quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Textos Rádio Costa D'Oiro de Agosto

 
 
Dia 8   de  Agosto 2013- Quinta Feira
 
   Já estrearam os “smurphs 2”. Uma boa oportunidade para ir ao cinema com os seus filhotes. Filme que agrada com certeza a miúdos e graúdos, com uma boa dose de bom humor e sábios conselhos de amizade e  relacionamento familiar.
  Um filme a não perder, em 3D ou em versão normal. Filme que depois pode ser comentado em família e do qual se podem reter alguns ensinamentos, sobre por exemplo o perdão, a verdadeira amizade, o manter-se fiel no caminho do bem.
 
 
Dia 9  de Agosto de 2013- Sexta Feira
 
  Em época de férias para alguns e de quase férias para outros, uma sugestão: desligue a televisão e resista aos meios de diversão eletrónicos tais como wii´s, ipad´s etc..
  Aproveite os dias de bom tempo, de sol, dias passados com a família para serem dias didáticos, lúdicos e verdadeiros momentos e encontros familiares.
  Tenha essa conversa que quer ter com cada um dos seus filhos e que durante o ano escolar não tem tempo, brinque com os seus filhos, conheça-os verdadeiramente, um a um.
  Aprecie e valorize o tempo passado também enquanto casal.
  Disfrute das férias e divirta-se.
 
  
Dia 12  de Agosto de 2013- Segunda Feira
 
  Educar não é fácil, mas também não é assim tão difícil Há situações em que a própria intuição maternal ou paternal vão facilitando e vão-nos ditando como agir.
 Hoje porém nota-se que no geral, os pais não sabem dizer não. E o resultado deste não saber dizer não, é criar um dia mais tarde muitas frustrações no seu filho.
 De facto na vida nem sempre se consegue o que se quer, nem sempre se tem tudo o que se quer, e muitas vezes os sonhos saem ao contrário do que sonhámos.
 Daí a importância de educar desde pequeno que nem todas as vontadinhas têm e podem ser satisfeitas. É preciso, por exemplo, ensinar a saber perder num jogo, saber reagir quando se ganha.
 Ao dizer não só contribui para a felicidade futura do seu filho.
 
 
Dia 13  de Agosto de 2013- Terça Feira
 
  Aproveite as tardes de verão para pôr a leitura em dia. Sempre se ouviu dizer que um livro é um amigo. Nada mais verdadeiro. Em vez da televisão ou de estar preso a face book’s, internet e telemóvel, leia. Há livros ótimos que ajudam a descansar, divertir, imaginar.
  Incuta nos seus filhos o hábito de ler. Dê exemplo. Ajude os seus filhos a escolher um livro adequado à sua idade e de que gostem. Com a leitura trabalha-se o mundo do imaginário, dá-se asas à imaginação para além de se aprende gramática e a escrever corretamente.
 
 
 
Dia 14 de Agosto de 2013- Quarta Feira
 
   Aprender com os filhos. Sim, é verdade, podemos aprender com eles. Podemos aprender a simplicidade, a amizade, o passar por alto as zangas, o não guardar rancor, o dar importância às coisas pequenas e muito mais.
 Que bom se todos fossemos simples como as crianças que se deliciam por exemplo com um simples gelado, com brinquedos simples, com uma ida ao parque, com um animal… que maravilha! Nós adultos, de tão atarefados que andamos mal damos conta do bonito que está o dia, do cheiro das flores, do riso das crianças.. nem paciência temos muitas vezes para as ouvir..
 Aprender a ser amigo, mesmo que antes tenha havido um arrufo.. Que simplicidade maravilhosa! Observe o seu filho e veja o quanto pode aprender com ele.
 
 
Dia 15 de Agosto de 2013- Quinta Feira
 
  Em vez de brinquedos, já pensou que o melhor para o seu filho é um irmão? As famílias numerosas trazem consigo uma natural escola de virtudes.
 Com os irmãos , as crianças aprendem obrigatoriamente a saber partilhar, emprestar, dividir o espaço, o quarto, a estudar com barulho, a ajudar em casa .. E tudo de forma natural, quase que inata.
 Vivemos um inverno demográfico que é preciso combater. A crise não é desculpa. Muitas vezes a desculpa económica serve para camuflar um certo comodismo dado que ter filhos dá trabalho, chatices e põe à prova a paciência dos pais. Mas de certeza que , mais di que brinquedos, as crianças precisam de irmãos para brincar.
 
 
Dia 16  de Agosto de 2013- Sexta Feira
 
   Educar e ajudar em casa não é só tarefa da mãe. O pai e os filhos também têm de ajudar.
  Na sociedade atual em que, na maioria dos casos, ambos pai e mãe trabalham fora de casa é cada vez mais importante que os pais também ajudem em casa. A dar banho aos miúdos, a fazer o jantar, a fazer os trabalhos de casa.. tanto faz. O que interessa é ajudar.
 Hoje todos têm de contribuir para fazer da casa, um verdadeiro lar. Um lar onde se respira paz, tranquilidade, entreajuda, amizade, partilha. Que todos se envolvam nas várias tarefas. Também os filhos. É de muita importância que cada um tenha a sua tarefa. Tarefa que pode ir mudando de dia para dia, mas que cada um saiba que o seu contributo é importante
 
 
Dia 19 de Agosto de 2013- Segunda-Feira
 
   As férias de verão são muitas vezes para as mães uma dor de cabeça e significam por vezes mais trabalho do que durante o resto do ano. Não se tem empregada, a casa está cheia de gente, as crianças estão em casa, não há horários…
    Há que descomplicar e ver tudo com ar positivo. Apreciar as férias, descontrair-se e aproveitar uma ótima ocasião para se dar mais aos outros nomeadamente aos que nos rodeiam. Se a casa ficar com um bocadinho mais de pó não é o fim do mundo, se os horários não existem e a confusão é maior, descomplique.
   O importante é manter o bom humor, estar prestável para os outros, descansar claro e ajudar os outros a descansar. Boas férias!
 
 
 
Dia 20  de Agosto de 2013- Terça Feira
 
   A desestruturação familiar pode ter graves consequências. A família conhece de facto uma crise social grave.
 A ausência do pai é muitas vezes uma verdade que doí. Crianças educadas numa família monoparental ou com padastros/madrastas, tendem mais tarde a ser crianças e adultos mais problemáticos. Tendem a ter insucesso escolar e a sofrer problemas de auto estima.
 É importante inverter esta tendência. Lutar por se construir um lar sólido, onde haja amor, perdão, começar e recomeçar.
 
 
Dia 21 de Agosto de 2013- Quarta Feira
 
   Cuidados a ter na internet. Não deixe de avisar e informar os seus filhos sobre os perigos da internet. Tema já muitas vezes abordado de certeza, mas que nunca é demais recordar. É importante “controlar” os sites navegados, as conversas e amigos do facebook.
 A vida dos nossos filhos hoje em dia tende a escapar-nos das mãos. Antes os telefonemas recebidos passavam obrigatoriamente pelo telefone fixo de casa, e sabíamos quem ligava para quem, não havia facebooks, nem epidemias de telemóveis e smartphones. Hoje não sabemos para quem enviam sms, quem lhes telefona.
 Seja amigo do seu filho. Controle sem dar a sensação que controla, com sabedoria, descrição mas com eficácia.
 
Dia 22 de Agosto de 2013- Quinta Feira
 
No passado dia 7 de Junho de 2013, o Papa Francisco, numa audiência com pais, professores e alunos dizia o seguinte
“ (…) queria dizer algo aos educadores, aos professores das escolas e aos pais.
Na educação, há um equilíbrio a respeitar, há que equilibrar bem os passos: um passo firme na zona de segurança, mas o outro entrando na área de risco.
E quando este risco se torna segurança, o passo seguinte procura outra zona de risco.
Não é possível educar permanecendo só na área de segurança: não.
Isto é impedir a personalidade de crescer.
Mas também não se pode educar apenas na zona de risco: é demasiado perigoso.
Importante este equilíbrio dos passos… fixai-o bem”.
 
Dia 23 de Agosto de 2013- Sexta Feira
 
A APFN Associação Portuguesa das Famílias Numerosas aplaudiu a recente decisão do Secretário de Estado da Cultura de criação de um desconto de 50% para um bilhete de família numerosa aplicável em todos os serviços culturais dependentes da Direcção-Geral do Património Cultural e das várias Direções Regionais de Cultura.
O acesso a bens culturais tem sido ao longo dos anos dificultado a muitas famílias numerosas que, ou não podem realizar estes programas ou têm que reduzir o seu número, pois, a necessidade de cada membro da família pagar o seu ingresso tornava a visita dispendiosa e inacessível.
As novas condições entraram em vigor no passado dia 1 de Julho.
 
Dia 26 de Agosto de 2013- Segunda Feira
 
O homossexual, pelo menos ao princípio, sente atração por pessoas do mesmo sexo; isto é, passa por uma desconformidade entre o seu  sexo corpóreo e o seu sexo psicológico.
Muitos estudos apontam para algumas causas deste fenômeno, tais como:
alienação do pai na infância;
o pai foi tido como hostil, distante, violento ou alcolatra;
no caso de filhos, a mãe foi superprotetora;
a mãe precisava de muito afeto e ao mesmo tempo era muito exigente;
os pais nãos fomentaram a identificação dos filhos com o próprio sexo;
abuso sexual ou violação;
fobia social ou timidez extrema e não tratadas.
Possivelmente esta inclinação, à semelhança de outras que acontecem nos heterossexuais, em particular nos homens, não é mais que o sintoma de uma profunda carência afetiva.
Muitos homossexuais quando começaram a sentir esta inclinação, provavelmente não encontraram, no seu ambiente quotidiano, a compreensão e a ajuda mas rejeição, desprezo e humilhação, o que abre ainda mais as suas feridas emocionais.
 
Dia 27 de Agosto de 2013- Terça Feira
 
O Centro para a Justiça Social estima que, neste país, cerca de 1 milhão de crianças está a crescer sem a presença do pai.
Estes agregados familiares tornaram-se "desertos de homens" devido aos inúmeros casos de famílias monoparentais sustentadas apenas pela mãe que se estimam estejam a aumentar no Reino Unido a um média de 20.000 novos casos por ano
Um estudo recente promovido pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos demonstram que existe uma correlação direta entre a ausência do pai e a ocorrência de relações de curta duração por parte de raparigas que cresceram nesses ambientes.
O estudo demonstra que as raparigas que cresceram em lares que se caracterizam pela ausência do pai ou por uma presença parental muito de muito baixa qualidade, aceleram o desenvolvimento da puberdade, o início prematuro da vida sexual, a gravidez precoce, uma maior promiscuidade sexual, um maior risco na ocorrência de relações sexuais não protegidas e um maior risco de divórcio em comparação com situações em que raparigas cresceram em ambientes familiares bi-parentais estáveis.
 
Dia 28 de Agosto de 2013- Quarta Feira
 
Nascem cada vez menos crianças, há cada vez menos jovens em idade escolar, há cada vez mais idosos e os velhos vivem cada vez mais tempo.
A demografia em Portugal está contra os professores.
A guerra que os sindicatos de professores movem ao Governo está à partida perdida, desde logo, pela tendência demográfica negativa do nosso país.
Se o número de jovens em idade escolar diminui e a tendência é para que essa redução se acentue. Por isso faz todo o sentido que o Governo racionalize os meios afetos à educação, providenciando para que haja uma ocupação máxima do corpo docente dos quadros.
No futuro, é inevitável a reconversão profissional de milhares de professores que a redução progressiva do número de alunos vai tornar excedentários nas escolas.
 
Dia 29 de Agosto de 2013- Quinta Feira
 
O verdadeiro luxo para alguns casais de hoje é conseguirem mais tempo de qualidade juntos”, dizem os especialistas no site LearnVest.com, que é dedicado a ajudar as pessoas a melhorar as suas finanças pessoais.
Mas porquê um artigo de casamento em uma página econômica?
Porque, explicam, mesmo do ponto de vista financeiro, quando um casamento tem como prioridade a companhia mútua evita muitos gastos desnecessários e até mesmo dívidas.
É um facto que depois da chegada dos filhos começa a ser difícil lembrar como era ser “apenas os dois”.
E o tempo juntos não é a única coisa de que se sente falta: a comunicação, a intimidade e, porque não, o romance, tendem a desaparecer.
.
Dia 29 de Agosto de 2013- Quinta Feira
 
Siga estas ideias fáceis para ter mais tempo livre, sem os seus filhos”.
Eis algumas soluções para este problema.
VOLTE A TER A SUA PRIMEIRA SAÍDA A DOIS
Falem um com o outro como se estivessem se conhecendo: o que você está lendo, o hobby que você gostaria de começar, o lugar que você gostaria de conhecer.
UMA NOITE DE LUXO EM CASA
Se uma saída fora de casa não está no orçamento, podem colocar as crianças a dormir mais cedo, alugar um filme, fazer pipocas
Mais tempo "a sós” traz muitos benefícios ao casal:
• Aumenta a felicidade.
• Abre a comunicação.
• Fortalece o vínculo.
• Melhora o casamento.
 e Oferece às crianças um bom exemplo para seus relacionamentos futuros
 
Dia 2 de Setembro de 2013- Segunda Feira
 
Neste recomeço do ano lectivo um dos assuntos que está sempre na ordem do dia é a organização dos tempos livres e das actividades extra-curriculares dos filhos.
Infelizmente muitas vezes, esta situação reverte numa espécie de tirania dos filhos alimentada pela obsessão, por vezes, doentia dos pais em garantir que os seus filhos tenham a melhor qualidade de vida possível.
Muitas vezes, as “atividades extracurriculares" fazem com que os pais acabem por subordinar a sua vida pessoal e profissional aos horários das atividades extracurriculares dos filhos.
Esta situação não raras vezes gera desgaste e cansaço nos pais, por vezes até, afetando o seu relacionamento com o trabalho e com o seu próprio parceiro.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, diz o ditado.

Sem comentários: