quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Falhas nos preservativos

"Há, no entanto, um consenso de que o discurso da prevenção focado apenas no uso do preservativo está saturado e precisa ser repensado. “O discurso do uso do preservativo em todas as relações sexuais está tendo um efeito reverso e isto pode ser visto tanto na área da sexualidade com o crescimento dos grupos que praticam o bareback (penetração anal sem uso de preservativo), como na área da reprodução, com um número cada vez maior de casais soropositivos ou sorodiscordantes querendo exercer o direito à paternidade e à maternidade”, afirmou Daniela Knauth, do Departamento de Medicina Social da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)"
(....)
Novas metodologias de prevenção
Dentro ainda da crítica à prevenção focada no uso do preservativo, os participantes discutiram as novas tecnologias de prevenção, como a circuncisão, os microbicidas e a profilaxia pré e pós exposição. “Nenhuma dessas tecnologias tem 100% de eficácia, por isso, o futuro da prevenção será uma combinação de todos os métodos disponíveis, incluindo as tecnologias novas que se confirmarem eficazes e o bom e velho preservativo”, afirmou Daniela Knauth da UFRGS. “Mas não podemos esquecer que a prevenção só será completa com a participação das comunidades, da sociedade civil, considerada uma das grandes responsáveis pelo sucesso da resposta brasileira à epidemia de aids”, concluiu. Flávio Pontes, do Rio de JaneiroEspecial para a Agência de Notícias da Aids
Seminário “Prevenção das DST/Aids: Novos Desafios” organizado pela ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) , no Rio de Janeiro.

Sem comentários: