quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nº de adopções aumentam ligeiramente

Os dados da Segurança Social não indicam as idades das crianças adoptadas, mas os técnicos sublinham que são as mais novas. Os mais velhos, com problemas de saúde e não caucasianos, dificilmente encontram pais adoptivos, o que acontece com um quinto dos que esperam adopção.
A presidente da Bem Me Queres, associação para a adopção, Cristina Henriques, regista o aumento substancial de adopções com preocupação. E justifica: "Preocupa-me que as crianças mais crescidas estejam a ficar mais tempo nas instituições, porque estes processos exigem mais tempo e maior atenção das técnicas para encontrarem candidatos." E não aceita o argumento de que os portugueses só se interessem pelas crianças mais novas, salientando que não foi feita a formação prometida: dos técnicos dos serviços e dos candidatos. O gabinete de Edmundo Martinho adianta que a primeira fase do Plano de Formação para a Adopção teve início em Setembro e abrangeu 120 técnicos, e que em Dezembro começou a formação dos candidatos.
Mas as crianças adoptadas são só uma pequena parte das institucionalizas. Nos últimos dados divulgados, em 2008, havia 2687 para adopção num total de 13 910

6 comentários:

Rosalino disse...

olá

Realmente não se fala em números, mas de uma coisa posso dizer, estou á espera de uma criança de qualquer de qualquer raça, de qualquer sexo, de qualquer credo, até aos seis 7 anos e pelos vistos não tem.
adorava saber os numeros,
bem hajam pelo vosso trabalho

MRC disse...

Caro Rosalino
Obrigado pelo comentário e pelo link do seu blogue para o nosso que, aliás, já retribuí colocando também o seu link no nosso blogue.
Parabéns pelos temas que trata tão importantes e, por vezes, tão esquecidos.
Quanto ao que me conta, não é de espantar. De qualquer forma, se já lhe foi atribuído o certificado de adoptabilidade poderá também candidatar-se à adopção internacional.
Sugiro que fale com a Dra. Ana Gama da associação Emergência Social 911089795 http://maibabyadop.blogspot.com/

Anónimo disse...

Nós estamos à espera há 6 anos por uma criança, de qualquer sexo, branca, sem problemas de saúde, aqui no Algarve, onde é considerado o distrito do país mais rápido na entrega de crianças para adopção, sem qualquer resposta da Segurança Social nem previsões!
É deveras frustante ver os anos a passarem por nós e nada acontecer!
Será que nos podiam ajudar?
Ana Dias

Anónimo disse...

Faltou dizer que a idade da criança é até 5 anos.
Ana Dias

MRC disse...

Olá Ana Dias
Penso que é importante que exista alguém junto do processo que incentive o seu andamento. Por vezes, há notificações que estão pendentes que se podem antecipar por intermédio de uma mera consulta ao processo e outras situações do género.
Podemos tentar dar uma ajuda. Também colaboramos com algumas instituições algarvias que trabalham com adopções.
Aconselho que nos envie um e-mail para algarve.vida@gmail.com com mais pormenores e depois veremos o que se poderá fazer.

MRC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.