domingo, 17 de abril de 2011

Textos Rádio Costa D'Oiro de 4 a 17 de Abril



Dia 4/04 – - Margarida, o que é para ti “beleza”? -“Uma pérola a brilhar”. -“Uma flor a brilhar como o Sol”. Que belas respostas obtive de uma criança de 6 anos! Para ser franca, fazer uma pergunta destas assim de repente, seria certamente difícil para qualquer adulto responder tão prontamente, mas arrisquei com uma pois sei que da boca das crianças é tudo tão sincero, simples e belo. Pergunto-me: Onde está a beleza? “Nos olhos de quem vê”, como diz o poeta? Se está nos olhos de quem vê então está no interior de cada um, fruto das suas vivências, das mais precoces às mais recentes, fruto das aprendizagens. Talvez assim seja porque, simplesmente, a beleza não está nas coisas! Ou então todos acharíamos belos os mesmos objectos, paisagens, pessoas… Dia 5/04 – Em Educação fala-se muito em respeitar a individualidade, no fundo a personalidade de cada um (concordo, pois claro, não acrescenta nada aos valores cristãos), contudo, cabe ao educador “pôr magia e encanto nos olhos dos seus alunos, de ensinar-lhes a olhar o que não foi visto ainda, ou a olhar o mesmo, como se novo fosse. “ (V. Amorim e M. Castanho) A beleza da aprendizagem ao longo da vida, está aqui, neste sentir de que cada um tem muito para dar e receber, muito para descobrir e ajudar a descobrir, na caminhada que cada um percorre. Que o que é belo não está definitivamente e friamente homogeneizado: isto para mim é belo, para ti, pode não o ser!


Dia 6/04 – Será que a Margarida já viu uma pérola verdadeira a brilhar? Na realidade acho que não, mas na sua imaginação é tão bela que só seria digna de “uma rainha usar”. E uma flor a brilhar com o Sol? Aqui já há mais verdade, resultado das tais vivências, das experiências, do ver com olhos de ver (sempre lindos nas crianças). Nos nossos olhos deve estar espelhada também a beleza do Amor, a beleza da a Bondade, a beleza da Fé. Cabe a cada um sentir e viver tudo isto, tal como as crianças…com sinceridade, genuinidade e muita alegria!


Dia 7/04 - Falar em crise é hoje em dia tão comum que até nos esquecemos o que nos levou a ela … e como sempre, uns saem prejudicados e outros até beneficiam com ela. Na área da Educação é mais do que conhecida toda a confusão e desarranjo do sistema de ensino. Se por um lado é preciso mudar (para melhor, deseja o mais optimista) por outro, inventam-se mil e uma maneiras de manter os profissionais de Educação ocupados (com tudo menos com o que deviam fazer – preparar aulas…), já que é comum ouvir-se dizer que “não fazem nada” e que “têm muitas férias”! Como é que não há-de haver crise?


Dia 8/04 - Quem é que consegue motivar-se e motivar quando está constantemente a ser bombardeado com sentenças e alterações na rotina diária, devido à crise de valores e falta de estratégias de uma sociedade “que não se governa nem deixa governar”? Quem é que ainda não percebeu que nesta crise (a da educação) só há prejudicados? O que fazer para dar a volta e não mergulharmos sem retorno na “crisemania”? Como deve ser então a educação em tempo de crise? Se falarmos na Educação basilar temos mesmo de reflectir no que fazer no seio da Família. Dia 11/04 – A Psicóloga Alexandra Chumbo dá algumas dicas no que fazer no seio da Família para melhorar a qualidade de vida desta: : ” O tempo passado (em família) deve ser de qualidade. É fundamental que todos os dias (ou quase todos!) brinque /jogue/ converse – conforme as idades e os gostos das crianças – pelo menos, durante 15 minutos. Durante este tempo, não pode haver televisão ligada, nem telefones a tocar, nem jantar para fazer, etc. Não é estar “ao pé de”, é “estar com”, que é bem diferente. Dia 12/04 –- As preocupações do trabalho devem ficar no trabalho. É muito importante que não se “descarregue” nos filhos, é fundamental que se ralhe quando merecem ouvir um ralhete e não porque a mãe está sem paciência porque o dia lhe correu mal no trabalho. É importante corrigir, mas porque a atitude não está certa e não porque se apanhou trânsito e chega a casa muito cansada para sorrir. Dia 13/04 –- Respire fundo, conte até 10 e recomece! Optimize o tempo em família, aproveite ao máximo para descontrair em conjunto, desfrute da companhia uns dos outros, aproveite para praticar desporto em família, passeie ao ar livre, faça programas culturais interessantes. Basicamente, procure fazer coisas que tragam sorrisos a todos e boa disposição, nomeadamente ao fim-de-semana para que se possam ir “carregando baterias” para a semana de trabalho.”


Dia 14/04 – A qualidade da Educação depende também da parceria entre a Família e a Escola. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes de ambos, ajudar-se mutuamente, são algumas estratégias que podem ajudar a ultrapassar a crise. Os grandes beneficiados serão, sem dúvida, as nossas crianças e jovens não de um amanhã distante, mas de agora!


Dia 15/04 – A associação portimonense Humanitarius já tem um contentor com 42 toneladas de donativos para ser enviado no final deste mês para Moçambique, mas ainda falta dinheiro para pagar o seu transporte. A associação conta levar equipamentos para melhorar as condições de ensino, de duas das cinco escolas existentes nos arredores de Pemba, na zona Norte daquele país africano. Para isso levam, além dos equipamentos para o centro de radiologia local e material para as escolas, uma comitiva com um técnico de radiologia da Administração Regional de Saúde do Algarve e uma técnica de apoio de acolhimento de crianças em risco da Catraia. A associação, sobre todas as ajudas e patrocínios, emite o respectivo recibo, o que dá a quem doa, várias benesses incluindo fiscais




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