quarta-feira, 6 de julho de 2011

Viver melhor o dia de hoje

AE - Pedia-lhe três dicas para que os leitores possam viver melhor o dia de hoje...

Professora Helena Águeda Marujo - A primeira é reparar e escutar com atenção as notícias boas das pessoas à vossa volta. Liguem uma antena especial à procura de boas notícias e quando as ouvirem, respondam ativamente, de forma construtiva. Parem, entusiasmem-se e peçam detalhes sobre essa boa notícia. Aproveitem qualquer boa notícia, de qualquer pessoa à vossa volta e ponham fermento, façam-na crescer.

A segunda é registar diariamente, pelo menos, três bênçãos do dia. Identificar e fazer um diário positivo dos acontecimentos do dia que fizeram sentir bem. São estratégias que a ciência estuda e indica que podem aumentar a felicidade.

Para terceira sugeria um investimento na gratidão que é uma área de grande potencial e com grandes efeitos cardiovasculares. Escolham uma pessoa a quem tenham algo a agradecer, escrevam uma carta e façam uma visita de gratidão para ler a carta. É estranhamento difícil. É muito fácil olhar nos olhos e criticar mas tão difícil olhar nos olhos e dizer tudo o que temos para agradecer. Está na altura de mudar esta cultura e tornar mais fácil dizer o bom e menos o mal.

Eu acrescentava uma quarta – arranjem pedómetros, contadores de passos, e passem a fazer 10 mil passos diários se quiserem ter saúde física, pois não há felicidade sem um corpo cuidado, 13 mil passos diários se quiserem perder peso, mas assegurem-se que diariamente fazem, no mínimo acima de cinco mil passos. Muita investigação científica mostra que abaixo dos cinco mil passos, o risco cardiovascular é elevadíssimo e uma boa forma de saber se estamos em risco é através de um contador de passos.

Ter como meta cuidar da nossa saúde e mudar de uma sociedade inativa para formas de ação generosas, de relações positivas, e de comunicação são também formas de felicidade.

Sem comentários: