sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Adopção: proibido adoptar fora do distrito (!?)


Uma dirigente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social (CNIS) criticou o facto de os candidatos à adopção estarem impossibilitados de adoptar uma criança que viva fora do seu distrito, considerando-o um bloqueio à adopção

(...)

Segundo Isabel Monteiro, em matéria de adopção não existe uma verdadeira base de dados nacional que permita aos candidatos de um determinado distrito adoptar uma criança de outro distrito do país: «Está tudo muito compartimentado. Há necessidade de maior comunicação entre serviços porque actualmente são estanques».
Para Isabel Monteiro, a burocracia que ainda existe nesta matéria é um bloqueio sério à adopção nacional, pelo que considera urgente resolver o problema. «Na adopção internacional não existem estes constrangimentos e depois a nível nacional debatemo-nos com realidades diferentes», disse.
(...)

Por outro lado, adiantou, a celeridade processual dos processos de adopção varia de distrito para distrito e «esta é uma realidade que também deve ser mudada».


Sem comentários: