quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NOTÍCIA INTERESSANTE: Portugueses pais de 'baby-boom' em cidade inglesa


Pedro Amaral, um açoriano de 34 anos, tem quatro filhos e ainda admite ter mais. Carina, de 29, está grávida do primeiro e já planeia o segundo. São portugueses que pesam nas estatísticas de nascimentos no Reino Unido.


Em Boston, uma pequena cidade a norte de Londres e perto de Manchester, o número de nascimentos disparou nos últimos dois anos, contrariando a tendência do mundo ocidental. As autoridades locais falam de um novo baby-boom: cada mulher tem em média 2,8 filhos, o dobro da média do país. E quem mais contribui para esse fenómeno são os imigrantes, grande parte portugueses que foram trabalhar para as fábricas locais de armazenamento e exportação de fruta e vegetais, segundo explica o jornal inglês The Guardian.


"Tenho quatro filhos e ainda sou capaz de ter mais", disse ao DN, em tom de brincadeira, Pedro Amaral, de 34 anos, que vive naquela localidade inglesa. Nasceu nos Açores, mas das ilhas já pouco se recorda. "Vim para Boston muito novo e comecei a trabalhar no campo de árvores de fruta", contou. Foi na fábrica onde trabalha agora que conheceu a mulher, Filomena, de 33 anos. O baby-boom da sua terra não o espantou: "Estamos numa zona ainda bastante rural, onde as famílias numerosas são normais."


Já Carina Pacheco, outra portuguesa, de 29 anos, que decidiu emigrar para esta pequena cidade de Boston, está grávida do seu primeiro filho. E não está a viver esta nova experiência sozinha. Partilha-a com mais três amigas, também grávidas pela primeira vez, sendo uma delas portuguesa. "Não foi de propósito, aconteceu. Mas já era de esperar porque estão a haver muitos casamentos por aqui", explicou Carina ao DN. Natural do Porto, Carina mudou-se para Boston há cinco anos, casou há quatro também com um português, e já não tenciona regressar. "Aqui tenho a minha família e amigos e consigo ter uma vida melhor", garantiu a operária fabril.~


Grávida de sete meses e meio, já pensa no próximo filho. "Em minha casa éramos dois e gosto de famílias grandes."


Fonte oficial do Consulado Português em Manchester disse ao DN ter conhecimento do fenómeno, mas adianta não haver dados oficiais sobre os nascimentos.


Segundo estatísticas oficiais, residem naquela região le Inglaterra 200 mil portugueses. "Há 15 anos era só eu e o meu marido e mais um casal. Hoje somos mais de três mil portugueses a trabalhar aqui", contabilizou Julieta Figueira, de 60 anos. , que aqui criou os seus dois filhos.


"Ultimamente são os mais novos que vêm para cá, acabam por casar e ter filhos", referiu a imigrantes, revelando: " Quase todos os meses nascem crianças de pais portugueses." Foi o caso da sua filha Cláudia, que deu à luz há menos de um ano.


De acordo com o gabinete oficial de estatísticas de Inglaterra, esta pequena cidade inglesa, rodeada de céu e planícies, na província de Lincolnshire, apresenta a maior taxa de fertilidade do país. Ela, por si só, contribuiu para fazer subir a média nacional de todo o Pais do número de filhos por mulher: 1,63 filhos em 2001, para 1,96 em 2008. Mais: pela primeira vez na última década, a taxa de natalidade passou à frente da imigração, como a maior responsável pelo aumento da população no Reino Unido.


Mas é precisamente entre as comunidades de imigrantes (do Leste europeu e de Portugal ) que mais têm nascido crianças: no total de nascimentos, cerca de 24% de partos referem-se a mulheres de outra nacionalidade, o que representa um aumento de 6,5% desde o ano passado.


Notícia daqui.

Sem comentários: