segunda-feira, 9 de julho de 2007

"Cegonha" ajuda grávidas adolescentes

Em Santa Maria da Feira, as grávidas adolescentes têm o apoio dos serviços sociais de Câmara através de uma iniciativa pioneira. "Cegonha & Companhia" é uma estrutura de apoio ao domicílio das futuras mães. Na maioria dos casos a porta abre-se, mas ainda há quem veja na gravidez prematura um estigma social e recuse ajuda.


Ninguém sabe dizer qual o número de grávidas adolescentes no concelho. Os responsáveis pela acção social da Autarquia feirense, através do gabinete "Cegonha & Companhia", dão, actualmente, apoio a 15 adolescentes grávidas, entre os 15 e os 17 anos, e a algumas mães que, apesar de terem atingido a maioridade, ainda necessitam de acompanhamento pós-parto. As técnicas fazem acompanhamento sistemático respeitando, no entanto, a livre escolha e opções de cada jovem.


O trabalho inicia-se com acções de divulgação e sensibilização nas escolas, centros de saúde e centros sociais, instituições de primeira linha na sinalização dos casos que necessitam de intervenção. Segue-se o contacto com as adolescentes, uma das etapas mais difíceis. "São normalmente situações muito escondidas e não é fácil conseguir que confiem em nós para que o trabalho seja feito", explica o responsável pelo projecto, Hugo Cruz.


Também a técnica que acompanha no terreno as grávidas adolescentes, Ana Reis, explica que as jovens "têm tendência a esconder-se". Mas, adianta, com o surgir das dificuldades acabam por procurar ajuda. Ana Reis afirma que muitas das jovens tem dificuldades económicas e estão ligadas a ambientes problemáticos como o alcoolismo, absentismo escolar e até a abusos sexuais.


A "Cegonha & Companhia" disponibiliza consultas da especialidade e transporte para as grávidas não faltarem, cursos de preparação para o parto, cuidados materno-infantis ao domicílio, massagem infantil, gestão doméstica e consultas de psicologia. A partir de Outubro, haverá acções de sensibilização para educação sexual em escolas e grupos de jovens.


Notícia para ler aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

meu nome é Natalia estou gravida de 5 meses tenho 16 anos e não tenho condiçoes de comprar as coisas do meu bb preciso de ajuda moro em goiania goias meu tel é 062_91002617 me ajudem por favor

PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA disse...

Olá Natalia
Nós somos de Portugal mas temos amigos aí no Brasil e, em princípio, na cidade onde mora.
Pedi ao nosso amigo Wagner que a ajude.
O seu e-mail é wagnerluis@gmail.com
Tenho a certeza que ele a ajudará e tudo correrá pelo melhor.
Parabéns pela sua gravidez e bem haja!
Miguel