sexta-feira, 10 de maio de 2013

Rubrica Rádio Costa D'Oiro: tTextos de 2 de Abril a 13 de Maio


 


 

 

Textos “Algarve Pela Vida”

De 2 de Abril a 15 de Abril de 2013

 

 

Dia 2 de Abril de 2013- Terça Feira

 

 

     É realmente extraordinário, simples, muito prático e concreto o nosso Papa Francisco. Na sua homília do 19 de Março deu conselhos tão concretos e terra a terra como “cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente(…)guardar com sinceridade as amizades. Sede guardiões dos dons de Deus!”

    Dirigiu-se também a todos os que ocupam cargos de responsabilidade na economia ou no governa e política: “sejamos guardiões da criação; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo”

    Deus queira que estas palavras frutifiquem no coração de todos os seus destinatários.

 

Dia 3 de Abril de 2013- Quarta Feira

 

      Nos Estados Unidos, começa a diminuir a população com idade para trabalhar fruto de um envelhecimento da sociedade. Assiste-se a um inverno demográfico tal como, de maneira geral, na Europa.

    De facto, e comprovamo-lo mais uma vez, a crise que se vive hoje não é apenas económica, mas social e moral. Faltam valores. Imperam sentimentos e ideologias individualistas. Enquanto o Estado e a sociedade não se preocuparem com o bem comum, estamos muito longe de sair da crise.

   A família tem de ser mais família e o Estado tem de encontrar formas de proteger a família, incentivar a natalidade e proteger os mais fracos.

   Comecemos cada um de nós, por dar testemunho de remar contra a maré.

    

 

Dia 4 de Abril de 2013- Quinta Feira

 

    Morreu no passado mês de Fevereiro, Evelyn Billings, pioneira dos métodos naturais para planeamento familiar. O método natural de Biliings assentava na observação do muco que permite à mulher saber se está ou não fértil.

      É um método científico que fomenta o respeito mútuo, une mais o casal e promove a responsabilidade. Além de que não tem efeitos secundários para a saúde como os produtos químicos.

      Já que está tão de moda tudo o que é natural, vegetarianismo, porque não aprofundar neste método, conhecê-lo e vivê-lo?

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 5 de Abril de 2013- Sexta Feira

 

   “O que dinheiro não pode comprar”, um livro de Michael Sandel. Às vezes parece que tudo tem um preço, que tudo está à venda. Mas não será bem assim, nem deverá ser assim.

      Qual o verdadeiro valor e papel do dinheiro na sociedade e nos mercados?

       Há bens que não têm preço e outros que nem sequer podem ou deveriam estar à venda.

       Há limites morais que têm de ser estabelecidos e fixados. Deve-se defender a economia de mercado e não a sociedade de mercado.

      Um livro interessante e sem dúvida muito precioso.

 

Dia 8 de Abril de 2013- Segunda Feira

 

    Um filme bom de ver e que mostra uma luta pessoal por recuperar confiança na vida, dotar os dias de otimismo é “Guia para um final feliz” com Robert de Niro, Jennifer Lawrence, entre outros.

  Um filme para passar um bom bocado, com a história de um homem com depressão que tenta recuperar a sua vida e a sua mulher. Um drama com comédia que pelo menos leva a distrair e ver que na vida há sempre forma de se contornar os obstáculos.

 

 

Dia 9 de Abril de 2013- Terça Feira

 

    Assistimos a uma era do declíneo do casamento. Os jovens vêm com isso comprometidos os seus valores e a própria vida interior.    

   Necessariamente sente-se uma crise da religiosidade. Já não se é formado em ambiente familiar cristão.

   Há pois que defender o tradicional. A tradição ainda é o que era. Os valores ainda são os que eram.

  Os pais representam a base da educação, são eles que levam os filhos à Missa, são eles que mostram aos filhos que vale a pena lutar para que o casamente dure apesar das dificuldades que aparecem. A família continua a ser a célula base da sociedade.

 

 

Dia 10 de Abril de 2013- Quarta Feira

 

    Andemos por onde andemos na rua não há quem falte com auscultadores nos ouvidos. Há quem tenha sempre de ter musica como pano de fundo nas suas vidas como se de um acessório de moda se tratasse.

   Se por um lado é bom e a musica de facto é inspiradora, relaxante e destressante, há que ter cuidado para não se tornar um obstáculo a estar-se com atenção ao mundo que nos rodeia, às pessoas que passam por nós. Que não nos tornemos zombies pelas ruas, mas que continuemos com atenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 11 de Abril de 2013- Quinta Feira

 

  Portugal tem um número muito elevado de crianças institucionalizadas, o que é deveras preocupante.

   Será que efetivamente todas estas crianças deveriam ter sido retiradas da sua família biológica? Têm nos chegado notícias muito alarmistas.

   O Estado não se pode esquecer do princípio da subsidiariedade, ou seja,  o estado não pode fazer aquilo que as famílias podem fazer. O Estado deve intervir onde não houver capacidade para outros o fazerem.

    O Estado, mais uma vez, deveria preocupar-se antes com o bem comum, com o proporcionar educação a todos, saúde a todos e segurança a todos. Parece que em vez disso faz o que não deve, e o que deve não faz.

 

 

Dia 12 de Abril de 2013- Sexta Feira

  

    Incentivar a leitura é importante hoje em dia em que predominam os jogos eletrónicos, wii’s e afins.

   Nada melhor para despertar a imaginação que um bom livro com uma boa história.

   Aproveite para, neste fim de semana que está à porta, ler e fazer ler. Porque não pôr os irmãos mais velhos a ler para os mais pequenos, ou faço-o você mesmo.

   Para além de um bom estímulo para a leitura, sem dúvida um bom momento reconfortante para a criança e o pai ou mãe. Um bom momento para reforçar a cumplicidade pai/mãe e filho

 

 

Dia 15 de Abril de 2013- Segunda Feira

 

    Com o envelhecimento da população tem de se fazer apelo a saber cuidar dos idosos. Nem se podem sentir cargas pesadas nem os podemos tratar como tal.

    O convívio das várias gerações, especialmente para os mais novos, faz muito bem. Os netos aprendem muito com os avós e por sua vez os avós passam muitos bons momentos com os netos.

   Não se pode simplesmente pô-los a um canto, ou num lar para não darem trabalho.     Temos de lhes dar carinho, prestar respeito e sobretudo não esquecer que um dia seremos nós os idosos e também  havemos de querer carinho e compreensão.

 

Dia 17 de Abril de 2013- Terça Feira

World Press Photo: prémio para a melhor foto jornalista de 2012.

. O jornalista Paul Hansen ganha o prémio de melhor foto jornalista do ano de 2012.

      A imagem mostra um grupo de homens encabeçado por dois palestinianos que levam nos braços os cadáveres de seus sobrinhos, duas crianças de 2 e 3 anos, mortas por um míssil israelita que caiu sobre a sua casa em Gaza, mais atrás outros homens levam também o cadáver do pai das crianças.

     A foto foi tirada no passado dia 20 de Novembro na cidade de Gaza.

     O jornalista premiado disse estar “muito contente com o prémio mas triste porque o tema da sua fotografia é horrível”.

    Imagens que chocam e que nos levam por um lado a agradecer o bem que temos, o dom da vida e, por outro, a não nos queixarmos quando alguma coisa não corre como gostaríamos.

 

Dia 18 de Abril de 2013 – Quarta Feira

Quando penso na paciência, ancoro muitas vezes na imagem da semente, no desprendimento e na lentidão da semente que aceita a escuridão da terra como condição para florescer.

 Tanto os que semeiam os campos, como os que depositam sementes nos corações, deveriam primeiro ter formado a alma na paciência.

É curiosa a etimologia da nossa palavra “paciência”. Deriva de “passio”, isto é, paixão, no sentido de coisa a suportar, a padecer ou no sentido de resistir.

A paciência faz-nos mergulhar, como se vê, no âmago da vida. Deve, é claro, ser ensinada às crianças, mas é uma tarefa para ser levada a cabo por um coração adulto

 

Dia 19 de Abril de 2013 – Quinta Feira

 

A paciência pede que apreendamos a complexidade de que somos tecidos, que nos debrucemos sobre esta íntima narrativa tecida de esforço e de graça, de sede e de água, de noite e de riso. Não nos deixa esbracejar à tona do tempo, num simplismo atropelado e ofegante.

A paciência pede e dá-nos tempo, dilatando as provisórias metas e juízos que equivocadamente erigimos em absolutos.

Há uma harmonia secreta, há um suculento sabor que só colhe da vida aquele que abraça com confiança a demora, a lentidão e a espera. São estas frequentemente as ferramentas da paciência, os instrumentos com que ela transforma a nossa agitação epidérmica em expectação serena e criativa.

 

Dia 20 de Março de 2013 – Sexta Feira

 

Diz o pediatra infantil Eduardo Sá, os homens são, regra geral, excelentes pessoas.

Mas levam a vida toda a fazer de filhos mais velhos das mulheres.

Para cúmulo, os homens foram ensinados a não chorar e a supor que aguentar os sentimentos seria um sinal de virilidade.

Por isso mesmo hoje, quando se trata de dizerem ‘Amo-te Teresa!’, a Teresa nunca entende.

Sofrem de iliteracia emocional.

Sentem mas fintam as palavras.

E o resultado é que os homens, embora tenham coração e lágrimas, são, na realidade,… uns meninos.

Costumo dizer que a primeira função de uma pessoa é ser mãe.

No sentido de ouvir com o coração e de traduzir em gestos de ternura aquilo que se sente.

Um homem que não sabe ser mãe não é um homem: é um medricas.

E isso jamais é aquilo que se deve esperar de um pai.

 

 

Dia  23 de Abril de 2013 – Segunda Feira

 

Participe na Iniciativa de Cidadãos Europeus “Um de nós” (“One of us”). São necessárias um milhão de assinaturas para forçar a União Europeia a legislar sobre uma cultura de Vida na Europa, impedindo o financiamento de experimentações que impliquem a destruição de embriões e a promoção do aborto em países fora da União Europeia.

A iniciativa é promovida por um Comité de Cidadãos composto por pessoas dos 27 Estados Membros da UE.

Para participar basta ir ao site www.oneofus.eu subscrever a petição, devendo incluir os 8 ou 9 dígitos do seu documento de identificação seguido dos 4 dígitos adicionais.

Não deixe de participar. !

 

Dia 24 de Abril de 2013 – Terça Feira

Os pais de Dominic Gondreau, o jovem com paralisia cerebral que o Papa Francisco pegou ao colo e beijou no Domingo de Páscoa, escreveram sobre a torrente de emoção que o gesto provocou neles e no mundo.

Diz que toda a família desatou a chorar quando o Papa teve aquele gesto e recorda que uma senhora que estava próxima foi dizer à sua mulher: “Sabe, o seu filho está cá para nos mostrar como amar”.

E, por isso, escreveu este pai acerca do filho deficiente “: “Sim, eu dou muito ao meu filho

Mas ele dá-me mais, muito mais.

Eu ajudo-o a pôr-se de pé e a andar, mas ele ensina-me a amar. Eu dou-lhe de comer, mas ele ensina-me a amar.

Eu levo-o à fisioterapia, mas ele ensina-me a amar.

Eu tiro-o e ponho-o na cadeira de rodas e empurro-o para todo o lado, mas ele ensina-me a amar.

Dou-lhe o meu tempo, tanto tempo, mas ele ensina-me a amar”.

 

Dia 25 de Abril de 2013 - Quarta-Feira

 

Qualquer caçador ou pescador, artista ou cientista, poeta ou general, saberá que os bons resultados demoram, sempre. É essencial pois dominar a ânsia de precipitar e manipular os tempos. O homem não é senhor do tempo, mas pode e deve ser senhor de si mesmo.

 

Os fardos da nossa existência carregam-se de forma mais tranquila quando nos damos conta do vigor que temos para os transportar. Quando percebemos que a força dos ombros é maior que o peso da cruz.

 

O tempo não se respeita senão a si mesmo, segue o seu ritmo sem cuidar de se demorar neste intervalo mais do que naquele... quase tudo passa, quase tudo cresce e quase tudo morre. Há tempo para tudo, saiba o homem aproveitar aquele em que lhe é dado ser... quase tudo!

 

Dia 26 de Abril de 2013 – Quinta- Feira

 

Estas frases duras, mas sinceras, poderiam servir de mote ao início de uma promessa para toda a vida, unida no matrimónio

 

"Claro que te farei mal.

Claro que me farás mal.

Claro que podemos, mas essa é a condição da existência.

Receber a Primavera significa correr os riscos do Inverno.

Se desistir agora será correr o risco do desaparecimento.

Amo-te."

Texto de Antoine de Saint-Exupéry.

Parte de uma carta escrita a Natalie Paley

 

 

Dia 27 de Abril de 2013 – Sexta-Feira

       

Um ano depois do lançamento no Facebook, o My Social Project, plataforma dedicada ao voluntariado, reúne cerca de três mil voluntários, mais de 280 instituições e dez empresas. Em entrevista, o presidente da iniciativa defende que esta rede capaz de “inspirar a aproximação das pessoas e das empresas às causas sociais”, demonstra bem a “capacidade incrível” que Portugal tem “para se mobilizar por uma causa”, principalmente em tempos de crise

Se representa uma causa e precisa de apoios para concretizar o seu projecto ou se, pelo contrário, é um gestor com sentido de Responsabilidade Social que procura projectos compatíveis com a actuação da sua empresa, ou ainda, se é uma pessoa motivada para exercer voluntariado que não encontra projectos adequados ao seu perfil, “entre nesta rede”.  My Social Project

 

Dia 30 de Abril de 2013 – Segunda-Feira

Esta é a reprodução de uma mensagem real

“Boa noite, chamo-me Maria, tenho 23 anos e estou grávida. Sou de um ponto do país Gaia. Não tenho familia e até agora fui acolhida na casa dos pais do meu companheiro. Desde que descobri que estou grávida a minha vida tem sido um inferno pois ou faço umaborto ou ameaçam-me  por na rua. Gostava de saber se me podem ajudar. Não tenho ninguém a quem recorrer... Deixo o meu contacto…. Agradeço uma resposta o mais urgente possível pois ganhei uns dias ao dizer que ia provocar o aborto mas estão a pressionar-me pois querem que faça testes para saberem se ainda estou grávida... Por favor ajudem-me...”

E você pode ajudar-nos ?


 
Dia 30 de Abril de 2013- Terça Feira
 
   A Associação de Solidariedade Social 9meses, é uma associação sem fins
lucrativos, fundada em 2012 no município de Portimão.
   A sua missão é ajudar mulheres grávidas e mães a implementar um
 projecto pessoal, familiar e social que permita melhorar a sua vida e
a do seu bebé
   A Associação presta assistência a grávidas e mães que se encontrem com
 dificuldades socioeconómicas e em exclusão social, tanto aquando da
 gravidez, como a mães que se encontram dentro do tempo de licença de
 maternidade. A
 9meses precisa urgentemente de um berço caso tenha algum pode entrega-lo
na  Rua de Moçambique - Qta. do Amparo( antigo jardim infantil)  todas as quarta-feira entre as 10h e o 12h ou contactar para o 969885464. 
Contribua! A 9meses agradece!
 Visite-nos no Facebook

Dia 01 de Maio de 2013 – Quarta Feira
 
  Ultimamente têm surgido séries e filmes sobre zombies, dráculas. Parece que entraram de moda. Que poderá estar por detrás deste fenómeno? Um descrédito da sociedade atual? Um refúgio para tentar descobrir o sentido da vida? Somo capazes de escolher o bem, quando tudo à nossa volta nos puxa para outros caminhos?
  Temos de olhar para a vida com esperança. E filmes como estes que induzem ao medo, ao mal, ao além numa perspetiva errada têm de ser vistos com alguns cuidados.
  Apesar do mal à nossa volta, há também muito bem. Apesar da crise e de todos os problemas sociais que se vive hoje, temos de ter esperança e tirar partido bom das coisas menos boas. Basta olhar para os acontecimentos com outros olhos e não ficarmos pelo pessimismo.
 
 
Dia 02 de Maio de 2013 – Quinta Feira
 
  E quando os filhos nos mentem? É muito importante criar e estabelecer uma boa relação de amizade para além de pai/mãe e filho. Há mentiras sem importância que normalmente são ditas por pura vergonha de algo que fizeram e que querem esconder, outras já são mais subtis. É claro que o que não sabem é que aos pais pouco ou nada lhes escapa e facilmente sabemos quando mentem. Mais uma vez o importante é ser-se amigo e ajudar a dizer a verdade sem forçar e sem castigar. Perceber porque mentiu e explicar porque não se deve mentir e porque se deve dizer sempre a verdade.
  Com uma boa explicação e uma boa conversa, facilmente tudo se resolve.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia 03 de Maio de 2013- Sexta Feira
 
  Um género de literatura infantil interessante é a fantasia. É importante introduzir as crianças no mundo da fantasia. É próprio delas e digamos que de certo modo de nós adultos. Sonhar faz bem, uma boa fantasia faz bem.
 As fantasias infantis despertam e ajudam a perceber o bem e o mal, a eterna luta entre o bem e o mal. De certa forma vai preparando-as para a vida, pois o que não é a vida senão também uma luta e escolha entre o bem e o mal.
 As personagens das histórias de fantasia, são valentes e ousadas. Arriscam, são destemidas, corajosas. Boas histórias que ensinam valores e de onde se tira sempre uma boa moral.
 
 
 
Dia 06 de Maio de 2013- Segunda Feira
 
  O casamento hoje parece estar fora de moda, no entanto não há nada mais bonito de ver que um casal a dar-se bem e a viver enamorado a vida toda. E que importante para os filhos ver os pais verdadeiramente apaixonados apesar dos dias sombrios que também existem.
  O casamente de um com uma para a vida toda não é fantasia nem coisa de outros tempos. Ainda há quem sobreviva nesta aventura maravilhosa.
  Amar nem sempre é fácil. Trata-se de sentimentos entre duas pessoas e os sentimentos são voláteis. Mas amar também implica a vontade. Amo alguém porque amo mas também porque quero. Porque quero para o bem da família, para o bem emocional e estruturante dos filhos e para o bem próprio. Tem de haver cedências de parte a parte, compreensão, carinho, esquecimento de si, mas vale a pena. Vale a pena defender o casamento e a família.
 
 
 
Dia 07 de Maio de 2013- Terça Feira
 
  Iron man3. O novo filme de ação nos cinemas, cheio de sentido de humor e com esplendidos efeitos especiais. Um filme que entretém bem. Um super herói que se mostra sensível e que afinal também precisa da ajuda dos outros.
 Não deixe de ir ao cinema. Mesmo em casa pode ver-se cinema. O que interessa é que se distraia de vez em quando. Uma boa sessão mesmo que em casa, com pipocas e a família por companhia. Fazer um cine fórum onde depois do filme se debatem ideias.
  Algo diferente e interessante onde se pode ensinar e partilhar ideias e opiniões.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia 08 de Maio de 2013 – Quarta Feira
 
   O ritmo acelerado em que se vive hoje torna difícil encontrar tempo de qualidade para se estar com a família.
   O binómio família/trabalho é de extrema importância. Tem de haver um grande equilíbrio entre estas duas tarefas. Temos de trabalhar sim, mas não podemos deixar que o trabalho se torne o centro de tudo ao ponto de se tornar uma prioridade. A prioridade tem de ser a família. O casal e os filhos. As crianças precisam de muita atenção. Atenção de qualidade, uma a uma, um verdadeiro tu a tu se quisermos realmente que cresçam em harmonia emocional
 
 
 
 
 
Dia 09 de Maio de 2013 – Quinta Feira
 
   O fim do ano letivo aproxima-se. O desejo de férias surge.
  Mas há que saber terminar bem o que se começou. Ajude os seus filhos a perseverarem no estudo. Acompanhe-os no estudo. Ajude-os. Tire-lhes dúvidas.
    Porque se há de recorrer as explicações que custam caro, quando basta se calhar dedicar tempo a estudar com os seus filhos?
   É exigente, tira-nos tempo, ou de outro ponto de visto, é tempo que investimos. Os momentos que passar com os seus filhos e os filhos com os pais, ficam para a vida toda. Tempo de qualidade , mais do que quantidade, mas tempo em que ambos sintam que é só para eles. Tanto faz se é passado a brincar, ou a estudar. O importante é que passem esse tempo juntos. Que não sejam uns estranhos a viver sob a mesma casa, cada um com as suas atividades e horários. Tem de haver um horário comum, tarefas partilhadas, momentos juntos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia 10 de Maio de 2013- Sexta Feira
 
  Ensinar a pensar para a vida. É assim que Robert Swarts defende a educação. Pioneiro na filosofia de educar para a vida.
 Podemos aplica-la facilmente em casa. Há que ensinar as crianças para a liberdade e responsabilidade. Ensinar que todo o ato tem uma consequência e que devemos saber quais são e pensar antes de agir.
   Conversar em casa, dar bom exemplo, mostrar as consequências de uma determinada escolha. Preparar as crianças para a vida, onde nem sempre podem ter o que querem e nem sempre as coisas correm como planeadas. Saber lidar com frustrações, com um não, não fazer as vontades todas apenas para não chatearem mais. Assim serão também mais felizes.
 
 
 
 
Dia 13 de Maio de 2013- Segunda Feira
 
 
   Há quanto tempo não conversa com a sua cara metade?
   Há alturas da vida mais difíceis ou porque os filhos são pequenos ou porque o ritmo do dia a dia atual é de correria,  muitas vezes sem perceber o porquê.
  Não deixe que falte o diálogo, pilar da relação matrimonial. Há que ter tempo para escutar o outro, partilhar dos seus projetos, ambições, preocupações..
  Fazem falta momentos a dois e faz falta manter vivo o diálogo.
  Arranje momentos a dois e aproveite todos os momentos em família, o jantar por exemplo, para conversar com todos e sobre todos. Desligue a televisão e dedique tempo e atenção a cada membro da família.
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: