domingo, 19 de outubro de 2008

Testemunho impressionante de vida: Teresa Fernandes


Conhecida como "9.º Defeito Genético", a doença da ataxia de Freidreich, hereditária e recessiva, tem origem na degeneração de células do sistema nervoso. Começa por afectar a marcha, com desiquilíbrios e quedas frequentes; segue-se a dificuldade na articulação das palavras e a incoordenação dos movimentos das mãos; mais tarde os músculos atrofiam, a coluna deforma-se e os pés tornam-se cavos. A perda de audição, a mudança na visão das cores, o desenvolviemnto de diabetes, a incontinência urinária e o hipotiroidismo são outros sintomas que podem surgir. A Teresa Fernandes, de 32 anos, padece desta doença há 14.


Os pais de Teresa Fernandes tiveram três filhos. Dois deles sofrem da ataxia de Freidreich. A Teresa, uma batalhadora, uma inconformada, está na luta com uma dignidade que é uma lição para os vencidos da vida. O irmão, com uma atitude menos positiva, entregou-se e está naturalmente num estado muito mais adiantado da doença.


Este livro, que é um verdadeiro exemplo de vida para todos a quem a saúde prega partidas inesperadas, progressivas e irreversíveis, funciona como um diário de alguém que não se entrega, de alguém que consegue encontrar pontos positivos para estar viva, de alguém que olha para a frente e sente que tem coisas boas e bonitas para fazer na vida, apesar de muito condicionada, apesar de viver numa cadeira de rodas e apesar de estar cada vez mais dependente de terceiros.


Este livro permite-nos ter um olhar diferente sobre os valores efectivos da vida e perceber o quantas vezes valorizamos afinal coisas que não o merecem. E permite-nos também ter a oportunidade de acreditar que vale a pena lutar e que nada está definitivamente perdido.


A Teresa Fernandes escreveu esta espécie de dirário, ambicionava muito vê-lo editado e a Prime Books, que não lhe fez favor nenhum, tem uma honra tremenda em lançá-lo no mercado.Prefácio do conhecido médico Manuel Pinto Coelho.


Ver aqui e aqui.

Sem comentários: