quarta-feira, 12 de março de 2008

Um dia pela Vida

No próximo sábado, dia 15 de Março, terá lugar uma celebração de VIDA em Almeirim.


Será o culminar do Um Dia Pela Vida.


Começará com uma arruada pelas ruas de Almeirim a partir das 9.30 até ao local onde decorrerá a festa – tenda junto à praça de touros.


Pelas 10.30 terá lugar a volta dos sobreviventes/lutadores acompanhados pelo som da Banda Marcial de Almeirim. Será o primeiro momento chave do dia. Depois tudo acontece…….


Muita festa, muita animação no palco, comes e bebes e uma pista cheia de gente a caminhar contra o cancro e pela vida.


A cerimónia das luminárias, segundo momento chave do dia, está marcada para as 22.00 horas com a leitura do poema MAGNIFICAT de Miguel Torga por Ruy de Carvalho, seguido do hino oficial Um Dia Pela Vida.


Se quer caminhar pela vida, venha! Pela sua e pela dos outros.

Liga Portuguesa contra o Cancro Educa para a Prevenção


A desmistificação do cancro pode ser feita num dia. Para a Liga Portuguesa Contra o Cancro é através da educação para a prevenção, que se combate a doença que mata mais de 1,7 milhões de europeus por ano.


No âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society, a Liga celebra sábado, 15 de Março de 2008, o 11º Um Dia pela Vida em Almeirim, com um mega evento de informação e angariação de fundos que apoiarão o trabalho da Liga Portuguesa Contra o Cancro no combate a esta doença.


Este é o 11º evento Um Dia Pela Vida, lançado em Portugal pela LPCC. O 1º aconteceu em 5 de Março 2005 na vila de Coruche.


Em 3 anos mais de 10 mil pessoas já vestiram a Camisola do Um Dia Pela Vida e mais de 100 mil já participaram nesta Caminhada.


Em Almeirim, foram constituídas 45 equipas e cerca de 900 pessoas inscreveram-se neste Projecto que teve o seu lançamento em 28 de Outubro 2007.


Numa altura em que as estimativas apontam para que 1 em 4 pessoas venha a deparar-se com a doença em algum momento da sua vida, torna-se urgente a nossa acção no sentido de mostrar a todos que também está na nossa mão reduzir os riscos e mudar as nossas atitudes perante o cancro.


Educar para a prevenção, mudar mentalidades e Caminhar Contra o Cancro Pela Vida, é o mote deste movimento que se alastra pelo mundo, em todos os Continentes e em mais de 26 Nações do Mundo há mais de 22 anos.


Portugal Caminha contra o Cancro, desde 2005, numa marcha pela vida que avança por todo o País e que antes da Festa de encerramento do Evento de Almeirim, já avançou para Moura, onde já foi lançado o 12º Evento que terá a sua festa de encerramento em 14 de Junho 08.


No sábado, dia 15, junto à Praça de Touros de Almeirim tudo começará por uma caminhada que terá início às 10:00h da manhã com a Volta dos Sobreviventes ou “Marcha dos Vencedores”, feita exclusivamente por sobreviventes à doença e que em Almeirim conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal Dr. José Gomes também ele sobrevivente à doença. Com ele, caminharão também a Responsável Local do evento de Almeirim, Maria do Amparo Cid e a Coordenadora Regional Sul, Rita Teles Branco que farão esta 1ª Volta, também elas sobreviventes de um cancro.


A Caminhada continua durante todo o tempo que durar este Evento numa Pista montada para o efeito. "Temos uma pista onde os elementos de todas as equipas fazem o caminho que representa a luta que os doentes travam desde o dia em que descobrem ter um cancro e até ao fim de suas vidas.” Esta é a simbologia máxima destes Eventos, Caminhar Contra o Cancro Pela Vida.Espera-se a visita de milhares de pessoas ao local já que junto à Pista da Caminhada se montou um palco por onde actuarão muitos artistas locais e nacionais que se juntaram à causa.


(Recebido por correio electrónico)

Sem comentários: