quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Textos da Rádio Costa D'Oiro de Dezembro de 2013


 


Dia 3 de Dezembro 2013- Terça Feira

 

      Otimismo. Não deixe que a crise invada constantemente os seus pensamentos, dias, conversas. Seja otimista. Ajude à sua volta a serem otimistas!

       Há que dar a volta!

       Como os jogadores de futebol. Mesmo que se esteja a perder ao princípio, há que dar tudo por tudo para ganhar. Na vida, tenha a mesma atitude. Podemos jogar à defesa, ao ataque ou ser mero espetador.

       Defina a sua posição, mas sobretudo não se deixe levar pelo pessimismo, tristeza, medos e incertezas. O melhor apoio e incentivo encontra-o sem dúvida na família.

Pense mais nos seus e por eles seja otimista, e veja os dias com humor e como um desafio.

 

Dia 4 de Dezembro de 2013- Quarta Feira

 

   Nos Estados Unidos, começa a diminuir a população com idade para trabalhar fruto de um envelhecimento da sociedade. Não só nos Estados Unidos, mas infelizmente, no geral, assiste-se a um inverno demográfico, em todos os países nomeadamente na Europa.

    De facto, e comprovamo-lo mais uma vez, a crise que se vive hoje não é apenas económica, mas social e moral. Faltam valores. Faltam novas gerações. Imperam sentimentos e ideologias individualistas. Enquanto o Estado e a sociedade não se preocuparem com o bem comum, estamos muito longe de sair da crise.

   A família tem de ser mais família e o Estado tem de encontrar formas de proteger a família, incentivar a natalidade e proteger os mais fracos.

   Comecemos cada um de nós, por dar testemunho de remar contra a maré, sem ter medo de ter filhos e sem ter medo da crise.

      

Dia 5 de Dezembro de 2013- Quinta Feira

 

            Época Natalícia. Se para além de todos os preparativos que exige, presentes, listas intermináveis de afazeres.. Não esqueça o mais importante: tempo para a família.  

          Época propícia para aproveitar ao máximo a companhia de todos.

          Um momento muito especial que ajuda a unir a família, momento mágico para os mais novos e mágico também de certa forma para os adultos.

          Tempo igualmente proveitoso para pensar mais nos outros, ensinar os filhos a partilhar e a pensarem em tantos que não têm nada, nem mesmo um teto onde se abrigar. Que as crianças saibam que há algo mais importante do que apenas receber brinquedos e ficarem com os caprichos e desejos saciados. Ensine-os a saber dar alguma coisa a quem não tem e a agradecerem o que têm.


Dia 6 de Dezembro de 2013- Sexta Feira

  

   Estamos a aproximarmo-nos do Natal. Se ainda não fez o seu presépio e a árvore de Natal, não espere mais tempo. Excelente momento de família, divertido e alegre.

  Época em que se dá mais atenção à família, e por isso mesmo, não deixe que o momento passe sem que alguma coisa mude na sua família.

  Concretize. Por exemplo, chegar a casa um pouco mais cedo depois de um dia extenuante de trabalho, para poder dar mais atenção aos seus filhos e marido ou mulher.

  Apoiar mais os seus filhos, no estudo.

  Que este Natal seja diferente sobretudo em qualidade.

 

 

Dia 9 de Dezembro de 2013- Segunda Feira

 

   Interessante um artigo publicado nos Estados Unidos onde abortistas ativistas admitem que têm de mentir apenas para manter a sua opinião.

  De facto com as novas tecnologias e ecografias a 3D, a visão real do bébé é tão real que não deixa margem para dúvidas: trata-se de facto de um bébé. Consegue ver-se tudo de modo absolutamente espantoso, braços, pernas, dedinhos, cabeça, nariz.. tudo. Só quem não quer é que não vê. Assistir a um aborto é de facto horrível e deixa marcas profundas ao médico que o faz e à mãe que o permite.

  Não é de todo uma solução. Quaisquer que sejam as circunstâncias, uma nova vida é sempre uma dádiva e .. tudo se resolve.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 10 de Dezembro de 2013- Terça Feira

 

 

  Está de moda o relativismo e individualismo. Não há verdades absolutas, tudo é relativo, o que importa é o sentimento. Erro crasso. Há verdades. Nem que seja na matemática e nas ciências. Mas há também verdades morais e éticas.

 A boa educação não está fora de moda, não é relativa, e não depende de sentimentos.

 Ensine os seus filhos a crescerem com educação. Ao contrário do que dizia um anúncio publicitário “A tradição ainda é o que era”. Cabe a nós, educadores e cidadãos comuns, trabalhadores comuns, manter viva a tradição. A tradição dos bons costumes, da boa educação e das boas maneiras.

 
 

Dia 11 de Dezembro de 2013- Quarta Feira

 

Andemos por onde andemos na rua não há quem falte com auscultadores nos ouvidos. Há quem tenha sempre de ter musica como pano de fundo nas suas vidas como se de um acessório de moda se tratasse.

   Se por um lado é bom e a música de facto é inspiradora, relaxante e destressante, há que ter cuidado para não se tornar um obstáculo a estar-se com atenção ao mundo que nos rodeia, às pessoas que passam por nós.

  Que não nos tornemos zombies pelas ruas, mas que continuemos com atenção a quem passa e quem eventualmente poderemos conhecer, para não passarmos sem cumprimentar.

 

 

Dia 12 de Dezembro de 2013- Quinta Feira

 

  Educar não é fácil mas também não é assim tão difícil. Exige sacrifício e muitas vezes implica dizer um “não” bem firme.

 Mesmo que esse “não” acarrete uma birra, um choro… seja firme.

 As crianças precisam de chorar. Não lhes faz mal nenhum. E precisam de ouvir um “não” de vez em quando.

  Se tudo for facilidades em criança, serão seguramente pessoas frustradas em adulto pois tarde se aperceberão de que nem sempre se tem o que se quer e nem sempre tudo corre conforme previsto e planeado.

 

Dia  13 de Outubro de 2013- Sexta Feira

 
 

Jantar em família. O Jantar sempre foi tradicionalmente o momento de encontro familiar, momento importante ao qual ninguém faltava: pai, mãe, filhos. Hoje em dia nem por isso, mas pode ser interessante saber os benefícios que daí se podem tirar.

      É normalmente quando se consegue “pôr a conversa em dia”, fazer que cada um saiba de cada um, o que estreita os laços familiares.

      Os benefícios do jantar em família são inúmeros!

É em família, à mesa, que se aprendem boas maneiras, que se aprende a socializar, saber conversar, ter o interesse de saber como correu o dia a cada um. Aproveite o fim de semana para dar ainda mais atenção ao jantar em família.

 

 

 

Dia 15 de Dezembro de 2013- Segunda Feira

 

 

  A família tem sido atacada por vários lados. A própria noção e família tem sido alterada e adulterada. A família, célula base da sociedade, é a união de duas pessoas de sexo diferente, aberta à vida. É uma comunidade de vida e de amor.

  Não se equipara a mais nenhuma realidade social ainda que existam.

  A este propósito  e também sobre a coadoção por pessoas do mesmo sexo, houve uma conferência muito interessante no passado dia 28 de Novembro no Colégio de S Tomás em Lisboa. Sob o tema: “Adoção por pares homossexuais, qual o mal?”, foram esclarecidas muitas dúvidas e fundamentadas as certezas.

 É importante termos as certezas bem enraizadas e fundamentas, pois a noção de família é a mesma e o conceito não se altera com leis que facilitam e que tentam agradar a todos.



 
Dia 17 de Dezembro 2013- Terça Feira
 
      O Papa Francisco foi eleito personagem do ano pela revista Times.
      Católicos ou não católicos há de facto que reconhecer que este Papa é um homem fantástico, que consegue surpreender todos e não passa despercebido.
      Não passa despercebido porque tem feito coisas até aqui nunca vistas e sobretudo porque tem a coragem de se dar verdadeiramente aos mais fracos e pobres chegando ao ponto de lhes beijar os pés.
       Grande exemplo sem dúvida de amor e humildade. Que nos sirva de lição para sermos assim com os que nos rodeiam.
 
 
Dia 18 de Dezembro de 2013- Quarta Feira
 
   Ajudar as crianças a estudar é tão interessante e benéfico.
   Interessante porque relembramos a nossa infância e matéria dada, benéfico tanto para a criança como para os pais pois é um momento de união, de proximidade e porque ninguém melhor do que os pais para ajudar a criança a estudar.
   Outra vantagem: poupa nas explicações.
   Invista tempo nos filhos, na educação, na ajuda com os trabalhos de casa. Não é tempo perdido, muito pelo contrário. Gaste tempo, invista tempo na família.
 
 
Dia 19 de Dezembro de 2013- Quinta Feira
 
            Quem não leu a Fada Oriana? Penso que todos. Um livro simples mas cheio de ensinamentos.
           A Fada Oriana depois de ter perdido as suas asas por andar muito centrada em si e esquecer-se dos outros a quem ajudava, dos animais da floresta que guardava, tornou a recuperá-las quando ia perdendo a vida para salvar uma velha que caiu num abismo.
        Grande lição de esquecimento próprio. Foque-se nos outros, nos que estão a seu lado. Desligue-se de si, dos seus problemas, desse andar sempre à volta do mesmo, que normalmente somos nós próprios e não conduz a lado nenhum.
  
Dia 20 de Dezembro de 2013- Sexta Feira
  
   Na Bélgica querem alargar a eutanásia às crianças! E sem o consentimento dos pais! Se uma criança de doze anos escolher ou for induzida a escolher entre a vida e a morte, pode fazê-lo sem o consentimento dos pais.
  Que notícia chocante num mundo cada vez mais desumano! Como é possível? Chama-se eutanásia ao que já é puro homicídio.
  Os médicos têm como missão e função salvar vidas e não tirá-las!
  A vida humana é um dom! Ninguém pediu para nascer e ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém. Os médicos não podem passar a ser assassinos. Se assim for, porquê ir para o hospital? Os valores não se podem inverter.
 
Dia 23 de Dezembro de 2013- Segunda Feira
 
    Frozen. Novo desenho animado nos cinemas para crianças. Aproveite as férias do Natal para levar os seus filhos a um cinema e passarem uma tarde divertida.
   Todos precisamos de um dia diferente, de umas pipocas doces e um filme divertido.
   Mais do que muitos presentes no Natal e muitos brinquedos, mais importantes são estes momentos diferentes e especiais em família.
   Momentos que não se esquecem, que não se compram mas que valem ouro.
  
 
Dia 24 de Dezembro de 2013- Terça Feira
  
  Véspera de Natal.
   Família reunida, mas ao mesmo tempo muitas vezes sinal de mais confusão e divisões de opinião sobre onde passar o Natal.
    Não deixe que a confusão e estas decisões tornem um momento de festa num momento de disputas.
   Aproveite a companhia de todos, ceda ao seu cônjuge , cedam um ao outro.
   Que seja um dia de alegria, festa e sobretudo um aproveitar a companhia e conversa com os familiares. Dê atenção a cada um em particular. Esmere-se de cuidados e atenções para com o próximo.
Dia 25 de Dezembro de 2013- Quarta Feira
 
   Dia de Natal. Crentes ou não crentes, certo é que se não fosse o nascimento de Cristo não seria Natal, não se celebraria o Natal.
  Temos de compreender e festejar o Natal pelo que realmente é.
   É mais do que uma festa familiar, é mais do que troca de presentes, é mais do que uma reunião de amigos ou luzes a brilhar.
  É celebrar o nascimento de Deus feito menino, feito bebé com toda a sua ternura e simplicidade. Olhe para o presépio e admire, cante e fale a esse Deus menino.
  Abra-Lhe as portas do seu coração e deixe-o entrar.Deixe-O entrar na sua casa.
  Não fique apenas pelo material e superficial mas viva a funda esta festa no interior do seu coração.
 
 
 
Dia 26 de Dezembro de 2013- Quinta Feira
 
   Dia 26 de Dezembro, dia seguinte ao dia de Natal a igreja celebra a memória dos santos inocentes, essas crianças que foram mandadas matar por Herodes.
  Infelizmente ainda hoje se assiste a esta matança dos inocentes com os milhares de abortos que se praticam em vários países. Milhares de crianças que todos os dias são impedidas de viver, de ter uma família, uma vida, uma história.
  Matança que agora se quer alargar com a prática da eutanásia a crianças na Bélgica.
  Não podemos ficar indiferentes e calados. Temos de juntar vozes e esforços e impedir que a cultura da morte domine sobre a cultura da Vida.
 
   
Dia  27 de Dezembro de 2013- Sexta Feira
 
 Nestes dias de festa relembre Natais passados, vivências de infância. Conte-as aos seus filhos, amigos, familiares. Revive-as. Recordar também faz parte da vida. Contar histórias passadas ou tradições familiares é muito educativo, especialmente para os filhos.
 As crianças têm de ser educadas também pelo passado. Devem saber o enquadramento familiar, histórias de família, costumes e tradições. De onde vêm, onde se encontram. Só assim têm bases sólidas para preparar e construir o futuro.
  
Dia 30 de Dezembro de 2013- Segunda Feira
 
   O ano 2013 está a acabar. Estamos na reta final. Altura propícia para passar em revista o nosso ano. O que fizemos de bom e de menos bom. O que correu bem e o que podia ter corrido melhor.
   Fazer exame e olhar para trás sempre com sentido positivo. Tirar lições para o ano novo, novos propósitos.
  Que o ano novo seja um recomeçar de muitos bons desejos.
  Recomeçar por exemplo em ter mais tempo para a família, recomeçar em casa para ser melhor pai/mãe/marido/mulher/filho ou filha. Otimismo e um bom final de ano e bom ano a todos.
 
 


Sem comentários: