, que tudo contestam e que só ligam às amigas e aos namoricos.
Entre outros, devido às mudanças hormonais, os adolescentes perdem aquela energia inesgotável que pareciam ter na sua meninice.
E aí há 2 coisas que os pais não devem fazer: estarem permanentemente a zangar-se ou pura e simplesmente nada fazerem.
Pelo contrário, os pais devem estimular os seus filhos adolescentes, com um sentido positivo, sem ameças ou paternalismos. A prática de um desporto, o contacto com a natureza, a inscrição no grupo de escuteiros, estudar, fazer voluntariado. Enfim, ajudá-los a vencer e, sobretudo, a vencerem-se.

Sem comentários: