domingo, 30 de setembro de 2007
É preciso ter muita lata !
Posted by MRC at 17:40 0 comments
Uma árvore por cada bebé
Esta ideia é de realçar em valor absoluto, mas, também, em valor relativo, uma vez que é uma pedrada no charco em que o Ministério da "Saúde" se transformou neste domínio sob a orientação da fúria anti-natalista do actual Ministro que tem levado a "maternidades" se vangloriarem do número de abortos que têm vindo a praticar, que é tão idiota como alguém se orgulhar de ter despejado o seu cantil no deserto!
A APFN recomenda fortemente que autarquias e maternidades merecedoras desta designação sigam estes e outros exemplos, enquanto o Governo não tomar medidas a sério para enfrentar e vencer o Inverno demográfico, que terá que, inevitavelmente, começar por neutralizar a fortíssima política anti-natalista promovida pelo Ministério da "Saúde" e pelo sistema fiscal português.
De novo, realça o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara de Vila Real, e que pode ser consultado em http://www.cm-vilareal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=73&Itemid=55 e http://www.youtube.com/watch?v=sMrZpTCgfnM&NR=1.
30 de Setembro de 2007
Fonte: APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Posted by Liliana F. Verde at 16:46 0 comments
As seringas e a crise do Estado
De facto, um Estado, com uma constituição programática como a nossa tem como objectivo fomentar a paz e o progresso social entre os seus concidadãos. Nesta perspectiva, a meu ver, há sempre um objectivo de perfeição mínimo.
O Estado não tem por missão fazer com que os cidadãos sejam santos; mas já tem obrigação de lhes dar as condições mínimas para poderem ter saúde, poderem criar e educar os seus filhos, poderem trabalhar e ter o seu sustento, etc., etc..
Entendo, pois, a missão do Estado como isso mesmo uma “missão” de melhorar o que está mal e é objectivamente nocivo.
Porém, nos últimos tempos, à semelhança do que tem vindo a acontecer em vários outros países ocidentais, surge um pouco a ideia do reconhecimento do falhanço do Estado.
O Estado de Direito não consegue melhorar a vida das pessoas porque o Orçamento não permite, porque as políticas de contenção de despesa não permitem, porque não há meios logísticos, nem humanos para mudar a realidade.
Então, se assim é, o Estado opta pela ideia do “Se não consegues vencê-los, então junta-te a eles”. E, assim, o objectivo do Estado deixa de ser o de melhorar a realidade negativa, tal como resulta da sua própria Constituição, mas sim simplesmente o de atenuar as consequências e efeitos negativos dessa realidade negativa.
Esta lógica de medíocridade, conformismo e resignação vimo-la recentemente na forma como a nova Lei do Aborto foi regulamentada e vemo-la agora na forma como, de forma descarada, se opta pela distribuição de seringas nas prisões.
Mais uma vez a lógica do “A droga nas prisões é uma realidade, quer queiramos, quer não”; “O uso de seringas usadas e infectadas é uma realidade quer queiramos, quer não”; “A infectação de pessoas com HIV e Hepatite é uma realidade quer queiramos, quer não”, logo só há que distribuir seringas.
O Estado não está preocupado em sujeitar os presos toxicodependentes a programas de desintoxicação, colocando-os eventualmente em locais mais adequados à sua cura.
Não, o Estado débil só sabe reconhecer a sua impotência e depois concluí “que se droguem, mas sem se infectarem”.
É chocante e diz muito do Estado e da sociedade medíocre em que actualmente vivemos.
Passámos, no início do século XX, de Estados autoritários e com um forte pendor transformador e programático, caso dos Estados totalitários nazis e comunistas, para, no início do século XXI, um Estado frouxo, oco, conformista, impotente e permissivo.
Posted by MRC at 07:54 0 comments
Labels: Nova lei do aborto, Toxicodependência
sábado, 29 de setembro de 2007
Requerimento para pedido de apoio pré-natal definido
A Portaria 1277/2007 define um modelo único que servirá, igualmente, para o pedido de abono de família para crianças e jovens. “Sendo em grande parte, coincidente a informação necessária à avaliação do reconhecimento do direito ao abono de família pré -natal e ao abono de família para crianças e jovens, justifica -se, por razões de simplificação e racionalização, a elaboração de um único modelo de requerimento”, refere a Portaria.
O abono de família pré-natal é uma das medidas de incentivo à natalidade introduzidas recentemente, a par da majoração do abono de família para crianças e jovens.
O abono de família pré-natal é devido às mulheres grávidas a partir do mês seguinte àquele em que atinjam a 13.ª semana de gestação, até ao mês do nascimento, inclusive.
Já a majoração do abono de família para crianças e jovens traduz-se no aumento desta prestação em duplicado ou em triplicado, para as crianças entre os 12 e os 36 meses de idade, em famílias com dois ou mais filhos.
Para mais informações, é possível consultar a ficha de serviço “Abono de Família Pré-Natal e Majoração do Abono de Família para Crianças e Jovens” do Portal do Cidadão.
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 07:23 0 comments
Labels: Apoio à mulher, Apoio à vida
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
1 Euro por 1 Vida
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 12:47 2 comments
Idosos serão o dobrodos jovens em 25 anos
Notícia daqui.
Posted by Liliana F. Verde at 09:14 0 comments
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Até ao momento, com as Mamamaratona anteriores a AOA, conseguiu angariar fundos para a aquisição de uma Unidade Móvel de rastreio do cancro da mama que, desde Junho 2005, está a ser utilizada em todos os concelhos do Algarve para o Rastreio do cancro da mama na região..
A próxima “Corrida Contra o Cancro” terá lugar em Portimão, EXPOARADE, no dia 14 de Outubro, Domingo, às 10.00H da manhã.
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 22:50 0 comments
Labels: Apoio à saúde
O negócio
Posted by Liliana F. Verde at 21:54 0 comments
Labels: Nova lei do aborto
Dia Europeu Contra a Pena de Morte
O Conselho da Europa anunciou hoje que decidiu proclamar o dia 10 de Outubro como «Jornada europeia contra a pena de morte», decisão que tinha sido bloqueada ao nível da União europeia por um veto de Varsóvia, refere a Lusa.
O Conselho da Europa, com 47 países, é um fórum pan-europeu distinto da União onde as decisões são tomadas por maioria simples, quando muitas decisões no seio da UE são tomadas por unanimidade.
Os embaixadores plenipotenciários reunidos no seio do comité dos ministros do Conselho da Europa decidiram também na quarta-feira proclamar esta jornada que será comemorada todos os anos no dia 10 de Outubro, informou a organização intergovernamental em comunicado.
Os embaixadores manifestaram a «esperança de que a União europeia adira logo que possível a esta iniciativa», segundo o comunicado.
No dia 18 de Setembro, em Bruxelas, o governo polaco bloqueou uma decisão dos 27 ministros da Justiça da União europeia, convocados pela Presidência portuguesa para se pronunciarem sobre esta questão. A unanimidade era requerida.
Na segunda-feira, a presidência portuguesa da União europeia anunciou, em Estrasburgo, que vai apresentar na ONU, em meados de Outubro, um projecto de resolução de uma moratória da UE sobre a pena de morte, mantendo alguma prudência sobre a matéria.
«Vamos apresentar o projecto de resolução até meados de Outubro», declarou, perante os eurodeputados em Estrasburgo, o secretário de Estado português dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes.
À iniciativa da Itália, os europeus devem, em princípio, submeter uma resolução pedindo uma moratória universal da pena de morte na Assembleia-Geral da ONU.
Na quarta-feira à noite em Estrasburgo, o embaixador polaco, depois de ter defendido em vão que a decisão fosse tomada ao nível ministerial, não participou na votação, informou uma fonte diplomática.
Os 46 embaixadores presentes votaram a favor da jornada, precisou a mesma fonte.
O secretário-geral do Conselho da Europa, Terry Davis felicitou-se por esta decisão, considerando que esta jornada «será a ocasião propícia para se iniciar um diálogo com aqueles que, no seio dos 47 Estados membros, continuam a apoiar a pena capital» e para lhes explicar «por que é que ela foi abolida e deve continuar a sê-lo».
Apesar da pena de morte não existir em nenhum país europeu, o governo conservador e católico dos irmãos Lech e Jaroslaw Kaczynski considerou a organização desta jornada inútil, salvo se a mesma fosse alargada a uma «Jornada de defesa da vida» para incluir a proibição da eutanásia e do aborto.
Posted by Liliana F. Verde at 21:00 0 comments
Educação sexual em discussão
Apresentado o relatório final, pelo Grupo de Trabalho de Educação para a Saúde, sobre a Educação para a Saúde e a Educação Sexual nas escolas, é necessário louvar, reprovar, sugerir e discutir o novo plano. Espera-se de todos o seu contributo.
Texto do Doutor Daniel Sampaio, Educação Sexual, aqui.
- Relatório de Avaliação de Manuais
O contributo de cada um pode ser enviado para aqui.
Posted by Liliana F. Verde at 20:41 0 comments
Labels: Educação Sexual
O homem e o aborto
St. Mary’s Cathedral in San Francisco is hosting a conference that will address the effects of abortion on men by focusing on research, the trauma of those involved, and the counseling aspects of an abortion.
The conference which will be held November 28-29, is a unique opportunity for those in pastoral or clinical settings to learn about this relevant topic. Men who are potentially impacted include anybody who would have been close to the aborted child: boyfriends, husbands, uncles, siblings, grandfathers, etc. They are scarred because they are often cut out of the decision-making process and not given a voice because it is labeled as a “women’s issue.”
Titles for presentations include: Men and Abortion: A Review of the Research; Trauma and Abortion: When Men Hollow; Sociology of Fatherhood and Abortion; Spiritual Aspects of Healing for Post-Abortion Fathers; Wounded Fathers: Why Do They Come for Help and Forgiveness Therapy with Post- Abortion Men.
The National Office of Post-Abortion Reconciliation and Healing is the organizer of this conference. The organization offers consultation on the formation of post-abortion support services (including Project Rachel), provides training for care providers, and has a national referral line for those seeking assistance after an abortion. They also publish directories, produce printed, audio and video materials, and sponsor conferences on the aftermath of an abortion.
For more information, about the conference or about help for men suffering due to post- abortion trauma, please visit: http://www.menandabortion.info/
Posted by Liliana F. Verde at 10:55 0 comments
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Menina desamparada
Depois dá nisto...
Posted by MRC at 21:34 0 comments
Labels: Apoio à infância
?
Está-me a faltar alguma coisa, não está?
Defesa das vítimas?
Posted by Liliana F. Verde at 19:45 0 comments
Petição contra a pobreza
Posted by Liliana F. Verde at 16:26 0 comments
Labels: Petição
Is There a Post-Abortion Syndrome?
Posted by Liliana F. Verde at 15:57 0 comments
Políticas de ajuda às famílias
A Câmara do Fundão aprovou, ainda, uma descida do IRS, que se saúda. Recomenda-se, no entanto, que esta descida incida sobretudo sobre pessoas casadas com filhos, a fim de minorar a inconcebível penalização a que estas famílias estão sujeitas, conforme publicamente reconhecido pelo Ministro das Finanças no programa "Prós e Contras" do passado dia 6 de Novembro (http://apfn.ficheirospt.com/Nov2006/prosecontras061120006.wmv) mas que ainda não fez nada por alterar o que sabe estar errado.
Posted by Liliana F. Verde at 15:45 0 comments
Números preocupantes
Dos 210 milhões de casos de gravidez registados anualmente em todo o mundo, cerca de 80 milhões são indesejadas e 22 milhões terminam em aborto, segundo dados avançados, em Berlim, durante o lançamento oficial do Dia Mundial da Contracepção, noticia a Lusa.
Os números revelam ainda que nos países desenvolvidos existem 28 milhões de gravidezes por ano, das quais 49 por cento não são planeadas, sendo que 36 por cento destas terminam em aborto.
«Há 210 milhões de gravidezes, das quais 38 por cento não são planeadas e 22 milhões acabam em abortos, o que tem consequências devastadoras, com muitas destas mulheres a perderem a vida ou a sofrerem doenças porque fazem abortos não seguros», revelou Dana Hovig, da organização não governamental Maria Stopes International, segunda-feira, durante a cerimónia de apresentação do Dia Mundial da Contracepção.
O drama das gravidezes indesejadas mata 68 mil mulheres todos os anos
Por iniciativa da Bayer, o Dia Mundial da Contracepção é assinalado este ano pela primeira vez na próxima quarta-feira, 26 de Setembro, e pretende alertar para a importância dos métodos de contracepção junto dos jovens, com vista a evitar gravidezes não planeadas e não desejadas.
Dana Hovig lembrou ainda que o drama das gravidezes indesejadas mata 68 mil mulheres todos os anos, salientando que «todos os dias uma mulher perde a sua vida» por este motivo.
O responsável sublinhou que, ao contrário do que se possa pensar, a iniciativa de sensibilização é tão importante nos países subdesenvolvidos como nos industrializados, onde perto de metade das gravidezes não são desejadas e 36 por cento dessas acabam em aborto.
«Vejo as mesmas caras no Nepal que vejo nas clínicas em Londres, caras de raparigas de 16, 17, 18 anos que estão assustadas e estão a confrontar-se com uma escolha que não deviam ter de fazer. O Dia Mundial da Contracepção quer ajudar estas adolescentes a não terem de fazer esta escolha», acrescentou.
«Os temas relacionados com a reprodução nunca são discutidos»
Segundo Olga Loeber, secretária-geral da Sociedade Europeia da Contracepção, as adolescentes na Europa têm de estar conscientes das possibilidades da contracepção e poder decidir quando e como querem ser mães.
Apesar de actualmente existir uma maior circulação e divulgação de informação sobre contraceptivos, a secretária-geral da Sociedade Europeia da Contracepção ressalvou que, «em muitos países, os temas relacionados com a reprodução nunca são discutidos, nem antes, nem depois do casamento».
Outro dos aspectos destacado por Olga Loeber diz respeito à importância da discussão familiar sobre contracepção, sendo que os adolescentes com maior abertura por parte da família e dotados com mais informação têm «um começo mais tardio da sua actividade sexual e com mais protecção».
Posted by Liliana F. Verde at 15:29 0 comments
GCIA comemora o Mês do Idoso
Um programa recheado de actividades, organização do Grupo Concelhio de Idosos de Almada.
Posted by Liliana F. Verde at 14:43 0 comments
Labels: apoio aos idosos
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Semana de Intercâmbio Internacional Geração 50 +
PROGRAMA
Mais Informações: www.projectotio.net/semana
Telefone 22 2086061 ou 934131140
E-mail: porto@reapn.org ou vida@viver.org
Posted by Liliana F. Verde at 11:38 0 comments
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Disturbios alimentares: campanha contra a anorexia
Acontece em Itália, onde Toscani fotografou uma modelo extremamente magra
Tratam-se de imagens cruas, com uma mulher extremamente magra a posar completamente nua. A modelo é a francesa Isabell Caro, que já tem estado associada a este tipo de campanhas contra a anorexia. O seu corpo de apenas 31kg serve de testemunha para esta nova abordagem, que pretende chamar a atenção para as jovens, que tantas vezes sofrem deste problema.
Em entrevista à revista Vanity Fair, a modelo que aparece na imagem contou o seu trajecto até ao estado actual, confessando que começou a ter problemas aos 15 anos, com evidentes repercussões para a saúde.
Notícia daqui.
Notícia relacionada aqui.
Posted by Liliana F. Verde at 21:59 0 comments
Labels: Educação dos Filhos
A ESPIRITUALIDADE NA ÚLTIMA ETAPA DA VIDA
Posted by MRC at 02:49 0 comments
Labels: Eutanásia
Bébé com espinha bífida operada dentro da barriga da mãe
Posted by MRC at 02:43 0 comments
Labels: Apoio à vida
domingo, 23 de setembro de 2007
60 a 70 mil euros com a aplicação da Lei sobre a interrupção voluntária da gravidez
Posted by Liliana F. Verde at 13:28 0 comments
A alegria dos médicos verdugos
Posted by MRC at 08:20 0 comments
Labels: Holocausto
sábado, 22 de setembro de 2007
Relances
Primeiro com a preocupação das gravidas adolescentes: sabemos agora, que desde que a lei está em vigor as adolescentes que abortaram são 0,34 % (zero, trinta e quatro por cento )
Segundo diziam eles " as mulheres só recorrem ao aborto em casos exepcionais" : sabemos agora, que com apenas dois meses da lei em vigor ja abortaram quase meio milhar de mulheres.
Para onde caminhamos ?
Fiquem com a noticia completa :
Aborto: 1.435 IVG notificadas em 2 meses de aplicação da lei
Mais de 1.400 mulheres abortaram nos últimos dois meses, desde a entrada em vigor da nova lei da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, revelou esta quinta-feira o presidente da Comissão de Saúde Materna.
Em declarações à Agência Lusa, Jorge Branco afirmou que até às 13 horas de hoje foram notificados 1.435 abortos, ao abrigo da lei sobre a interrupção voluntária da gravidez (IVG) aprovada em referendo e em vigor desde 15 de Julho.
Jorge Branco salientou que destes, o número de grávidas com menos de 15 anos representou 0,34%, ou seja, um total de cinco interrupções.O maior número de abortos verificou-se na faixa etária dos 20 aos 35 anos, com um total de 947 interrupções de gravidez notificadas, ao passo que em mulheres com mais de 40 anos o número de IVG se situou nos 113.
(......)
Diário Digital / Lusa
Posted by Liliana F. Verde at 23:29 0 comments
Labels: Nova lei do aborto
Congresso Internacional do Envelhecimento Activo
Posted by Liliana F. Verde at 16:50 0 comments
Labels: apoio aos idosos
Raríssimas
A vida de um paciente portador de uma alteração rara está pautada por avanços e recuos. Acreditamos que as associações de apoio têm a grande responsabilidade de ajudar as famílias a lidar melhor com o problema, de descodificar as mensagens e informações, de dar a mão quando tudo parece estar confuso.
Existimos porque há pessoas raras, com necessidades raras.
Posted by Liliana F. Verde at 08:37 0 comments
Labels: Apoio à vida
As políticas de saúde e o fecho de maternidades
Mãe deu à luz no caminho entre Fátima e Leiria
Mais partos na estrada
Posted by Liliana F. Verde at 08:20 0 comments
As novas formas de acesso ao aborto
Posted by Liliana F. Verde at 08:15 2 comments
(Re)Pensando a Educação - outras propostas e caminhos
Também no âmbito do Simpósio Internacional, em cuja organização o Fórum para a Liberdade de Educação colaborou, Vale a pena ver a apresentação de Fernando Adão da Fonseca no painel Direitos Fundamentais, eficácia pedagógica e coesão social: as políticas educativas baseadas nos direitos. Esta apresentação identifica os principais problemas do sistema de ensino português e apresenta em linhas gerais a proposta do Fórum para a Liberdade de Educação para a organização e financiamento do sistema de ensino, de forma a garantir a todos os cidadãos um ensino de qualidade.
O próximo número da Revista Nova Cidadania, nas bancas a 1 de Outubro, traz em Destaque um balanço do Simpósio Internacional. O texto de Francisco Vieira e Sousa apresenta os principais conteúdos aí abordados, realçando que “a extensa literatura disponível aponta para a falência dos sistemas de ensino monolíticos, burocraticamente controlados pelos governos centrais, com custos terríveis, que nunca mais serão recuperáveis, para a maioria das crianças e jovens desses países”, e termina com uma avaliação do arranque do ano lectivo 2007/2008.
Finalmente Vale a pena ler dois outros textos de Francisco Vieira e Sousa publicados na imprensa nacional por iniciativa do Fórum para a Liberdade de Educação. O artigo Educação: Um projecto com Escolhas (Agência Ecclesia, Dossier, 29 de Maio 2007), reflecte sobre a falta de liberdade de educação em Portugal, e as suas causas, para concluir que urge uma mudança profunda no ensino, que introduza a liberdade de aprender e ensinar como pedras angulares do sistema, de modo a que o Estado garanta o acesso à escola que as famílias e os alunos preferem em vez de financiar a escola que ele, Estado, quer. O artigo Mais Estado ou melhor Estado, a rede do pré-escolar (Público, 2 de Agosto de 2007), aborda a intervenção do Estado no ensino pré-escolar, na sequência da publicação do relatório da Inspecção-geral de Educação sobre a (deficiente) cobertura da rede deste nível de ensino.
Fórum para a Liberdade de Educação
Posted by Liliana F. Verde at 00:24 0 comments
Labels: Educação dos Filhos
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Média poderá ser de 900 abortos por mês
Posted by Liliana F. Verde at 15:18 0 comments
Estudos Médicos sobre a Vida Humana
Ver mais aqui.
Uma iniciativa patrocinada pela Associação Mulheres em Acção.
Posted by Liliana F. Verde at 15:01 0 comments
Labels: Encontros Vida
A exploração da mulher
A capital holandesa vai encerrar um terço dos prostíbulos do famoso ‘Bairro da Luz Vermelha’. O maior de Amesterdão, Job Cohen, afirma que há «demasiado comércio de sexo» no centro da cidade.
Posted by Liliana F. Verde at 14:08 0 comments
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
A prevenção e o aborto
Posted by MRC at 23:12 0 comments
Labels: Aborto, Educação Sexual
Para uma recapitulação do estatuto do embrião humano
Lisboa
Junho/2005
Mário Emílio Forte Bigotte Chorão
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 13:27 0 comments
Labels: Nova lei do aborto
A vida pré-natal na jurisprudência do Tribunal Constitucional
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 13:17 1 comments
Labels: Justiça e Vida, Nova lei do aborto
Curso de Voluntários em cuidados paliativos em Lisboa, Porto e Faro
Posted by PLATAFORMA ALGARVE PELA VIDA at 13:08 0 comments
Labels: Cuidados Paliativos
Relatório sobre Educação da OCDE
Relatório anual sobre Educação no mundo e Portugal.
Aqui
Posted by MRC at 11:39 0 comments
Labels: Educação dos Filhos
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Lutas diferentes (?)
Posted by Liliana F. Verde at 13:02 4 comments
Polónia contra Dia Europeu
Posted by Liliana F. Verde at 11:00 0 comments
O drama se de ser/nascer mulher
Selective Abortions Take High Toll of Girls
Fears of a demographic crisis are mounting in India, where many years of female feticide have severely skewed the makeup of the population. Ironically, one of the latest warnings came from Ena Singh, a representative of the U.N. Population Fund -- itself responsible for promoting abortion. Singh told the news agency Reuters, in a report published Aug. 31, that the lack of women could lead to an increase in sexual violence and child abuse. According to the United Nations, an estimated 2,000 unborn girls are illegally aborted every day in India. A much higher estimate of the number of missing girls was given earlier, when the U.N. Children's Fund (UNICEF) presented its "State of the World's Children 2007" report in India. According to article published Dec. 12 by Reuters, UNICEF officials said that 7,000 fewer girls are born in India each day compared with global averages. In its Aug. 31 report, Reuters noted that a 2001 census showed regions such as Punjab, Gujarat and Himachal with fewer than 800 girls for every 1,000 boys. According to Singh, the situation is worsening, as sex-selective abortions are spreading to more regions. Statistics show that in 2001, there were 927 girls in India between the ages of 0-6 for every 1,000 boys of the same age, compared with 945 in 1991. The Indian government, reported Reuters, admits that some 10 million girls have been killed by their parents -- either before or immediately after birth -- over the past 20 years. An earlier report from Reuters, on Aug. 21, looked at the use of techniques such as ultrasounds and amniocentesis to find out the sex of a fetus, thus facilitating abortion of girls. The use of these techniques for sex selection is illegal, but is nonetheless widely practiced. Legislation prohibiting the use of tests to determine the sex of a fetus has been in force since 1996. So far, out of 400 cases lodged with authorities there have been only two convictions, resulting in one fine of 300 rupees ($7) and another fine of 4,000 rupees ($98).
Posted by Liliana F. Verde at 10:50 0 comments
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Cuidados paliativos no João Crisóstomo
Posted by Liliana F. Verde at 23:52 0 comments
Labels: Cuidados Paliativos
Educação sexual - disciplina escolar
As conclusões do 4º inquérito Nacional de Saúde que indica que apenas 9,5% das mulheres açorianas (entre os 15 e os 55 anos) e os seus parceiros utilizam preservativos preocupam a Juventude Socialista Açores.
Tendo em conta que estão incluídas nos números anunciados muitas jovens açorianas.
Posted by Liliana F. Verde at 23:48 0 comments
Labels: Educação Sexual