domingo, 30 de dezembro de 2012

Textos Rádio Costa D'Oiro de 18 a 31 de Dezembro


 

Dia 18 de Dezembro de 2012- Terça Feira

 

Todos os dias são bons dias para ajudar, para fazer a diferença na vida de alguém…

 

A Cáritas de Portimão está, neste momento, a precisar de calças de ganga de homem, tamanhos 38 a 42 e sapatos de homem, tamanhos 39 a 43.


Para jovens casais em dificuldades, são precisas fraldas, tamanho 5 (9 a 15 kilos) e roupas de inverno e verão para bébé


Se tiverem algumas destas 2 coisas, podem responder a este apelo para o e-mail algarve.vida@gmail.com ou dirigir-se diretamente à sede da Cáritas Portimão no antigo edifício da Caixa Agrícola.

 

Dia 19 de Dezembro de 2012- Quarta Feira

 

O que têm em comum os autores dos massacres de Sandy Hook e da ilha de Utoia, Adam Lanza e Anders Breivik?

Erm ambos filhos de pais divorciados, onde o pai pura e simplesmente se afastou da família, deixando os filhos aos cuidados solitários das suas mães.

Não quer isto dizer que ser filho de pais divorciados onde o pai desaparece seja condição para ser um futuro serial killer, mas a existência de famílias disfuncionais, onde a figura paterna é inexistente, contribuí bastante para resultados igualmente disfuncionais ao nível da inclusão social e do sucesso escolar.

Seria importante que quem é pai, assuma e tome consciência das responsabilidades daí decorrentes.

Os filhos agradecem

 

Dia 20 de Dezembro de 2012- Quinta Feira

 

Entre as competências que desenvolvemos, raramente está a arte de escutar.

Na regra de São Bento há uma expressão essencial se queremos perceber como se ativa uma escuta autêntica: «abre o ouvido do teu coração».

Quer dizer: a escuta não se faz apenas com o ouvido exterior, mas com o sentido do coração.

A escuta não é apenas a recolha do discurso verbal.

Antes de tudo é atitude, é confiar-lhe a nossa atenção, é disponibilidade para acolher o dito e o não dito, o sentimento de plenitude ou de frustração.

E fazer isto sem paternalismos e sem cair na tentação de se substituir ao outro.

Ouvir é oferecer um ombro, onde o outro possa colocar a mão, para rapidamente se levantar.

 

Dia 21 de Dezembro de 2012 - Sexta-Feira

 

Aonde quer que vamos estamos constantemente a construir lugares, ainda que por instantes.

O mais grave é que demasiadas vezes não acrescentamos nada a esse espaço; pelo contrário, levamos algo que não nos pertence.

A irritação à mesa do pequeno-almoço tira a alegria da família.

O condutor que atira a lata de cerveja pela janela tira uma pequena parte da beleza da vizinhança de alguém.

O gestor que não procura uma oportunidade para dizer «Excelente trabalho!» tira confiança ao seu trabalhador.

Todos estes gestos são feitos por boas pessoas como nós, que não se apercebem do que estão a fazer.

Temos de impedir que isto continue!

Há que aproveitar e usar o tempo que nos é dado para transformar cada momento e cada lugar em lugares de "beleza" que só se alcança se nos procurarmos nos outros e não se nos procurarmos apenas em nós próprios.

 

 

Dia 24 de Dezembro de 2012- Segunda Feira

 

O Ministério da Saúde de Angola tem, neste momento, em marcha uma campanha de prevenção do HIV/SIDA.

O original desta campanha é que não se reduz à ideia simplista do recurso ao preservativo como método totalmente eficaz de prevenção desta doença.

Os folhetos chamam à atenção para o facto das relações sexuais não terem de ser necessariamente o fim último do namoro e ainda para a importância da abstinência e da fidelidade como meio de prevenção da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.

O folheto cita o ditado “quem tem pressa, tropeça” e chama a atenção para a importância de evitar a pressão da comunicação social e de associar as relações sexuais à responsabilidade de quem as pratica.

 



Dia 25 de Dezembro de 2012- Terça Feira

 

Alfred Delp escreveu no Natal de 1944 um texto sobre o Natal a 2 meses da sua execução por enforcamento por alegadamente ter estado envolvido na tentativa de assassinato de Hitler.Este texto é um misto de amargura pelo presente e esperança pelo futuro. Aqui ficam alguns excertos:

“Podemos questionar-nos sobre porque é que Deus nos enviou para este tempo,  porque é que Ele nos mantém no meio deste caos onde tudo parece sem esperança e negro (…)

A resposta para estas questões reside talvez no facto de termos vivido na terra num estado de segurança completamente falso e forjado (…)A grande questão do advento para nós consiste, é pois, a de saber se se saíremos destas convulsões com a firme determinação de que nos devemos erguer. Sim, ergueí-vos ! É altura de acordar do sono”.

Feliz Natal !

 

Dia 26 de Dezembro de 2012- Quarta-Feira

 

Pi é um adolescente indiano cujos pais são donos de um zoo e é, com os animais do zoo, que ele vai aprendendo as primeiras leis da vida.

Quando a viabilidade do zoo é ameaçada e a família decide partir para o Canadá, o barco em que seguem sofre uma violenta tempestade e naufraga. Em pleno Oceano Pacífico, Pi vive a mais temível e extraordinária experiência humana, entregue a Deus e ao seu discernimento, num bote onde couberam ainda uma zebra, uma hiena, um orangotango... e um portentoso tigre de Bengala...

Nesse bote, este rapaz lança interrogações e reflexões sobre o sentido da vida e da existência. Reflexões que surgem de forma mais evidente ou subliminar na relação fabulosa de Pi com os animais e inevitavelmente nos momentos de maior tragédia e espanto, ante a experiência do desespero ou da solidão. Por vezes, na ausência de Deus, e por outras na sua magnânima presença.

Um filme a ver neste Natal.

 

Dia 27 de Dezembro  2012- Quinta-Feira

 

A ausência do pai na educação familiar sempre foi uma tradição. 

Mas além de física, a falta do pai é, hoje, sobretudo emotiva, cognitiva e espiritual. Tais privações influem em todos os filhos, mas as principais consequências negativas repercutem-se mais nos filhos varões.

Ora, o filho precisa integrar ambos os mundos – paterno e materno – para, depois, na maturidade, assumir e responder adequadamente às complexas contradições que o esperam e precisa relacionar-se com ambos, de maneira isolada e conjunta com ambos.

A ausência do pai na educação do filho varão é um fato de nefastos efeitos não somente para a sua identidade pessoal, mas com reflexos prejudiciais para a própria sociedade.

 

 

 

Dia 28 de Dezembro de 2012- Sexta-Feira

Jean Paul Sarte dizia que A “Felicidade não é fazer o que cada um quer, mas antes querer o que cada um faz"

Podemos dizer que há felicidade quando vivemos mais experiências e estados emocionais positivos do que negativos.

Mas um dos nossos maiores erros reside na ideia que a felicidade é sempre o resultado de uma coisa boa que nos acontece.

Embora isto seja verdade, também é verdade a relação inversa, isto é,  que a felicidade em si, por sua vez, também conduz a bons resultados.

O que a chamada “psicologia positiva”, que, em Portugal, tem vindo a ser promovida, entre outras pela Prof. Helena Águeda Araujo, tem vindo a alertar é que as pessoas mais optimistas e mais felizes vivem mais, gozam de melhor saúde, são mais produtivas, obtêm melhores resultados, desfrutam mais das suas relações e são mais generosas.

 

 

 

Dia 3 de Dezembro de 2012- Segunda-Feira

 

Os vídeos provam-no: o bebé, ainda na barriga da mãe, já boceja.

Em traços gerais, estas são as principais conclusões do estudo de uma equipa britânica, publicado recentmente numa revista científica

No total, os cientistas fizeram 58 ecografias, que permitiram distinguir entre um bocejo  a mera abertura da boca.

Segundo a cientista que liderou esta investigação, a frequência dos bocejos dos fetos no útero pode estar ligada à maturação do cérebro durante a gestação.
Esta é mais uma prova da existência de um vida que se vai já definindo muito antes do nascimento

Sem comentários: