sábado, 31 de outubro de 2009

A importância do teletrabalho


Excelente reportagem do "Público" sobre o teletrabalho, com casos concretos e testemunhos muito interessantes.


Nas instalações da empresa Patrícia não conseguia a concentração necessária. Em casa, a produtividade aumentou. Exactamente como aconteceu com António Costa, que aprecia a calma do dia semanal que passa fora das instalações da Oni: "Consigo fazer tudo mais rapidamente e de forma muito mais assertiva.

Tenho mais paz de espírito, nada de reuniões a interromper-me. Tenho esta necessidade de alguns períodos de tempo em que possa ter mais serenidade."De resto, e de forma muito semelhante, ambos apontam como grande vantagem o tempo que se poupa.

Patrícia Fernandes: "Não há nenhuma razão que me obrigue a ir ao escritório e poupo o tempo da deslocação. Não tenho interrupções. Almoço mais depressa, porque não tenho de ir a restaurante. Trabalha-se muito mais a partir de casa!" António Calado: "Não saio para almoçar. O dia de trabalho prolonga-se, porque não tenho a pressão de ir para casa ao fim do dia. Trabalho dez horas num dia."



Tal como referi aqui, o teletrabalho é uma das formas que poderão contribuir para uma maior conciliação entre trabalho e família.


A sua utilização, porém, depende, por um lado, da colaboração e iniciativa das entidades patronais e, por outro, da auto-disciplina e ordem dos trabalhadores. Além disso, em certos casos, deve ser alternada com dias no próprio local de trabalho, o que deve ser visto caso a caso, de acordo com as características específicas de cada profissão.


Foto: Público

1 comentário:

Abortion Support disse...

You can try

www.abortion-support.com