quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cáritas promove acção sobre Alzheimer

"Conhecer, para melhor cuidar" é o tema da acção de formação que a Cáritas de Leiria-Fátima realiza, em colaboração com a Alzheimer Portugal - delegação Centro

A formação ocorrerá a 16 de Fevereiro, das 9h30 às 16h, no auditório do Instituto Português da Juventude de Leiria, que patrocina a iniciativa.
O objectivo é promover a “preparação das pessoas que prestam cuidados aos doentes de Alzheimer, por forma a conseguir que ofaçam com o máximo de eficácia para o bem estar daqueles e com o mínimo de desgaste para si próprios”. A acção destina-se a cuidadores, nas famílias ou nas instituições, e a quantos se interessam pelo problema. Conta com a participação de profissionais de saúde do Centro de Saúde de Pombal e Centro Hospitalar de Coimbra. É necessária a inscrição prévia, na Cáritas de Leiria, até 12 de Fevereiro.Estima-se que, em Portugal, mais de 70.000 pessoas sofrem de doença de Alzheimer. Trata-se de uma doença do cérebro, de instalação insidiosa, com agravamentos progressivos, lentos e irreversíveis. É uma demência e afecta, normalmente, pessoas com mais de 50 anos. Com a evolução da doença, os pacientes tornam-se incapazes de realizar qualquer tarefa,perdem-se, deixam de reconhecer familiares, perdem a autonomia e necessitam de vigilância permanente.
Notícia daqui.

Sem comentários: