quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O caudal de lama e a porta amiga


Há vários anos atrás um dos filmes do Ghost Busters falava de um caudal de lama gigante que se tinha formado nos subterrâneos de Nova York e que tinha sido criado pela concentação de maus desejos, discussões, zangas, rancor, maus comportamentos, stress, tristeza, etc..dos seus habitantes.


Por detrás da aparente beleza e quietude exterior dos edifícios que compõem as nossas cidades, existe um "caudal de lama" invísivel e muito feio composto por situações de marginalidade, alcoolismo, violência doméstica, abandono escolar, crise familiar, falta de afecto e diálogo entre gerações, etc...


Normalmente só quem se dá ao trabalho de procurar essa "lama escondida" é que a encontra, caso contrário, continuará a viver a sua vidinha diária sem se aperceber realmente do que anda por aí.


E nesse grupo encontram-se todas aquelas associações e demais iniciativas de apoio social.


Ontem, tive a satisfação de conhecer pessoalmente o trabalho realizado pela associação "Uma Porta Amiga" em Tavira que conta com o apoio da Segurança Social e da Câmara de Tavira.


O principal objectivo desta associação centra-se no apoio a jovens, adolescentes e famílias carenciadas.


A “Porta Amiga” dispõe de um Centro de apoio familiar, onde as famílias podem ser aconselhadas, reencaminhadas e “educadas” para viverem na sociedade e não se sentirem excluídas dela, combatendo as dificuldades económicas, sociais e culturais.


As pessoas que recorrem a esta Associação podem encontrar um ambiente familiar que, no caso dos mais novos, é fundamental para poderem crescer e evitar que o seu destino se perca num caminho de comportamentos ilícitos. Futuramente, a Associação irá ter um Centro de Acolhimento Temporário, com capacidade para 20 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos.

Morada:R. Major José C. Sousa, 1 – C8800-221 TaviraTelefone: 281 325 946Fax: 281 325 946

1 comentário:

Anónimo disse...

Só gostaria de acrescentar que o Centro de Acolhimento temporário d Associação Uma Porta Amiga, ao qual de se designou de CAT Sítio de São Marcos já está a funcionar dede Junho e que já conta com 14 jovens acolhidos.

Um abraço a todos,

humberto oliveira