terça-feira, 18 de setembro de 2007

Projectos de prevenção da gravidez adolescente

PSD/Açores defende rápida prevenção de gravidez adolescente
O líder parlamentar do PSD/Açores, Clélio Meneses, defendeu hoje a «urgência da aplicação das medidas previstas para o planeamento familiar e educação afectivo-sexual previstas na legislação desde o ano 2000».

Clélio Meneses sustentou a sua reivindicação no facto de os Açores «serem a região do país onde é mais elevado o número de gravidezes na adolescência» tendência que necessita de medidas «para diminuir os casos».

«Isto é mais grave ainda quando em sede de comissão parlamentar o Secretário Regional dos Assuntos Sociais afirmou que em 2005 o número de casos foi de 175 casos enquanto o Serviço Regional de Estatística contabilizava 321 casos», disse o parlamentar.

Clélio Meneses acusou o governo de «não saber o que se passa na gravidez da adolescência o que indicia a necessidade de serem tomadas medidas urgentes».

O grupo parlamentar social-democrata reuniu hoje com o Sindicato Democrático dos Professores pelo facto de, e segundo Clélio Meneses, «em sede de comissão parlamentar os socialistas terem recusado ouvir os sindicatos dos enfermeiros e professores e ordem dos médicos».

Para que a avaliação seja adequada, acrescentou, é necessário ouvir os agentes que «têm um envolvimento directo nesta questão mas o PS, fugindo ao diálogo e ao sentir real dos problemas das populações através daqueles que as representam rejeitou a audição do sindicato dos professores».

Clélio Meneses justificou a iniciativa do grupo parlamentar junto do sindicato dos professores alegando que «os professores têm um papel fundamental na formação humana».

Na próxima semana o grupo parlamentar laranja vai ouvir, também, na ilha de São Miguel o Sindicato dos Professores dos Açores.

Por seu turno o presidente do Sindicato Democrático dos Professores, Fernando Fernandes, disse que tinham «transmitido o seu diagnóstico sobre esta situação nas escolas» realçando a «sua importância fundamental da educação escolar para a sexualidade».

«Esta educação sexual deve ser inserida num âmbito mais vasta de uma educação para a promoção da saúde», formando professores, criando grupos de apoio e atendimento nas escolas, disse.

Segundo Fernando Fernandes o diagnóstico assenta de uma «observação no terreno» que nos Açores leva a que «a situação precise de afinações» nomeadamente através da «criação de gabinetes de atendimento de alunos, compostos por equipas multidisciplinares de professores com formação específica».

«A escola teria assim um papel de intermediação entre os problemas dos alunos e aquilo que são os seus contextos familiares e as suas necessidades de desenvolvimento pessoal».

O PSD/Açores entregou, no passado mês de Maio, na Assembleia Legislativa Regional uma proposta de resolução para ser «efectuado o diagnóstico regional ao nível da maternidade» esperando que ele venha a ser discutido na sessão legislativa do corrente mês de Setembro.

Diário Digital, 13-09-2007

Sem comentários: