terça-feira, 3 de julho de 2007

O "menino Azul" e a sua mãe continuam a luta por mais um ano de vida

Helena Silva, a mãe do "menino Azul", continua mais uma luta pelo seu filho:


Emanuel Silva, conhecido como «menino azul», vai voltar para casa, esta terça-feira, depois de ontem ter sido sujeito a uma cirurgia para retirar a sonda pela qual se alimentava há 10 anos. Ao PortugalDiário Helena Silva, mãe do «menino azul», explicou porque o Emanuel está mais seguro em casa.


«No hospital o risco de infecção é grande. Ele pode apanhar algum vírus ou bactéria. Eu tenho muita experiência a cuidar dele e tenho todo o equipamento em casa. Ele vai ser transportado esta tarde de ambulância. Se houver algum problema grave, volta para os cuidados intensivos», adiantou.

Emanuel, que completou 11 anos recentemente, sofre do Síndrome de Alagille e Tetratologia de Fallot, doenças hepáticas que lhe provocavam hematomas e borbulhas na pele dando-lhe um tom azulado. Depois da operação o «menino azul» vai poder comer normalmente, no entanto, só após o período de recuperação. Actualmente, Emanuel ainda está muito «abatido» e «não come há três dias».

Helena Silva explica que o estado de saúde do filho inspira muitos cuidados porque «é preciso sofrer de um lado para resolver o outro. Quando se tratam os pulmões afecta-se o coração. É muito difícil. Mas eu estou habituada a ser enfermeira dele 24 horas por dia».

Apesar do quadro clínico ainda ser instável e de uma «noite difícil», a mãe do «menino azul» diz que não perde a esperança e já disse a Emanuel para «não desistir».

O NIB para os donativos de ajuda ao «menino azul» é: 003500990004146020074.

Notícia daqui.

Sem comentários: