segunda-feira, 16 de julho de 2007

Estado vai gastar entre 5,8 milhões e 6,1 milhões de euros por ano

O Sol de hoje informa que o aborto deverá custar, anualmente, "pelo menos 5,8 milhões de euros ao S.N.S., tendo em conta uma previsão de entre 17 e 18 mil abortos e um gasto mínimo de 341 euros por cada caso".

Segundo a portaria n.º 781/A/2007 publicada, hoje, em Diário da República, o aborto custará 341 ou 444€ , consoante a opção pelo método adoptado. Além disto, em casos de internamento, os valores do aborto serão de 829,91 e 1074,45€.

Numa estimativa de abortos a realizar, o Sol refere que o Estado deverá pagar, pelo menos, entre 5,8 milhões e 6,1 milhões de euros, anualmente.

Resta-nos esperarar para saber, face à "euforia aborto", quanto pensa o Estado gastar com a prevenção e redução do aborto, em quanto pensa ajudar as instituições que ajudam mulheres grávidas em dificuldades, em quanto pensa aumentar o abono de família e quais as medidas que vai adoptar para que a taxa de natalidade não continue a descer. Vamos esperar.

P.S.

Face à notícia do Sol, não deixo de me interrogar:
- se estes são os valores que o SNS prevê gastar, quanto não ganharão as clínicas de aborto?
- quantos abortos não vão ser realizados (legais ou não, dentro e fora do país)?

Não deixa de ser curioso como, acerca do estudo da A.P.F., se lê no Sol: "sobre as práticas do aborto em Portugal envolveu 2 mil mulheres e indica que o método de aborto mais utilizado (antes da introdução da nova lei) foi a raspagem, seguido de comprimidos e aspiração". Como se pode fazer um estudo fiável com uma amostragem de duas mil pessoas? E, o aborto não era de vão de escada?
Ver a notícia também no Diário Digital, no Jornal Digitário e na Rádio Diana.

Sem comentários: