sábado, 6 de agosto de 2011

Ser prudentes no dia a dia

"Quem de nós já não iniciou o dia achando que não ia dar conta de tudo o que deveria fazer? Ou quem de nós alguma vez não concordou com a tese de que o dia deveria ter mesmo mais que 24 horas? De fato, parece que estamos mergulhados numa rotina que nos obriga a realizar o maior número de coisas num espaço cada vez mais curto de tempo.


Claro que tudo isso tem um preço. Para além dos males ligados a saúde - coisa que as publicações do gênero não se cansam de ilustrar - esse estilo de vida pode nos roubar a capacidade de refletir diante das decisões que somos chamados a tomar no dia-a-dia. De fato, a prudência é uma das virtudes mais ausente em nossos dias.


Todas as nossas ações devem estar orientadas para o bem. A prudência é aquela virtude que nos leva a discernir e escolher os meios mais adequados para realizar o bem.

Um exemplo?
Se para me sentir bem no dia seguinte, devo dormir cerca de oito horas por dia, a prudência é a virtude que me faz desligar o computador e ir dormir na hora certa...
Outro exemplo?
Se devo preservar a vida das pessoas enquanto dirijo meu carro, a prudência é a virtude que me impede de beber antes de guiar...
Poderíamos dar outros inúmeros exemplos, desde os mais "banais" aos realmente importantes. O fato é que, na maioria das vezes, a falta de prudência é uma das principais causas dos males que nos afetam e que nos impedem de ser feliz.
Bem, temos o dia de hoje para nos exercitar!
Eu quero começar já! Espero que você também!"


Daqui

Sem comentários: