quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Workshop sobre "Trissomia 21"

 
 
A Associação Existir promove amanhã, sexta-feira, 9, a partir das 10:00 horas, na biblioteca municipal de Loulé, no âmbito da sua política de responsabilidade social, um workshop intitulado «Um olhar diferente sobre a Trissomia 21».

O evento, com entrada gratuita e aberto ao público em geral, criado com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questão da inclusão destas pessoas «diferentes», visa promover um espaço de debate e esclarecimento sobre a patologia e formas de lidar com a mesma.

Apenas ao longo do último século, recorda a associação louletana, a atitude da sociedade para com as pessoas com limitações ao nível do seu desenvolvimento psicomotor, como é o caso da trissomia 21, foi sendo gradualmente alterada.

“Esta atitude resultou da exigência de variados elementos da sociedade, como pais e associações, para que estas pessoas pudessem usufruir dos mesmos direitos e oportunidades que todas as outras”, refere-se.

As populações com trissomia 21, apesar das suas limitações, são pessoas alegres, responsáveis e podem realizar diversas tarefas, como qualquer outra pessoa, participando ativamente na vida da comunidade procurando ser tratados com respeito e dignidade.

“É importante que as pessoas com trissomia 21 atinjam plenamente o seu potencial, numa sociedade inclusiva, em que todos somos iguais e todos somos diferentes”, conclui a Existir.

Fonte: Diário do Algarve On Line

Sem comentários: