domingo, 2 de outubro de 2011

Mulheres- Vítimas do divórcio


Uma das grandes conquistas da "modernidade", o divórcio, está na origem de muitas depressões, infelicidades e insucessos profissionais e escolares.

Numa esmagadora maioria dos casos, o divórcio deixa atrás de si uma mulher, abandonada e sozinha com os seus filhos por criar e acompanhar.

Quantas vezes, o homem opta por fazer um "up-grade" da sua companheira e escolhe alguém mais novo para lhe satisfazer as necessidades fisiológicas mais básicas. Outras vezes, a andropausa e a crise dos 40 ou dos 50, leva-o a afastar-se do ambiente familiar tradicional.

As mulheres que ficam do divórcio sofrem de uma enorme baixa de auto-estima, quantas vezes, entram em depressão, perdem o apetite, passam a vida a chorar e tornam-se muito mais sensíveis a tudo o que se passa ao seu redor, mas sobretudo muito mais vulneráveis.

É a hora de ganhar coragem e de enfrentar a vida. Ser pai e mãe ao mesmo tempo, se necessário. Nisto as mulheres são muito mais responsáveis e maduras do que os homens.

Seria bom que o legislador, a sociedade civil e as Igrejas tivessem uma atenção especial para o apoio às mulheres vítimas do divórcio.

Por detrás da infelicidade de uma mãe, reflecte-se a infelicidade dos filhos com todos os inconvenientes daí decorrentes, em termos de potencial delinquência, insucesso escolar, alcoolismo, toxicodependência, etc...

Sem comentários: