sábado, 15 de novembro de 2014

Loucamente- Uma exposição sobre saúde mental




Loucamente: uma exposição sobre o bem-estar da mente é a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva....
Desenvolvida em consórcio com os centros de ciência Heureka (Helsínquia) e Universcience (Paris), é a primeira exposição interactiva de um centro de ciência dedicada ao bem-estar da mente e pretende dar início a uma discussão pública sobre a saúde mental e o seu impacto pessoal e social.
Trata-se de uma exposição positiva sobre um tema complexo, que quer substituir o preconceito pelo conhecimento, o estigma pela compreensão e incentivar os visitantes a cuidar do seu bem-estar mental. Nesta exposição os visitantes podem experienciar num ambiente seguro como se sentem as pessoas com determinadas perturbações mentais. Um dos grandes sucessos desta mostra é a escultura artística de Pierre-Laurent Cassiére, o Esquizofone, que simula a sensação de ouvir vozes vindas de todos os lados. Os visitantes podem ainda entrar na sala das fobias, sentarem-se na barbearia das psicoses ou pôr à prova a sua percepção corporal no espelho da auto-estima.
O Pavilhão do Conhecimento encoraja o público a cometer algumas loucuras saudáveis, como dançar no meio da exposição ao som de uma selecção musical muito especial. No final, os visitantes podem desfazer-se dos seus problemas num triturador metafórico de preocupações.
A exposição tem também experiências desenvolvidas a pensar nas crianças, que abordam temas como as emoções e o medo.
Loucamente: uma exposição sobre o bem-estar da mente foi premiada com o Leading Edge Award para a melhor experiência do público, atribuído em 2014 pela associação internacional ASTC (Association of Science Technology Centers).
O júri salientou a forma aberta e inovadora com foi abordada a questão da saúde mental, desafiando o público a pensar sobre o assunto de uma outra perspectiva.
A adaptação da exposição à realidade portuguesa contou com a colaboração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e a contribuição de grupos de investigação de universidades portuguesas e de pessoas que sofrem ou sofreram de doença psiquiátrica.
A exposição pode ser visitada a partir do dia 21 de Outubro e até Setembro de 2015

Sem comentários: