sábado, 21 de junho de 2008

A angústia dolorosa da perda de um filho: dois testemunhos

No dia um de Janeiro, tinha eu 22 anos descobri que estava grávida. Uma autêntica surpresa. Tive medo, confesso, mas um aborto não fazia parte dos meus planos nem dos do meu namorado, assumimos esta gravidez com unhas e dentes e tornou-se muito desejada por nós.

Uma nova etapa um curso para terminar, ecografias, análises, dias felizes.... recebi um telefonenea pela altura da páscoa em que o meu médico me disse que tinha recebido o resultado das análises e que apontava para uma trissomia, mas que o mais provável eram as análises não estarem correctas, pois tinha uma grande margem de erro.

Ameniocentese... duas semana de espera e o resultado foi uma trissomia 18, uma doença rara em que é nula a subrevivência de uma criança, mas o laboratório pediu o meu cariótipo e o do meu namorado para ter realmente a certeza... mais 2 semanas a espera.... o laboratório pede novas análises, pois o sangue não estava a crescer e lá fomos de novo tirar sangue e mais duas semanas de espera... e os resultados tinham chegado e realmente era a tal trissomia 18... assinei o papel que mais me custou assinar , a autorização do aborto foi tudo tão lento e ao mesmo tempo tao rápido... fora as esperanças que o médico me deu que achei errado e fora o facto de o hospital nunca ter tido uma unica psicóloga disponível para me ouvir ou me dirigir a palavra. O apoio familiar foi muito, há excepção de uma pessoa que por motivos religiosos nao aceitou e propôs que eu tivesse esta filha e ele a propôs que eu tivesse esta filha e ele a adoptasse, isto uma pessoa próxima, mas os médicos disseram que podia projudicar também a minha saúde.... e nunca me passaria pela cabeça que ele fosse dizer isso. Que raiva que me meteu - será que fui egoísta??? mas tratava-se de uma questão de saúde... foram os dias mais horríveis da minha vida....

Carolina

-------

Olá a todas! Vi a reportagem ainda agora no canal 1, fiquei muito sensibilizada com as vossas entrevistas!! e como hoje é Dia da Mãe, não quero deixar de vos enviar uma pequena homenagem e dizer que mulheres como vocês são realmente muito fortes , muito corajosas!! Sou mãe de uma menina linda, saudável (apesar de também me ter dado um grande susto na gravidez), e não consigo imaginar o meu mundo sem ela. Não consigo compreender como é tão importante para certas pessoas a legalização do aborto voluntário, havendo tantas mulheres que passam por momentos tão difíceis como um aborto involuntário.... ninguém vem discutir isso para o parlamento, para a televisão, na rua, no café... ninguém se importa com os sentimentos de uma mulher e de um homem que desejam a criança que geraram e depois a perdem.. . por isso mesmo eu vos deixo aqui uma homenagem neste Dia tão especial, e, sim, sintam-se mães, porque na realidade é o que são!!!
Carla Ribeiro


Testemunhos daqui.

Ver também aqui.

Sem comentários: