domingo, 24 de julho de 2011

Feira de Verão de solidariedade social a 7 de Agosto

Com o objectivo de sensibilizar a comunidade para oprincípio da Solidariedade e para a Acção de Voluntariado, diversas Instituições de Solidariedade Social Sem FinsLucrativos, sedeadas na área de Lagos uniram esforços para realizaruma iniciativa conjunta, por forma a transmitir à comunidade Algarvia quetrabalham juntas para um mesmo objectivo: Ajudar e apoiar a comunidade nas maisdiversas vertentes!

Esta iniciativa irá traduzir-se numa Feira de Verão, queirá realizar-se no dia 7 de Agosto deste ano,das 10h00 às 16h00, no Mercado do Levante, em Lagos, onde irão serangariados fundos para acções de solidariedade.



Apresentação das Instituições de Solidariedadeorganizadoras deste evento:

Pat Allen, uniu-se a esta iniciativa com o principalobjectivo de angariação de fundos e da conscencialização da necessidade deapoio aos Bombeiros Voluntários de Lagos.Após consultar o Corpo de Bombeiros e o Capitão, sobre qual o equipamento emfalta do qual eles mais necessitavam, Pat Allen, contribuiu com diversoequipamento de protecção para os Bombeiros de Lagos: luvas



e fatos de protecção, capacetes com iluminação e diverso equipamento deprimeiros socorros para as ambulâncias. Pat Allen deseja continuar a apoiar osBombeiros Voluntários de Lagos e o importante trabalho que eles desenvolvem nanossa comunidade.


A Associação Madrugada,sediada na Praia da Luz, Lagos, que tem como missão, disponibilizar Cuidados Paliativos em final de vida. Osserviços de Cuidados Paliativos que a Associação Madrugada presta, dão aalternativa ao doente de receber tratamento e apoio no conforto do seu lar. Nestemomento, a Madrugada presta um serviço à comunidade, operando essencialmente, na área de Lagos e da Praia da Luz. Presentemente, discute-se a possiblilidadede abertura de um Centro de Dia na Praia da Luz, que irá disponibilizardiversos serviços de apoio, orientação e aconselhamento e terapias de apoio,direccionados a pessoas afectadas por doenças limitativas e às respectivasfamílias. Para angariar fundos, a Madrugada depende fundamentalmente das lojasde caridade, onde vende artigos doados em segunda mão e da organização deeventos de angariação de fundos.

A Nandi – Instituição de Apoio aAnimais, sedeada em Lagos, opera duas lojas em Lagos, quecomercializam artigos em segunda mão. Vende vestuário, calçado, livros, artigosdiversos para o lar e mobiliário. Os lucros resultantes da comercializaçãodestes iens, revertem para o apoio às despesas de esterilização e tratamentoveterinário de animais abandonados. Só no ano de 2010, a Nandi conseguiuprovidenciar tratamento a 1309 animais. A Nandi também apoia financeiramenteoutras instituições de apoio a animais abandonados.


A NECI – Núcleo deEducação da Criança Inadaptada, sedeada em Montinhos da Luz, Lagos, temcomo missão dar resposta às necessidades da pessoa com deficiência,incapacidade ou handicap, de ambos os sexos, contribuindo para que tenha umavida digna, promovendo as competências, a qualidade de vida, a sua satisfaçãopessoal e favorecendo a integração na família, na escola, no trabalho e no meiosocial. A NECI dispõe de várias RespostasSocais, tais como

o Centro de Actividades Ocupacionais, a IntervençãoPrecoce, o Atendimento e Acompanhamento Social, o BancoAlimentar e o Centro de Apoio a Pessoas com Mobilidade Condicionada. Actualmente encontra-se nafase de desenvolvimento o novo LarResidencial, que irá colmatar as necessidades de cuidados básicos dos nossosclientes.


Riding forthe Disabled, Barlavento - Associação deEquitação Adaptada, é uma Instituição sedeada em Lagos, que trabalhaprincipalmente com estudantes portugueses que são portadores de deficiênciasmentais ou físicas. A equitação, é uma actividade particularmente benéfica, umavez que proporciona experiências multi-sensoriais que são dificeis dereproduzir de outra forma. As sessões, para além de serem divertidas, abordamáreas como a matemática e a capacidade de lidar com os números, a fala, aaudição e a resolução de problemas e quebra-cabeças.





.

Sem comentários: