segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Aborto mata 68 mil mulheres por ano

Relatório divulgado pelo Banco Mundial afirma que das certa 48 milhões interrupções voluntárias da gravidez que se fazem anualmente ocorrem 68 mil fatalidades.
O estudo intitula-se "Questões sobre População no Século 21: O papel do Banco Mundial", e estima que entre os 46 milhões de abortos que ocorrem anualmente, metade deles são realizados fora das medidas de segurança e higiene. Para além destes dados alarmantes, o estudo refere ainda que das cerca de 210 milhões de mulheres que engravidam todos os anos, 500 mil morrem durante a gravidez ou durante o parto. Segundo o mesmo, uma em cada cinco mulheres recorre à interrupção voluntária da gravidez por falta de acesso a métodos contraceptivos.
Estas informações foram baseadas em dados recolhidos de diversos países, divididos em três grupos de acordo com os níveis de fertilidade: alta, média ou baixa. No primeiro grupo encontra-se a região da África Subsariana; no segundo países do Médio Oriente, norte e sul de África, leste e sul asiático e América Latina; e finalmente, no terceiro grupo, surge o Brasil.
O Banco Mundial refere ainda a importância de se realizarem diversos programas de saúde, realçando a importância de um planeamento familiar adequado como forma de diminuir a mortalidade infantil, geralmente relacionada à diminuição das taxas de fertilidade.

Fonte: Farmacia.com.pt

Sem comentários: