sábado, 25 de fevereiro de 2012

Textos da Rádio Costa D'Oiro para o mês de Fevereiro


DIA 31 de Janeiro de 2012 – Terça-feira

A Cáritas de Portimão, a funcionar, neste momento, ao lado da Igreja do Colégio, junto ao jardim da Alameda, nestes tempos de crise, tem vindo a ser muito solicitada no apoio a pessoas e famílias em necessidade do concelho de Portimão.
Actualmente, a Cáritas de Portimão está a ajudar cerca de 80 pessoas e necessita de ajuda em roupas de todas as idades, e em particular, de criança; fraldas para todas as idades, bens alimentares e, claro, voluntários.
Quem puder, a Cáritas de Portimão tem também um conta aberta na qual se podem depositar donativos, emitindo-se, depois o respectivo recibo que é dedutível no IRS ou IRC.
Nestes tempos de dificuldade, a Cáritas precisa de si e da sua generosidade.

DIA 1 de Fevereiro de 2012 – Quarta-feira

Cada filho é um dom e não um direito.
O bem do filho exige que ele seja fruto de uma relação, e não de um projecto individual. E exige que ele não seja intencionalmente privado de uma mãe ou de um pai.
É ele que tem direito, não tanto a um progenitor indiferenciado (como pretende a ideologia do género, aos substituir a palavra “pais” por “parentalidade”), mas a uma mãe e a um pai.
A mais competente das mães nunca poderá substituir um pai, tal como o mais competente dos pais nunca poderá substituir a mãe.
O que agora se propõe com a lei das barrigas de aluguer é que da procriação medicamente assistida nasçam crianças sem pai.
Todas as crianças necessitam de 1 pai e de 1 mãe.

Dia 2 de Fevereiro de 2012 – Quinta-feira

A Plataforma Algarve pela Vida, no âmbito do apoio a várias grávidas e mães do distrito do Algarve, lançou uma campanha de recolha de fraldas descartáveis para todas as etapas do crescimento, com particular destaque para as etapas de recém-nascidos, etapas 1 e 5.

Solicitamos às escolas e outras instituições que incentivem a generosidade dos pais e alunos, mobilizando-os para esta causa social de apoio aos que nascem e às suas famílias que precisam, em alguns casos, de forma desesperada da vossa ajuda.

Esta campanha abrange todos os concelhos do Algarve, uma vez que a Plataforma Algarve pela Vida encontra-se representada em todos eles, através de voluntários e amigos.Para mais informações sobre a forma de proceder à entrega destas fraldas, basta responder ao e-mail algarve.vida@gmail.com ou ao móvel 917138359.
Bem hajam !

Dia 3 de Fevereiro 2012 – Sexta-feira

A barriga de aluguer (cuja lei a Assembleia da República prepara-se para aprovar) é um processo de reprodução artificial em que uma mulher cede o seu útero para que nele seja implantado um óvulo já fecundado, comprometendo-se a gerar uma criança e a entregá-la no final da gestação, à dadora do óvulo ou a uma terceira pessoa que lhe encomenda tal gestação. .
A literatura e o cinema estão cheios de “casos” que mostram o drama que resulta destes negócios, gerando casos judiciais, onde mães de aluguer na hora do parto dizem – este filho é meu – e não o entrego.
E o caso dos pais que “encomendam” uma criança através de uma barriga de aluguer que depois gera uma criança com alguma doença ou malformação? Obrigarão depois a mãe de aluguer a abortar ?
Senhores deputados da assembleia da república preocupem-se com outras coisas mais importantes.

Dia 6 de Fevereiro de 2012 – Segunda-feira

Sem descuidar a educação afectiva, hoje em dia é muito importante ensinar os jovens a saber pensar.
Aqui ficam 3 pistas para que isso possa acontecer :
1º) Ajudá-los a pensar nos limites e virtudes da sua própria personalidade. Numa palavra, a conhecerem-se a si próprios.
2º) Ajudá-los a interrogarem-se sobre as causas do que se passa à sua volta.
3º) Ajudá-los a valorizar a disciplina dos argumentos e o auto-controle.
O diálogo, a prática do desporto, a participação em jogos didáticos e em actividades de solidariedade social podem servir de ajuda nesta tarefa educativa que os tornará mais capazes para enfrentar o futuro.

Dia 7 de Fevereiro de 2012 – Terça-feira

Um recente estudo demonstrou que o aborto aumenta nas mulheres o risco de cancro de mama em 193 por cento e, pelo contrário, as que levaram até ao fim a sua gravidez têm muito menor risco que aquelas que nunca estiveram grávidas.
Estudos diferentes realizados em diferentes países tais como Irão, Estados Unidos, China, Sri Lanka e Turquia coincidem todos na mesma conclusão: o aborto é uma das principais causa do cancro da mama.
A 1ªgravidez em idade tardia foi também identificada como um dos motivos que aumentam o risco de cancro da mama, enquanto que mulheres que tiveram várias gravidezes têm 91 por cento de menos risco de terem cancro do que aquelas que nunca estiveram grávidas.
Um dos estudos revela, além disso que cada novo nascimento reduz o risco de câncer de mama em 50 por cento.

Dia 8 de Fevereiro de 2012 – Quarta-feira

A ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em Janeiro de 1991 e com sede em Loulé.
Os objectivos a curto e médio prazo, desta instituição são os seguintes:
•Promover a saúde mental em todas as fases da vida;
•Oferecer maior diversidade e qualidade nos serviços prestados aos clientes;
•Melhorar a eficácia e eficiência ao nível da Intervenção Residencial;
•Criar novos núcleos da associação no Barlavento Algarvio;
•Aprofundar o trabalho em parceria e as redes sociais;
•Colaborar para a desmitificação social da doença mental;
•Conceber e desenvolver estudos e projectos no âmbito das valências da Organização;
Para mais informações, pode consultar a página da ASMAL na internet em www.asmal.org

Dia 9 de Fevereiro de 2012 - Quinta-feira

Uma recente reportagem sobre a prática de abortos nos hospitais falava do choque que muitos profissionais de saúde têm quando vêem que o aborto é utilizado como método contraceptivo, isto é, que a mulher não usa qualquer método contraceptivo e acaba por usar o aborto como forma de evitar a gravidez.
Na altura do referendo de 2007 diziam os adeptos do "sim" que tal nunca oroa aconteceria.
Agora, são os próprios responsáveis hospitalares que lidam diariamente com estas situações que reconhecem essa realidade.
A vida concebida acaba por servir como um "efeito colateral" do prazer sexual. Em troca de uns minutos de prazer.
Alguém dizia que um aborto é como fazer um bolo de pão de ló com cobertura de chantilly, acabar por lamber o chantilly e depois deitar o bolo inteiro para o lixo

Dia 10 de Fevereiro de 2012 – Sexta-feira
O GRATO—Grupo de Apoio aos Toxicodependentes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em Abril de 1995, com sede e Portimão.
O GRATO aquando da sua fundação tinha como objectivo principal a prestação de serviços à comunidade na área da toxicodependência.
Actualmente, os serviços do GRATO são muito mais alargados, não só apoiam pessoas que estejam directa ou indirectamente relacionadas com o problema da droga, mas também prestam serviços à comunidade desfavorecida e excluída socialmente, em particular, na área da alimentação.
O GRATO é uma porta aberta para todos aqueles que precisam de ajuda aos níveis pessoal, social e profissional.
Se puder, apoie esta instituição.


Dia 13 de Fevereiro de 2013- Segunda Feira

A Cáritas de Portimão, a funcionar, neste momento, ao lado da Igreja do Colégio, junto ao jardim da Alameda, nestes tempos de crise, tem vindo a ser muito solicitada no apoio a pessoas e famílias em necessidade do concelho de Portimão.
Actualmente, a Cáritas de Portimão está a ajudar cerca de 80 pessoas e necessita de ajuda em roupas de todas as idades, e em particular, de criança; fraldas para todas as idades, bens alimentares e, claro, voluntários.
Quem puder, a Cáritas de Portimão tem também um conta aberta na qual se podem depositar donativos, emitindo-se, depois o respectivo recibo que é dedutível no IRS ou IRC.
Nestes tempos de dificuldade, a Cáritas precisa de si e da sua generosidade.

14/02 – Segundo Eduardo Sá “Sempre que namoramos mais um bocadinho, casamo-nos mais um pouco e sempre que deixamos de namorar, divorciamo-nos em suaves prestações”, concretizou a provocação, considerando o casamento tão sagrado como frágil.
“É uma experiência sagrada porque duas pessoas que decidem comungar-se é uma experiência tão preciosa que é sagrada, mas é frágil porque, às vezes, os pais estão tão preocupados com a educação dos filhos que se esquecem de namorar todos os dias”, lamentou, lembrando que “pais mal-amados tornam-se piores pais”. “É fundamental que a relação amorosa dos pais esteja em primeiro lugar, antes da relação dos pais com as crianças”"

15/02 – Em relação ao paquete “O que uma distracção causada por uma noite supostamente romântica, uma aventura extra-matrimonial, com uma bela e atraente moldava pode provocar...
- 73 milhões de euros de prejuízos directos decorrentes dos danos causados no barco.
- 500 milhões de euros em indemnizações.
- 17 mortos e vários feridos.
- danos ambientais.
- danos psicológicos a centenas de pessoas.
- Vidas arruinadas para o resto, incluindo a do próprio capitão.
- Etc, etc.
Alguém escreveu um dia uma coisa parecida com isto "De que tu e eu sejamos fiéis (nas pequenas coisas) dependem muitas coisas grandes"

16/02 –Blogue Algarve pela Vida - um blogue de homens e mulheres pela Vida,
- um blogue diferente com propostas diferentes,
- um blogue que não cruza os braços depois do referendo que liberalizou o aborto em Portugal,
- um blogue que pretende promover a família,
- um blogue que se preocupa com as pessoas mais frágeis na nossa Sociedade,
- um blogue que assenta na solidariedade e no bem-comum.
SEJAM MUITO BEM VINDOS também no facebook!

17/02 - A associação APPDA-Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo) necessita voluntários para ajudar nas suas férias desportivas da Páscoa e para apoio escolar nas áreas de inglês, Português, matemática, trabalhos manuais e expressão dramática.
Os potenciais voluntários podem inscrever-se através do e-mail info@appda-algarve.pt ao cuidado da Dra Sandra Rodrigues, assistente social desta instituição.

20/02 – Um corte federal de apelações no estado do Texas (Estados Unidos) sentenciou que as mães deverão ver seus bebés através de uma ultrassonografia se quiserem submeter-se a um aborto. Com esta lei, os médicos devem efetuar a ultrassonografia na mulher que quer abortar pelo menos 24 horas antes.
O médicor deve dar à mulher a oportunidade de ver os resultados e escutar o batimento do coração do bebé. Ele também deverá descrever o que a ultrassonografia revele.

Se um médico violar esta norma poderá ser multado com 10 mil dólares e perderá automaticamente a sua licença. Entretanto as mulheres que demonstrem que foram vítimas de violação, incesto ou tenham um bebé com má formação congénita, estarão eximidas da ultrassonografia. Em declarações ao Wall Street Journal, o senador deste estado disse que esta lei protege o "direito a saber" da mulher, de modo que ela possa ter "toda a informação que merece antes de tomar a decisão de dar fim a uma vida".
O aborto provocado é a eliminação ou assassinato de um ser humano dentro do ventre da mãe.

21/02 – No Livro “Como resolver situações quotidianas de seus filhos de 6 a 12 anos” de TERESA ARTOLA GONZÁL
Quando critica uma criança com frequência por suas faltas, esta acaba sentindo-se culpada. Se torna medrosa ante as nova situações e se sente insegura em suas relações com os demais. Qualquer ameaça, critica pessoal ou sugestão desfavorável aumenta seus sentimentos de insegurança. Em outras ocasiões, o medo ao fracasso não provém das altas expectativas dos pais, mas da própria criança; como quando deseja igualar os êxitos de seu irmão maior, ou parecer-se a seu pai. Há crianças que podem ir muito bem ao colégio, mas o que lhes motiva é o medo ao fracasso em lugar da necessidade de êxito. Enquanto que o que motiva a criança não é o obter um êxito, mas o evitar a todo custo um fracasso, qualquer erro gerará uma notável dose de ansiedade.

22/02- Em relação aos problemas familiares TERESA ARTOLA GONZÁL diz que Quando os pais têm problemas, discutem com frequência, têm problemas de trabalho ... as crianças podem desenvolver uma ansiedade intensa. Muitos pais pensam que os seus filhos não se dão conta da existência destes problemas, já que procuram não discutir na sua presença. Deve ter em conta que seu filho tem uma espécie de “radar” e detecta facilmente qualquer problema.
Em relação às relações com outras crianças: As relações com outras crianças podem ser, também, fonte de ansiedade. As ameaças por parte de um menino mais forte, as conversas dos companheiros, podem supor para algumas crianças uma ansiedade considerável.
É sempre bom tirar um tempo do dia para pôr a conversa em dia com o seu filho e saber o que se passa!

23/02 – PAIS INSEGUROS E ANSIOSOS: As crianças ansiosas costumam ter pais, e em especial MÃES, com altos níveis de ansiedade. Os medos específicos não se passam de pais para filhos, mas o que pode ocorrer é que a criança herde um SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO mais sensível à estimulação e, portanto, uma tendência à ansiedade, uma maior vulnerabilidade à ansiedade.
Mas, fundamentalmente, a ansiedade transmite-se de pais para filhos através de seu comportamento. Quando os próprios pais são medrosos ou inseguros podem transmitir a criança seus medos. Se continuamente lhe advertimos possíveis perigos, se lhe superprotegemos e não lhe deixamos ser independentes, não é de estranhar que nosso filho se sinta inseguro e imite nosso comportamento. Lembre-se que a ansiedade é
contagiosa. Mantenha a calma e a serenidade.

24/02 – A associação APPDA-Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo) necessita voluntários para ajudar nas suas férias desportivas da Páscoa e para apoio escolar nas áreas de inglês, Português, matemática, trabalhos manuais e expressão dramática. Os potenciais voluntários podem inscrever-se através do e-mail info@appda-algarve.pt ao cuidado da Dra Sandra Rodrigues, assistente social desta instituição.

27/02 - Santo Agostinho dizia “Ama e faz o que quiseres; seja que te cales, cala-te por amor; seja que fales, fala por amor; seja que tu corrijas, corrige por amor; seja que tu perdoes, perdoa por amor.”

Sem comentários: