quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hobbit: Gente pequena que se faz grande

 
 
Visitado por Gandalf, o intemporal feiticeiro guardião da paz e da concórdia no mundo de Tolkien, Bilbo é desafiado a deixar o conforto do lar e do seu tranquilo quotidiano para partir com o povo anão à reconquista da Montanha Solitária, que este povo há muito perdera.
Liderado por Thorin, o herdeiro que nunca esqueceu nem perdoou aquela perda e a do pai às mãos de um tenebroso Orc, o grupo enfrenta inúmeros perigos com a convicção e teimosia própria dos anões, enriquecida pela humilde perícia de um simples hobbit.
Ao longo da tempestuosa demanda torna-se claro que a ameaça que paira sobre a Terra Média vai bem além da investida dos Orcs ou do dragão Smaug: no dia em que o coração da Montanha Solitária foi descoberto, por atarefados anões forjando as extraordinárias riquezas da terra, libertou-se o Mal...
Assim começa a nova aventura da ‘parceria’ J.R.R. Tolkien/Peter Jackson, que chega aos cinemas com a mais inovadora tecnologia cinematográfica: a High Frame Rate 3D, que em vez dos habituais 24 fotogramas por segundo filma 48. 
Visto em 3D, “O Hobbit – Uma Viagem Inesperada” é um entusiasmante regresso ao espírito venturoso de Tolkien e à sobeja riqueza simbólica das suas criações, onde o Bem e o Mal se confrontam num combate protagonizado não por heróis com super poderes, nem pelo recurso à magia, mas por gente que de pequena, simples e humilde se faz grande: desacomodando-se pela defesa do Bem, não em causa própria mas comum - o  direito de outro povo à sua terra.
"O Hobbit" estreia em Portugal esta quinta-feira, 13 de dezembro.
 
Margarida Ataíde
SNPC
 

Sem comentários: