Propostas de educação para os filhos
Os pais enquanto são pais estão educando. Não há férias nem descansos. Estar em dia exige um esforço por uma formação permanente.
A cada ano os pais se encontram diante de uma situação diferente. Os filhos são diferentes, o ambiente em que se movem muda. Os pais precisam então receber uma formação contínua.
A formação dos filhos necessita de um projeto que tenha três áreas:
- um projeto para o corpo
- um projeto para a inteligência
- um projeto para a vontade
Ajudar os filhos a serem pessoas livres e responsáveis é o objetivo do projeto.
O bom exemplo dos pais é algo vital, indispensável, necessário e também não é suficiente. Porque para o exemplo ser educativo, não está no gesto ou na ação que se faz em um momento determinado mas no modo de proceder habitual de uma pessoa.
O exemplo tem que ser natural, sem a intenção artificial de querer dá-lo; necessita coerência. Devemos viver primeiro o que exigimos de nossos filhos.
Para conhecer bem os filhos não basta dar-lhes um bom exemplo, deve-se gastar muitas horas escutando-lhes com interesse e atenção.
Liberdade e Responsabilidade
Uma pessoa é responsável quando assume as conseqüências de seus atos com respeito a outros e também quando é capaz de prever estas conseqüências.
• Responsável ante sua família
• Responsável ante si mesmo
• Responsável ante a sociedade
Ante a família:
Os pais devem deixar claro que todas as pessoas obedecem. Obedecer significa ordem e a ordem nos faz mais felizes. Se cada um fizesse o que tem vontade, o mundo seria um caos. Devem existir normas na família, e quando existe uma norma específica e as crianças sabem que todos as cumprem, elas também cumprirão, com constância e sempre. Ex.: o quarto ordenado, lavar as mãos antes das refeições, rezar antes das refeições, etc.
Os filhos obedecem melhor quando explicamos antes a razão de fazê-lo. É um bom sistema explicar com histórias o que acontece quando não se cumpre e os porquês.
Ante si próprio:
É necessário ensinar os filhos a responsabilizar-se ante eles mesmos. Seu orgulho pessoal ajudará, mas será importante fazer-lhes ver a necessidade de fazê-lo.
As pessoas devem ser capazes de fazer o que devem fazer sem que lhes tenha que repetir dez vezes.
Responsabilizar-se ante eles mesmos os ajudará a:
- ganhar em personalidade
- fortalecer seu caráter
- ganhar em liberdade
- ter mais amigos
Ante a sociedade:
Sentir-se responsável ante aos demais é amor, é uma dimensão mais alta.
Pode-se começar dando-lhes responsabilidades sobre os irmãos ou crianças menores. Que sejam mestres de outras crianças. Com o tempo descobrem que é agradável e fica fácil motivá-los para começarem a ajudar em casa.
A motivação principal é que o fazem muito bem, que seus pais estão orgulhosos deles e que todas as pessoas ajudam umas às outras e eles já têm idade de fazê-lo.
O trabalho dos pais é de ajudar-lhes a buscar a ocasião, é elogiar suas ações e fazer-lhes ver o bem que estão fazendo.
O contato com gente pobre – ver como vivem – produz impacto. Mas servem para que se dêem conta da necessidade de ajudar os outros. Ajudar e servir aos demais é uma responsabilidade de todos e, mais ainda, dos que têm uma posição econômica privilegiada. É um dever de justiça.
O dinheiro
Os prêmios com dinheiro, jogos ou objetos caros não costumam ser convenientes. Quando o pai premia ou castiga com dinheiro está apoiando o materialismo e, portanto, o consumismo. Está dando a entender que o que realmente vale nesta vida é ter, é ter dinheiro para comprar e gastar.
O aprender é uma necessidade natural do homem. O prêmio está no próprio fato de conhecer mais coisas. E isto funciona sem problema na maior parte das crianças. Há prêmios muito mais eficazes que o dinheiro.
Exemplos: elogios, o carinho, compartilhar uma parte de seu tempo, etc.
O tempo livre
A família funciona bem se todos são responsáveis por algumas das muitas funções que esse projeto comum apresenta. Quando os filhos têm tempo livre, os pais devem aumentar suas contribuições, suas responsabilidades no projeto comum familiar.
Jogar com as crianças não é comprar-lhes jogos para que joguem. É jogar com eles. Não se pode ter os filhos perdidos pela casa sem ensinar-lhes a jogar. Necessitam saber jogar para saber usar o tempo livre.
rograme os fins de semana. Faça-os amenos e divertidos. São um esplêndido tempo para viver em família e conhecer os filhos.
O filho desocupado se “mal-educa” sozinho. Ele “não sabe o que fazer”, é triste. Tem repercussões no hábito do estudo e na formação de seu caráter, e na adaptação ao ambiente. Costuma terminar em conflitos familiares.
Fonte: IDE - Instituto de Desenvolvimento da Educação (via Portal da Família)
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