quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Sinais dos tempos?

É cada vez mais difícil arranjar voluntariado

No dia mundial do Voluntariado, que hoje se assinala, o JM ouviu representantes de duas instituições de solidariedade social. Ambos consideram que é cada vez mais difícil arranjar quem se dedique a esta causa. Pedro Telhado, da Casa do Voluntário refere que, ainda assim, a sua instituição tem 400 pessoas que prestam apoio a várias instituições. São os jovens quem mais se dedica ao voluntariado

Nos tempos que correm, não é fácil conseguir arranjar quem se dedique a uma causa sem que, por isso, receba qualquer tipo de remuneração. Os diversos afazeres do dia-a-dia, o stress que cada vez mais consome a sociedade moderna, fazem com que as pessoas não tenham tempo para ajudar os outros.

O JORNAL da MADEIRA ouviu Pedro Telhado, da Casa do Voluntário na Madeira e José Manuel Barbeito, da Cáritas, sobre esta problemática, que foram unânimes em considerar que há cada vez mais dificuldades em arranjar quem se dedique ao voluntariado.

Hoje é dia do Voluntariado, e, por isso, de reflexão.

Pedro Telhado refere que as instituições apercebem-se, cada vez mais, da importância dos voluntários como complemento da actividade dos técnicos, pois «estes levam a uma maior humanização dos serviços prestados e a um maior bem-estar de todos.Pedro Telhado considera que apesar do incremento do número de voluntários, existirão sempre lacunas a serem preenchidas e a necessidade de novos voluntários tanto na Madeira como no resto do país.» No que diz respeito à realidade regional, Pedro Telhado é de opinião que «podemos dizer que temos tido sucesso mas acreditamos que todos os anos mais pessoas se decidirão a se tornarem voluntários».

A Casa do Voluntário conta com mais de 400 pessoas que se dedicam à causa em questão e que prestam serviço nas outras instituições. O perfil «é, cada vez mais, de pessoas jovens com educação média/superior», segundo Pedro Telhado. Os voluntários têm dado resposta à maioria dos pedidos que têm sido dirigidos à Casa do Voluntário pelas instituições.Quanto a iniciativas levadas a cabo pela Casa do Voluntário, Pedro Telhado diz-nos que aquela instituição organiza acções de promoção do voluntariado, como cursos, a marcha do voluntariado e a feira das vontades.

Notícia daqui.

Sem comentários: