domingo, 23 de setembro de 2012

Textos da nossa rubrica na Rádio Costa D'Oiro de 4 a 13 de Setembro


 
 
Textos “Algarve Pela Vida”

De 4 de Setembro a 13 de Setembro de 2012

 

 

Dia 4 de Setembro de 2012- Terça Feira

 

Conversar e ser conversado, ter interesses, saber que é bom ser capaz de se deslumbrar, de se dedicar, de conquistar a persistência, de cultivar a disponibilidade, de ganhar confiança em si "próprio e manter a confiança nos outros apesar das desilusões, que é bom saber esperar sem desanimar, saber como é bom ousar comparar-se com os outros sem desesperar, são outros tantos pressupostos da gratuidade que se aprendem à própria custa, mas que dificilmente se aprendem sozinho ou só com gente da mesma idade, sem adultos disponíveis capazes de acolher, aguentar, incitar e também de saber estar

 

Dia 5 de Setembro de 2012- Quarta Feira

 

A Cáritas Portuguesa está a apoiar as vítimas dos incêndios que atingiram a Madeira, o Algarve e o restante território nacional, através da disponibilização de dezenas de voluntários que estão a atuar diretamente no terreno, e com a abertura de uma conta solidária com um donativo de emergência imediato no valor de 20 mil euros.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, tem estado em contacto permanente com os responsáveis das várias Cáritas Diocesanas que estão no terreno a apoiar a população e que fazem o relato dramático daquilo que se vive no local.

Para atender às principais necessidades das vítimas, a Cáritas Portuguesa abriu a conta solidária: “Cáritas ajuda vítimas de incêndios” com o NIB: 0007 0000 00107639446 23, do Banco Espírito Santo, na qual poderão ser efetuados os donativos

 

Dia 6 de Setembro de 2012- Quinta Feira

 

Uma das músicas da banda sonora do filme Madagáscar 3 pertence à cantoria norte-americana Kate Perry e fala-nos sobre a forma de encarar a vida e os seus desafios.

Diz a letra assim:


Você já se sentiu

Como um saco plástico

Flutuando pelo vento

Querendo começar de novo?

 

Você já se sentiu,

Com um papel bem fino

Como um castelo de cartas

A um sopro de desmoronar?

 

Você já se sentiu

Como se estivesse enterrado ao fundo

Gritando sob seis palmos

Mas ninguém parece ouvir nada?

 

Você sabe que ainda

Há uma chance para você?

Porque há uma faísca em você

 

Você só tem

Que acendê-la

E deixá-la brilhar

 

 

 

Dia 7 de Setembro de 2012 - Sexta-Feira

 

Continuamos a ler a letra de uma das músicas da banda sonora do filme Madagáscar 3 da cantora norte-americana Kate Perry que nos fala-nos sobre a forma de encarar a vida e os seus desafios.

 

Você não tem que se sentir

Como um desperdício de espaço

Você é original,

Não pode ser substituído

Se você soubesse

O que o futuro guarda

Depois de um furacão

Vem um arco-íris.

 

Talvez a razão pela qual

Todas as portas estejam fechadas

É que você possa abrir uma que te leve

Para a estrada perfeita

Como um relâmpago,

 

Você só tem que

Acender a luz

E deixá-la brilhar

Apenas domine a noite

Como o dia da independência

 

você é um fogo de artifício

Vamos, deixe suas cores explodirem

Mais brilhante do que a lua.

 

 

 

Dia 10 de Setembro de 2012- Segunda Feira

 

Agora que o verão está quase a terminar e aproxima-se o mês de Setembro, convém relembrar qual a melhor forma de prevenir a gripe.

 

1) Receber a vacina anual se se encontra em algum dos grupos de maior risco (enfermeiros e médicos, grávidas, mulheres com bébés menores de 6 meses, bébés de 6 a 24 meses e crianças e adultos com doenças crónicas e maiores de 65 anos)

 

2) Lavar frequentemente as mãos con água e sabão.

 

3) Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o ângulo interno do cotovelo.

 

4) Deitar para o lixo os lenços descartáveis imediamentamente após o seu uso.

5) Ventilar os ambientes e permitir a entrada de sol no interior das casas e em outros ambientes fechados.

 

6) Manter limpos os objetos de uso comum.

 

7) Não partilhar copos, nem talhares.

 

8) Ensinar as crianças a lavar frequentemente as manos na escola e em casa.

 



Dia 11 de Setembro de 2012- Terça Feira

 

"No primeiro semestre deste ano, nasceram menos quatro mil bebés do que no mesmo período de 2011. Se a tendência de decréscimo se mantiver, 2012 poderá ficar para a história como o ano em que os nascimentos não chegaram aos 90 mil, algo que nunca aconteceu desde que há registos" 

Sem portugueses não há economia, consumo, emprego, ensino, justiça, país. Com a atenção centrada no défice, desemprego, ou pior, nas tricas do momento, Portugal resvala para a decadência perante a apatia generalizada.

Somos um dos países do mundo com menor taxa de fertilidade, muito inferior à dos nossos parceiros, aliás também entre os mais estéreis.

Nos raros casos em que o tema surge nas conversas, atribui-se a redução da natalidade à crise e ao desemprego, sem notar a incongruência de serem os pobres……os mais férteis.

 

 

 

Dia 12 de Setembro de 2012- Quarta-Feira

O prazer (...) aprisiona-nos, escraviza-nos e conduz-nos, não raramente, a formas terríveis de dependência, enquanto a felicidade só se atinge no exercício pleno da liberdade espiritual. E mais: só um homem livre poderá ser verdadeiramente feliz.

Nem todos os homens livres terão felicidade, mas todos os homens genuinamente felizes terão de ser homens livres.

Na sofreguidão alienante das sociedades desenvolvidas, muita gente confunde o prazer com a felicidade, misturando-os inconscientemente.

É, porém, relativamente fácil distingui-los, pois o prazer, quando acaba (e nunca dura muito), deixa-nos ressacados e a felicidade, mesmo quando termina abruptamente, não.

O prazer acorrenta espiritualmente os seus prisioneiros, e de tal forma que estes, muitas vezes, invocam a liberdade para tentar apresentar a situação em que se encontram como o resultado de uma opção pessoal.

É o que acontece, frequentemente, com os viciados."

Marinho Pinto. Bastonário da Ordem dos Advogados

 

Dia 13 de Setembro de 2012- Quinta-Feira

 

A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalo, nº 31 em Portugal, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebes, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.

Sem comentários: