sábado, 25 de fevereiro de 2012

As vantagens das famílias numerosas


De um ponto de vista económico, as famílias numerosas fazem todo o sentido.
Não é preciso estudar muito deeconomia para entender que o custo médio por fi lho decresce com a dimensão do agregado familiar. Desde logo, porque grande parte dos custos, como é o caso da habitação, são custos fixos; mas também porque é possível partilhar livros, roupas, bicicletas, etc.
Por outras palavras, a forma mais eficiente de atingir uma certa taxa média de fertilidade consiste em concentrar o número de nascimentos em famílias numerosas.
Vários economistas especializados em assuntos da família chamam a atenção para o conflito entre o número de fi lhos e a “qualidade” da educação.
A ideia é que, quanto maior a família, menor a quantidade de recursos – tempo e dinheiro – que pode ser atribuída a cada fi lho. Não sou especialista no assunto e estou certo de que os investigadores têm algo de interessante a dizer; mas creio que estamos perante uma confusão entre “inputs” e “outputs”.
É verdade que a quantidade média de recursos atribuída a cada fi lho diminui com o número dos mesmos – aliás, trata-se de uma tautologia.
Mas o que importa é a qualidade da educação de cada filho (“output”), não a quantidade de recursos materiais atribuídos a cada um (“input”); e a experiência mostra que, no que respeita à qualidade do “output”, as famílias numerosas lideram tanto em quantidade como em qualidade.

Luis Cabral
Professor de Economia da Universidade de Nova York.

Sem comentários: