quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Primeiro centro de saúde faz dez abortos em duas semanas

Em mais de duas semanas de funcionamento da consulta de Interrupção Voluntária da Gravidez, o Centro de Saúde de Viana do Castelo, pioneiro neste projecto, já efectuou dez abortos químicos, número que fica "acima" das expectativas iniciais, admitiu ontem ao DN o coordenador da área de saúde materna da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
"Estamos a falar de uma dezena de situações [IVG] que foram resolvidas no Centro de Saúde de Viana, sem complicações. O número de consultas é mais ou menos o mesmo", acrescentou Paulo Sarmento. O responsável reconhece, ainda assim, que a afluência nestas primeiras semanas superou as expectativas. "Ficou um pouco acima do esperávamos, mas também se explica pelo facto de a consulta estar articulada com o Centro Hospitalar. Este período coincidiu com as férias de alguns especialistas no hospital", explicou.
Ver mais aqui.

1 comentário:

João Lima disse...

Provavelmente Paulo Sarmento não sabe que foram feitos estudos:
http://algarvepelavida.blogspot.com/2007/09/aborto-qumico-tem-mesmos-riscos-que.html

que revelam que:
...
"Entre os casos analisados registaram-se 274 gravidezes ectópicas, 1.426 abortos espontâneos, 552 partos prematuros e 478 recém-nascidos com baixo peso com incidência semelhante entre as mulheres que usaram fármacos e as que seguiram o processo cirúrgico."
...

Uma autêntica desgraça !!! O aborto químico tão mau quanto o cirúrgico!
Sr. Dr., seria melhor informar-se antes de dizer algo como:
“… dezena de situações [IVG] que foram resolvidas no Centro de Saúde de Viana, sem complicações …”

Na verdade, as complicações adicionais podem mesmo surgir!